Luciene Carvalho apresenta sua poesia mato-grossense em SP no projeto Arca

Luciene Carvalho apresenta seu projeto Arca no Espaço dos Satyros na Praça Roosevelt em São Paulo © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Grande nome da cultura de Mato Grosso e membro da Academia Mato-Grossense de Letras, a poeta Luciene Carvalho estará em São Paulo nestea semana. Ela apresenta nesta quinta, 22 de fevereiro, às 20h, no Espaço dos Satyros (Praça Franklin Roosevelt, 214), seu novo projeto, a imersão poética Arca. O projeto teve apresentação de sucesso em janeiro deste ano em Cuiabá.

Luciene Carvalho foi a primeira mulher negra a assumir a presidência de uma academia de letras no Brasil, na AML-MT.

“Levo minha alma, a minha poesia pantaneira autoral, a poesia desse miolo de Pantanal, dessa entrada de Floresta Amazônica. Levo o melhor de mim, a arte mais aprimorada que tenho”, define a artista, em conversa exclusiva com o Blog do Arcanjo.

Retire seu ingresso para o Projeto Arca no Espaço dos Satyros

Imersão poética Arca, de Luciene Carvalho, em Cuiabá, em janeiro deste ano: sessão paulistana © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Ela adianta detalhes da noite poético-performativa. “Tenho a participação especial como convidado do André D’Lucca, que vai fazer a abertura, levando alguns poemas femininos que eu acho que transcendem os limites de gênero estanque. Eu vou ter uma honrosa participação de Eric Jay, um DJ cinco vezes premiado mundialmente. A produção é de Mano Raul, com logística de Neto Soares, que fica na base em Cuiabá, nos dando alicerce”, explica a artista, que contará com iluminação de Gabriel Mello e será vestida pelo figurino de Douglas Peron.

O projeto Arca tem patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso e da MT Escola de Teatro, onde Luciene Carvalho atualmente leciona.

“Estamos levando plumagem indígena, artefatos africanos e toda essa miscigenação desse Mato Grosso sertão e fundo, com a poesia universal que sai do meu coração e que nesse momento espero alcançar o coração paulistano”.

O que está indo para São Paulo no projeto Arca é um miolo de terra, é endógeno, é orgânico e eu espero ter um encontro afetivo com São Paulo.

Luciene Carvalho
poeta mato-grossense idealizadora do projeto Arca


Sobre Luciene Carvalho

É poeta e membro da Academia Mato-Grossense de Letras, onde se tornou a primeira mulher negra a presidir uma academia de letras no Brasil. Ela é nascida em Corumbá-MS e radicada em Cuiabá. Apresentou sua obra em Londres em 2014. O livro Dona, de sua autoria, consta na relação de obras literárias selecionadas pelo vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso. Dentre suas obras estão Conta-gotas; Sumo da lascívia; Aquelarre ou o livro de Madalena; Porto; Cururu e Siriri do Rio Abaixo (Instituto Usina); Caderno de caligrafia (Cathedral); Teia (Teia 33); Devaneios poéticos: coletânea (EdUFMT); Insânia (Entrelinhas) e Ladra de flores (Carlini & Caniato).

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *