Chico de Paula e Raquel Hallak preparam impacto poético na abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes

Montagem do Cine-Tenda para a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, de 19 a 27 de janeiro de 2024 com 145 filmes e mais de 160 convidados na cidade histórica mineira © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Tiradentes – MG*

Há sempre uma grande expectativa para a abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes, que costuma emocionar os presentes. E em sua 27ª edição não é diferente, com a promessa de impacto poético. O evento que vai de 19 a 27 de janeiro na cidade histórica mineira abre o ano do audiovisual brasileiro com 145 filmes e mais de 160 convidados.

O Blog do Arcanjo adianta que a concepção artística da cerimônia de abertura está a cargo de Chico de Paula e Raquel Hallak, esta última também diretora geral do evento e de sua realizadora, a Universo Produção.

Raquel Hallak © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo Arquivo

Na abertura, haverá apresentação poética do eixo temático de 2024 na Mostra, As Formas do Tempo, e as homenagens ao cineasta André Novais Oliveira e à atriz Bárbara Colen, ambos nascidos em Minas Gerais e figuras de destaque no audivoisual contemporâneo.

A performance audiovisual que abre a Mostra é concpeção de Chico de Paula e Raquel Hallak, com direção de Chico de Paula e participação especial de Augusto Rennó (guitarrista), Fê Linz (DJ), João Viana (multi-instrumentista), Laís Lacôrte (atriz, cantora e compositora), Lira Ribas (atriz), Marcus Vianna (compositor e multi-instrumentista), Robert Frank (multi-artista) e VJ 1mpar (artista audiovisual).

A escolha desses artistas foi fundamental para que chegássemos a uma proposta conceitual de abordagem que se materializasse nas diversas performances e num conceito coletivo para a abertura. O que está sendo criado é lindo, único e expande o discurso da Mostra de Cinema de Tiradentes também pela estética das interpretações. Conceitualmente, criamos cenas e ações que trazem diversidade e valorizam o cotidiano”.

Chico de Paula
diretor da abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes
Chico de Paula © Foto: Leo Lara Universo Producao Blog do Arcanjo Arquivo

O diretor pretente trazer “fluidez e espiritualidade” aos momentos artísticos, criando “uma costura que se apoie na força do coloquial, em sintonia com o trabalho da dupla homenageada, ao mesmo tempo em que se conecta a um contexto mundial”.

“Assim podemos falar do momento em que vivemos, das alterações climáticas violentas, do nosso descaso com o mundo que habitamos. É um ciclo que se inicia com muita necessidade de cura para que possamos nos entender”, explica Chico de Paula.

Chico de Paula e Raquel Hallak assinam concepção da cerimônia de abertura da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes © Leo Lara Universo Produção Blog do Arcanjo 2024

Filmes de abertura

Em seguida à performance audiovisual, serão exibidos dois filmes de abertura, com primeira exibição mundial na Mostra: o média Quando Aqui, de André Novais Oliveira, feito especialmente para a abertura da Mostra, e Roubar um Plano, também de André, em parceria com o cineasta paulista Lincoln Péricles, finalizado a tempo para esta estreia.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viaja a convite da Mostra de Cinema de Tiradentes e da Universo Produção.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *