Cinefantasy Festival Internacional de Cinema Fantástico tem 110 filmes de 20 países

Auxilio, novo filme da diretora argentina Tamae Garateguy, terá sua estreia no Brasil no Cinefantasy com exibição no MIS © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico celebra sua 15ª edição com uma programação, que inclui 110 filmes, entre longas e curtas, de 20 países e dos quatro cantos do Brasil, com o melhor do cinema fantástico da atualidade, além de uma homenagem ao produtor Rodrigo Teixeira e atividades afirmativas. O evento acontece de 02 a 09 de dezembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. Um recorte da programação estará disponível online, para todo Brasil.

A programação apresenta 14 mostras competitivas, divididas em longa-metragem e os curtas, nas sessões Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. O evento mantém o compromisso e a tradição de ser um espaço inclusivo, sendo uma grande ferramenta para os cineastas, produtores e realizadores do cinema fantástico nacional e internacional.

sessão de abertura acontece no dia 02 de dezembro, às 19h, no MIS, com o longa inédito em São Paulo “Dario Argento Pânico”, do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores ícones do cinema fantástico e de terror de todos os tempos, Dario Argento.

Mostra Competitiva de Longas

Com uma enxurrada de inscrições Latinas, a Argentina saiu como o país com maior número de longas-metragens da história do festival. Dos 15 longas selecionados, 5 são argentinos e inéditos no Brasil. Para os amantes de filmes violentos com sangue e muito horror, o festival apresenta “Quando O Mal Espreita”,de Demian Rugna, que foi o grande vencedor de Sitges em 2023, e virou um fenômeno mundial, já considerado como o filme da década da América Latina no segmento;  “Auxílio”, de Tamae Garateguy, que estreou no Bifan na Coreia e foi exibido em Sitges; “O Santo” de Agustin Carbonere, que levou prêmio de melhor filme e direção no BAFICI, e “Maria”,de Gabriel Grieco, os três últimos ganham sessões apresentadas pelos diretores dos filmes. A comédia “Lavanderia Nancy Sport“, de Agustín Gregori, também está entre os argentinos selecionados.

Inédito em São Paulo, o aguardado “Augúrio“, longa de estreia do jovem diretor congolês Baloji, que levou o prêmio de melhor direção em Sitges, o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023 e é pré candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.

Em première nacional, os longas “Asterrarium”, de Armen H’Akopian e Dmitry Tarkhov (Rússia), “Departamento Editorial De Exploração Espacial”, de Dashan Kong (China),  “Maria”, de Gabriel Grieco (Espanha), com a presença do diretor, “A Capela”, da diretora Carlota PeredaO Escalpelador,  de Chad Ferrin (Estados Unidos), sendo este último um terror slasher imperdível para os fãs do gênero.

O Brasil vem representado por três títulos inéditos. A premiada animação mineira “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, que foi exibida em quase 50 festivais pelo mundo e contará com a presença do diretor na sessãoO novo cinema do interior de São Paulo também está em destaque no filme “Ressentimento”, rodado em Bauru que marca a estreia dos jovens diretores Mariana Vita e Denis Augusto, que também estarão presentes na sessão, e “A Casa da Árvore”, novo suspense do paulistano Flávio Ermínio, que faz sua première na América Latina.

Mostra Competitiva de Curtas

A competitiva de curtas é composta pelas mostras Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. Os vencedores serão anunciados no dia 09/12, domingo, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e receberão o troféu José Mojica Marins e o troféu João Acaiabe.

Homenageado – Rodrigo Teixeira

O homenageado da 15ª edição é o premiado produtor Rodrigo Teixeira, que receberá o Troféu José Mojica Marins no evento de encerramento do festival. Um dos maiores nomes do cinema nacional e reconhecido mundialmente, junto com sua produtora, a RT Features, produziu diversos filmes de sucesso como  “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, o cult “Frances Ha”, de Noah Baumbach, “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz, “Ad Astra”,  dirigido por James Gray e protagonizado por Brad Pitt, entre muitos outros.

O Cinefantasy exibe dois grandes sucessos produzidos por Rodrigo,  “A Sombra do Pai” e “Animal Cordial“, ambos dirigidos pela cineasta Gabriela Amaral Almeida.

Online para todo Brasil

Um recorte da programação estará disponível no formato online na plataforma SPcine Play (https://www.spcineplay.com.br/pages/2),  de 01 a 11 de dezembro, em todo território nacional. O público poderá conferir os curtas das sessões Fantasteen, voltada para o público a partir de 10 anos, e Pequenos Fantásticos, para crianças a partir de 05 anos.

A 15ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico é realizado pela FlyCow, Objetiva e Cult SP, com patrocínio do ProAC Editais, Spcine Museu da Imagem e do Som, Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

A programação completa  está disponível no site cinefantasy.com.br

Serviço:

15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

de 02 a 09 de dezembro

Onde:

MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 178 – Jd. Europa

Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação

Entrada Gratuita

Nas redes sociais:

Site: cinefantasy.com.br

Instagram: @cinefantasyfestival

X : @CineFantasy) · X

Youtube: CINEFANTASY

PROGRAMAÇÃO CINEFANTASY 2023

PROGRAMAÇÃO POR DIA

02 DEZ (sábado)

CINE SATYROS BIJOU

16:OO – CURTAS: BRASIL FANTÁSTICO

MIS

16:OO – LONGA: ASTERRARIUM (Rússia)

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – CURTAS: HORROR

MIS

19:00 – ABERTURA do 15º CINEFANTASY e exibição de DARIO ARGENTO PANICO (Itália)

03 DEZ (domingo)

MIS

14:OO – LONGA: PLACA-MÃE (Brasil)

CINE SATYROS BIJOU

16:OO – CURTAS: MULHERES FANTÁSTICAS

MIS

16:OO – LONGA: AUGÚRIO (Bélgica, Países Baixos e República Democrática do Congo)

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – CURTAS: FANTÁSTICO BLACK POWER

MIS

18:OO – LONGA: MARÉ DE INVERNO (Canadá)

CINE SATYROS BIJOU

20:OO – CURTAS: FANTÁSTICA DIVERSIDADE

MIS

20:OO – LONGA: RESSENTIMENTO (Brasil)

04 DEZ (segunda-feira)

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – SESSÃO HOMENAGEM RODRIGO TEIXEIRA: A SOMBRA DO PAI

CINE SATYROS BIJOU

20:OO – SESSÃO HOMENAGEM RODRIGO TEIXEIRA: ANIMAL CORDIAL

05 DEZ (terça-feira)

MIS

18:OO – LONGA: LAVANDERIA NANCY SPORT (Argentina)

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – CURTAS: AMADOR

MIS

20:OO – LONGA: A CASA DA ÁRVORE (Brasil)

CINE SATYROS BIJOU

20:OO – CURTAS: ESTUDANTE

06 DEZ (quarta-feira)

MIS

18:OO – LONGA: O ESCALPEADOR (Estados Unidos)

MIS

20:OO – LONGA: DEPARTAMENTO EDITORIAL DE EXPLORAÇÃO ESPACIAL (China)

07 DEZ (quinta-feira)

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – CURTAS: ANIMAÇÃO

MIS

18:OO – LONGA: AUXILIO (Argentina e Colômbia)

MIS

20:OO – LONGA: O SANTO (Argentina)

08 DEZ (sexta-feira)

MIS

18:OO – LONGA: A CAPELA (Espanha)

CINE SATYROS BIJOU

18:OO – CURTAS: ESPANHA FANTÁSTICA

MIS

20:OO – LONGA: MARIA (Argentina)

CINE SATYROS BIJOU

20:OO – CURTAS: FANTASIA

CINE SATYROS BIJOU

22:OO – CURTAS: FICÇÃO CIENTÍFICA

09 DEZ (sábado)

MIS

18:OO – LONGA: QUANDO O MAL ESPREITA (Argentina)

