Luciene Carvalho apresenta sua poesia mato-grossense em SP no projeto Arca

Luciene Carvalho apresenta seu projeto Arca no Espaço dos Satyros na Praça Roosevelt em São Paulo © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Grande nome da cultura de Mato Grosso e membro da Academia Mato-Grossense de Letras, a poeta Luciene Carvalho estará em São Paulo nestea semana. Ela apresenta nesta quinta, 22 de fevereiro, às 20h, no Espaço dos Satyros (Praça Franklin Roosevelt, 214), seu novo projeto, a imersão poética Arca. O projeto teve apresentação de sucesso em janeiro deste ano em Cuiabá.

Luciene Carvalho foi a primeira mulher negra a assumir a presidência de uma academia de letras no Brasil, na AML-MT.

“Levo minha alma, a minha poesia pantaneira autoral, a poesia desse miolo de Pantanal, dessa entrada de Floresta Amazônica. Levo o melhor de mim, a arte mais aprimorada que tenho”, define a artista, em conversa exclusiva com o Blog do Arcanjo.

Retire seu ingresso para o Projeto Arca no Espaço dos Satyros

Imersão poética Arca, de Luciene Carvalho, em Cuiabá, em janeiro deste ano: sessão paulistana © Divulgação Blog do Arcanjo 2024

Ela adianta detalhes da noite poético-performativa. “Tenho a participação especial como convidado do André D’Lucca, que vai fazer a abertura, levando alguns poemas femininos que eu acho que transcendem os limites de gênero estanque. Eu vou ter uma honrosa participação de Eric Jay, um DJ cinco vezes premiado mundialmente. A produção é de Mano Raul, com logística de Neto Soares, que fica na base em Cuiabá, nos dando alicerce”, explica a artista, que contará com iluminação de Gabriel Mello e será vestida pelo figurino de Douglas Peron.

O projeto Arca tem patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso e da MT Escola de Teatro, onde Luciene Carvalho atualmente leciona.

“Estamos levando plumagem indígena, artefatos africanos e toda essa miscigenação desse Mato Grosso sertão e fundo, com a poesia universal que sai do meu coração e que nesse momento espero alcançar o coração paulistano”.

O que está indo para São Paulo no projeto Arca é um miolo de terra, é endógeno, é orgânico e eu espero ter um encontro afetivo com São Paulo.

Luciene Carvalho
poeta mato-grossense idealizadora do projeto Arca


Sobre Luciene Carvalho

É poeta e membro da Academia Mato-Grossense de Letras, onde se tornou a primeira mulher negra a presidir uma academia de letras no Brasil. Ela é nascida em Corumbá-MS e radicada em Cuiabá. Apresentou sua obra em Londres em 2014. O livro Dona, de sua autoria, consta na relação de obras literárias selecionadas pelo vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso. Dentre suas obras estão Conta-gotas; Sumo da lascívia; Aquelarre ou o livro de Madalena; Porto; Cururu e Siriri do Rio Abaixo (Instituto Usina); Caderno de caligrafia (Cathedral); Teia (Teia 33); Devaneios poéticos: coletânea (EdUFMT); Insânia (Entrelinhas) e Ladra de flores (Carlini & Caniato).

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *