Negra Palavra – Solano Trindade faz sessão grátis no Sesc Vila Mariana no Dia da Consciência Negra

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Espetáculo fluminense de sucesso por todo o Brasil, Negra Palavra – Solano Trindade faz sessão gratuita neste feriado do Dia da Consciência Negra, segunda, 20 de novembro, às 15h, na Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
Corpos que pulsam, palavras que dançam. Em Negra Palavra, corpo, música e poesia se entrelaçam para representar uma só história: tanto a de Solano Trindade em seu tempo, como a dos homens negros contemporâneos, aqui e agora.
O espetáculo inicia em Pernambuco, mais precisamente no bairro de São José, em Recife, e traz a alegria, as cores, as vozes das ruas e feiras, somadas à potência do maracatu: eventos que embalaram a infância do poeta e que explodem em cena através do canto e da percussão corporal. Na sequência, o ativista e o homem apaixonado. Solano visitou várias cidades do Brasil e do exterior clamando por um mundo mais justo e, através de suas palavras amorosas, seguimos lutando contra o racismo institucional que estigmatiza os homens negros como naturalmente violentos. E, finalmente, a velhice do poeta, onde ele mesmo antecipa que suas palavras o eternizariam.
A cada espetáculo, uma participação especial soma sua negra palavra à palavra de Solano Trindade, ampliando a roda e mantendo a gira com a arte das novas gerações.
Ficha técnica
Idealização: Renato Farias
Poesias: Solando Trindade
Roteiro: Renato Farias
Direção Artística: Orlando Caldeira e Renato Farias
Elenco: Adriano Torres, André Américo, Eudes Veloso, João Manoel, João Nazaré, Jorge Oliveira, Lucas Sampaio, Raphael Elias, Rodrigo Átila, Thiago Hypólito
Direção Musical e Percussão Corporal: Muato
Direção de Movimento: Orlando Caldeira
Direção de Atores – Ensaios: Drayson Menezzes
Assistência de Direção: Thati Moreira
Direção de Arte: Raphael Elias
Figurino: Julia Marques
Iluminação: Rafael Sieg
Designer: Vitor Moniz
Redes Sociais: Caroline Frizeiro
Produção Executiva: Fernanda Xavier e Jorge Oliveira
Direção de Produção: Eudes Veloso
Parceria: Coletivo Preto e Companhia de Teatro Íntimo
Realização: Saideira Produções
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.