MIS

19:00 – ENCERRAMENTO do 15º CINEFANTASY

FILMES

LONGAS-METRAGENS

A CASA DA ÁRVORE

THE TREE HOUSE

Ficção | Suspense | 80’42 | Cor | 2023 | 14 anos | São Paulo, SP, Brasil

Direção: Flávio Ermínio

Roteiro: Franz Keppler

Elenco: Cris Werson, Pedro Bosnich, Rosi Campos e Leonardo Miggiorin

Dora, uma bióloga de 45 anos, mora sozinha em uma casa isolada, onde realiza uma pesquisa eticamente questionável. Procurando um parceiro em quem possa confiar, ela contrata um novo cuidador, Mateus, sem perceber que ele também está escondendo seus próprios segredos. Aos poucos, os dois vão se aproximando e Mateus finalmente descobre mais sobre a pesquisa de Dora: a compostagem humana. Mateus, que se candidatou ao emprego em busca do pai, que acredita ter trabalhado na casa antes de desaparecer sem denunciar, confronta Dora, mas ela consegue atraí-lo como presa para seu escritório, na Casa da Árvore.

Dora, a 45-year-old biologist, lives alone in an isolated house, where she conducts an ethically questionable research. Looking for a partner she can trust, she hires a new caretaker, Mateus, not realizing that he is also hiding his own secrets. Gradually, the two grow closer and Mateus finally discovers more about Dora’s research: human composting. Mateus, who applied for the job in search of his father, who he believes to have worked at the house before disappearing without reporting, confronts Dora, but she manages to lure him like prey into her office, in the Tree House.

ASTERRARIUM

SDOKHNUT’ NUJNO CHTOBY VY PRIEKHALI

Ficção | Comédia Fantástica | 95′ | Cor | 2021 | 14 anos | Rússia

Direção e Roteiro: Armen H’Akopian e Dmitry Tarkhov

Elenco: Yuliya Aug e Alexey Guskov

ÚLTIMO CHAMADO PARA O AMOR E O ÓDIO

Atualidade. Um cometa se aproxima da Terra, carregando a destruição final.

O governo está dissolvido, não há comunicação nem transporte. O mundo está um caos.

Isso não impede que os personagens principais, Anna e Andrei, um casal que mora em uma cidade do interior, esperem que seus filhos, que haviam deixado a cidade há nove anos, voltem. Eles sonham em reunir a família para este último evento. Os filhos vêm, mas a reunião familiar torna a vida do casal muito mais difícil. O cometa está se aproximando, e todos precisam falar tudo o que não disseram antes. No entanto, as palavras mais importantes trazem à tona queixas acumuladas ao longo dos anos, desejos ocultos, esqueletos no armário; os personagens não podem sequer se reunir em torno da mesa festiva. Será que eles vão conseguir ficar em família ou o apocalipse acontecerá muito antes da chegada do cometa?

LAST CALL FOR LOVE AND HATE

Present day. A comet approaches the Earth, carrying the ultimate destruction.

The government is disbanded, there is no communication or transport. The world is in chaos.

This does not stop the main characters, Anna and Andrei, a couple that lives in a provincial town, from waiting for their sons, who had left the town nine years ago, to come back. They dream to reunite the family for this last event. The kids do come, but the family reunion makes the life of the couple much harder. The comet is getting closer, and everybody needs to speak out everything they did not say earlier. However, the most important words bring out grievances accumulated over the years, hidden desires, skeletons in the closet; the characters cannot even gather around the festive table. Will they manage to stay a family or will the apocalypse happen long before the coming of the comet?

O SANTO

EL SANTO

Ficção | Drama, Fantasia | 86′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção e Roteiro: Agustin Carbonere

Elenco: Roberto Suárez, Elisa Carricajo, Benjamín Mateos, Claudio da Passano e José Fogwill

Esta é a história de Rubén, um curandeiro de origem humilde que atende seus pacientes em uma pequena sala comercial onde também mora. Sua fama é modesta, mas não suas técnicas de cura, que são extravagantes e perturbadoras. Com a aparição de Benjamin, sua sorte mudará: ele se tornará popular e gerará um culto ao seu redor, que crescerá e se tornará um santo aos olhos dos demais. Mas essa fama vai acabar sendo o seu próprio inferno.

This is the story of Rubén, a healer with a humble background who takes care of his patients in a small office where he also lives. His fame is moderate, but not his healing techniques, which are unusual and disturbing. When he meets Benjamin, his luck will change: he will become popular and generate a cult around him, which will grow and become a saint in the eyes of the rest. But that fame will end up being his own hell.

LAVANDERIA NANCY SPORT

LAVANDERÍA NANCY SPORT

Ficção | Drama, Fantasia | 80′ | Cor | 2021 | 12 anos | Argentina

Direção: Agustín Gregori

Roteiro: Agustín Gregori E Daniel Gregori

Elenco: Quico Tealdo, Estela Robatto, Marina Rodriguez, Ezequiel Ziaurriz

O crime de Don Pipo, um renomado fabricante de sorvetes, desperta interesse e polêmica em uma pacata cidade da Patagônia. Ao mesmo tempo, algumas bananas misteriosas são investigadas pela polícia, enquanto dois jovens furiosos e descarados entram em uma lavanderia determinados a buscar a diversão que a cidade não tem.

The crime of Don Pipo, a renowned ice cream maker, raises interest and controversy in a quiet town in Patagonia. At the same time, some mysterious bananas are investigated by the police, while two angry and brazen young men enter a laundromat determined to find the fun that the city doesn’t have.

MARIA

Ficção | Ficção Científica | 70′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção: Gabriel Grieco e Nicanor Loreti

Roteiro: Nicanor Loreti

Elenco: Sofía Gala Castiglione, Malena Sánchez, Sergio Boris, Magui Bravi.

Alina é engenheira de som de cinema. Um dia ela é convidada para fazer o som direto para um filme erótico no qual Maria Black, uma famosa estrela do gênero que havia se aposentado, participaria. Quando Maria tem um ataque cardíaco e morre no meio das filmagens, e os produtores decidem não chamar a polícia, é desencadeada uma série de eventos sinistros e inesperados que colocarão em risco a vida de todos.

Alina is a movie sound engineer. One day she receives an offer to do the direct sound for an erotic film featuring Maria Black, a famous star of the genre who had already retired. When Maria has a heart attack and dies in the middle of the production, and the producers decide not to call the police, a series of sinister and unexpected events are unleashed that will endanger everyone’s lives.

RESSENTIMENTO

RESENTMENT

Ficção | Horror, Drama | 77′ | Cor | 2022 | 12 anos | Brasil

Direção e Roteiro: Mariana Vita e Denis Augusto

Elenco: Andressa Francelino, Beatriz Napoleone Souza e João Folcato

A chegada de um cachorro de rua desestabiliza a aparente calmaria do dia a dia de pai, mãe e filha num sítio no interior de São Paulo. Observe a experiência de Judite e Ester, seus sonhos premonitórios, suas visões e a manifestação do peso das relações de família.

The arrival of a stray dog destabilizes the apparent calm of daily life for a family who lives on a farm in the countryside of São Paulo. Follow Judite and Esther’s experience, their precognitive dreams, their visions and the manifestation of the weight of family relationships.

O ESCALPELADOR

SCALPER

Ficção | Horror | 83′ | Cor | 2023 | 16 anos | Estados Unidos da América

Direção e Roteiro: Chad Ferrin

Elenco: Susan Priver, Jake Busey, Bai Ling, Robert Miano e Kelli Maroney

Todos no entorno da vidente Clementine Carter estão sendo brutalmente assassinados por um assassino mascarado conhecido como “O Escalpelador”. Seria o psicopata morto Andrew Lubitz ressurgido do túmulo, um assassino plagiador ou mesmo um horror além da imaginação? Clementine precisa usar suas visões para estar um passo à frente da lâmina do maníaco e solucionar o mistério.

Everyone around psychic Clementine Carter is being brutally murdered by a masked killer dubbed ‘The Scalper.’ Is it dead psycho Andrew Lubitz back from the grave, a copycat killer or a horror beyond imagination? Clementine must use her second sight to stay one step ahead of the maniac’s blade to solve the mystery.

MARÉ DE INVERNO

WINTERTIDE

Ficção | Horror | 97′ | Cor | 2023 | 14 anos | Canadá

Direção: John Barnard

Roteiro: John Barnard, Carrie May Siggins

Elenco: Niamh Carolan, Solange Sookram, Jeremy Walmsley, Jessie Nobess, Colleen Furlan, John B. Lowe, Michael O’Sullivan

Beth, uma vigilante voluntária de uma cidade isolada no norte, batalha com uma epidemia de depressão que transforma os poucos residentes remanescentes em autômatos vazios, parecidos com zumbis. Ela descobre que, entrando numa dimensão alternativa através de seus sonhos, é capaz de evitar a enfermidade durante o longo e possivelmente interminável inverno. Mas seu poder será suficiente para mantê-la a salvo?

Beth, a volunteer watch person of an isolated northern city, battles a plague of depression that transforms the few remaining residents into empty, zombie-like automatons. She discovers that by entering an alternative dimension through her own dreams, she’s able to stave of the illness during the long, possibly endless winter. But will her power be enough to sustain her?

QUANDO O MAL ESPREITA

CUANDO ACECHA LA MALDAD

Ficção | Horror | 99′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção e Roteiro: Demián Rugna

Elenco: Ezequiel Rodríguez, Demian Salomón, Silvina Sabater

Em uma aldeia remota, dois irmãos descobrem um homem infectado por forças do mal que está prestes a dar à luz um demônio. Desesperados para impedir que o Mal entre em seu mundo pacífico, os irmãos se deparam com a terrível verdade: é tarde demais.

In a remote village, two brothers discover a man who is infected by evil forces and on the verge of giving birth to a demon. Desperate to prevent evil from entering their peaceful world, the brothers discover the terrible truth: it is already too late.

PLACA-MÃE

MOTHERBOARD

Animação | Ficção científica | 105′ | Cor | 2023 | 10 anos | Brasil

Direção e Roteiro: Igor Bastos

Vozes: Áurea Baptista, Guilherme Barcellos, Keka Bittencourt, Marcello Crawshaw, Carlos Cunha, Stevan Gaipove e Otto Guerra

Uma Robô tem cidadania. Como cidadã ela ganha o direito de adotar duas crianças. Em um mal entendido durante a adoção David o garoto foge com medo de sua irmã Lina perder o sonhado lar. Enquanto David lida com os perigos da cidade, Nadi tenta encontrá-lo.

A Robot has citizenship. As a citizen, she gets the right to adopt two children. In a misunderstanding during David’s adoption, the boy runs away fearing that his sister Lina will lose the home that she dreamed of. While David faces the dangers of the city, Nadi tries to find him.

AUXÍLIO

AUXILIO – THE POWER OF SIN

Ficção | Horror | 80′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina e Colômbia

Direção: Tamae Garateguy

Roteiro: Miguel Forza de Paul

Elenco:Cumelén Sanz, Marcela Benjumea, Gerardo Romano, Paula Carruega, Martina Garello, Anahí Martella, Camila Toker, Verónica Intile, Eva Dans, Lorena Damonte, Patricia Castro, Carina Conti, Jazmín Rodríguez, Celina Demarchi, Gabi Valenti, Germán Baudino.

Em 1931, Emília, uma jovem rebelde e desafiadora, é enviada por seu pai para um convento. Sua chegada desencadeia manifestações paranormais no local, que se tornam cada vez mais fortes para todos as internas, religiosas e detentas com doenças mentais, mas ainda mais para Emília, como um grito de socorro impossível de ignorar.

It’s 1931. Emilia, a rebellious and defiant young woman, is sent by her father to a convent. Her arrival unleashes paranormal manifestations in the place, which become increasingly strong for all the residents, religious and mentally ill women confined, but even more for Emilia, like a cry for help which is impossible to ignore.

AUGÚRIO

AUGURE

Ficção | Horror | 80′ | Cor | 2023 | 14 anos | Bélgica/ Países Baixos/ República Democrática do Congo

Direção e Roteiro: Baloji

Elenco: Marc Zinga, Lucie Debay, Eliane Umuhire, Yves-Marina Gnahoua e Marcel Otete Kabeya

Depois de quinze anos longe de seu país, Koffi viaja da Bélgica para o Congo com sua companheira, uma mulher branca grávida. A recepção de sua família é estranha e fria, uma situação que só vai piorar com o passar dos dias. O que Koffi não sabe é que seus compatriotas acreditam que ele seja um bruxo de outra terra.

After fifteen years away from his country, Koffi travels from Belgium to the Congo with his partner, a pregnant white woman. The welcome from his family is strange and cold, a situation that will only grow worse as the days go by. What Koffi doesn’t know is that his compatriots believe him to be a witch from another land.

DEPARTAMENTO EDITORIAL DE EXPLORAÇÃO ESPACIAL

JOURNEY TO THE WEST

Ficção | Ficção científica | 118′ |Cor | 2021 | 14 anos | China

Direção: Dashan Kong

Roteiro: Dashan Kong e Roy Wang

Elenco: Haoyu Yang, Ai Liya, Roy Wang, Chimy Jiang e Chenchen Sheng

Tang Zhijun, um homem de meia-idade deprimido, é o editor-chefe de uma revista de ficção científica. Uma questão que o intrigou durante toda a vida o leva a embarcar em outra jornada para encontrar alienígenas.

Tang Zhijun, a middle-aged man who is down and out, is the editor-in-chief of a science fiction magazine. A question that has puzzled him all his life leads him to embark on another journey to find aliens.

A CAPELA

LA ERMITA

Ficção | Horror | 105′ | Cor | 2023 | 14 anos | Espanha

Direção: Carlota Pereda

Roteiro: Carlota Pereda, Albert Bertran e Carmelo Viera

Elenco: Belén Rueda, Maia Zaitegi, Loreto Mauleón, Elena Irureta, Josean Bengoetxea

A mãe da jovem Emma está em estágio avançado de uma doença terminal. Ela foge da situação concentrando seus esforços na comunicação com o espírito de uma menina que acredita que mora na capela de sua vila. Para isso, ela recorre a Carol, que dizem ser médium, na esperança de que ela possa ajudá-la a atingir seu objetivo.

Young Emma’s mother is in the advanced stages of a terminal disease. She escapes from the situation by focusing her efforts on communicating with the spirit of a little girl who, she believes, lives in the hermitage in her village. To do so, she turns to Carol, who is rumored to be a medium, in the hope that she will be able to help her achieve her goal.

DARIO ARGENTO PÂNICO

Documentário | Horror | 97′ | Cor | 2023 | 14 anos | Itália e Reino Unido

Direção: Simone Scafidi

Roteiro: Manlio Gomarasca, Davide Pulici e Simone Scafidi

Elenco: Dario Argento, Guillermo Del Toro, Gaspar Noé, Nicolas Winding Refn e Asia Argento

Em quartos de hotéis, protegido do mundo exterior, Dario Argento criou seus filmes mais aclamados. Hoje, ele está escrevendo seu último. Desta vez, no entanto, não está só. Ele volta ao hotel para concluir seu roteiro e ser entrevistado, filmado e acompanhado por uma equipe que grava um filme sobre ele. Argento inicialmente não se sente à vontade, lutando para encontrar tranquilidade tanto para terminar o processo de escrita quanto para confiar em quem o entrevista. Mas o demônio do cinema, que nunca o abandonou, o empurrará, mais uma vez, à entrega total.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *