Festival de Curitiba faz 32ª edição de 25 de março a 7 de abril de 2024; Fringe abre inscrições de peças

Festival de Curitiba faz 32ª edição de 25 de março a 7 de abril de 2024 © Lina Sumizono Festival de Curitiba Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A produção já corre a pleno vapor da 32ª edição do Festival de Curitiba, que será de 25 de março a 7 de abril de 2024. A organização do maior evento das artes cênicas da América Latina também já abriu inscrições de espetáculos que desejam participar do Fringe. A expectativa é receber mais de 300 montagens teatrais na capital do Paraná e sua região metropolitana.

Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba ao lado de Leandro Knopfholz, adianta que já há espetáculos pré-selecionados para a Mostra Lucia Camargo, a principal do evento, cuja curadoria é formada pelo segundo ano consecutivo por Daniele Sampaio, Giovana Soar e Patrick Pessoa.

Já estamos programando alguns dos espetáculos da Mostra Lucia Camargo, que deverá ter novidades no próximo ano, além de toda a programação, com a abertura dos cadastros do Fringe, os humoristas do Risorama, as atrações do MishMash, as ações do Programa Guritiba e alguns dos chefs e restaurantes do Gastronomix. Será uma edição memorável na história do Festival de Curitiba.

Fabíula Passini
diretora do Festival de Curitiba
Fabio Porchat estreia a peça Agora É Que São Elas, que escreve e dirige, no Festival de Curitiba 2024 © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Fabio Porchat dirige peça com mulheres no Festival de Curitiba

Um dos destaques da programação do Festival de Curitiba 2024 é a peça Agora É Que São Elas, sob autoria e direção de Fabio Porchat e com elenco de mulheres. Estarão em cena as atrizes Maria Clara Gueiros, Júlia Rabello e Priscila Castello Branco. A montagem já está sob fase de ensaios no Rio de Janeiro e aborda temas do dia a dia das mulheres com muito bom humor.

É uma honra participar do Festival de Curitiba, lançar a peça lá, ainda mais levando uma comédia. Feliz de voltar naqueles textos que me fizeram tão felizes”.

Fabio Porchat
autor e diretor de Agora É Que São Elas,
em entrevista a Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo
Rodada de Conexões do Festival de Curitiba com apoio do Sebrae: oportunidades para nossos artistas © Daniel Sorrentino Festival de Curitiba Blog do Arcanjo 2023

Rodada de Conexões

No Fringe de 2023 aconteceu a Rodada de Conexões, uma parceria com o Sebrae que promoveu o encontro entre programadores, curadores e as companhias do Fringe. O projeto tem a intenção de trazer informações importantes para os grupos que buscam formas de profissionalização e de participação no circuito teatral. A partir da Rodada de Conexões, muitas companhias foram convidadas para outros festivais do Brasil. A segunda edição do projeto no Fringe 2024 está confirmada.

Fringe do Festival de Curitiba está com inscrições abertas © Humberto Araujo Festival de Curitiba Blog do Arcanjo 2023

Fringe 2024 abre inscrições de peças

O Fringe, mostra onde cabe todo mundo, abriu no último dia 10 os cadastros das companhias e dos grupos interessados em fazer parte da programação do Festival de Curitiba. As inscrições vão até 10 de dezembro. Produtoras, grupos ou instituições que queiram se apresentar dentro dos formatos “Mostras” e “Espetáculos de Rua” podem enviar suas propostas.

Manteremos a mesma configuração da edição do ano passado, com os três formatos de apresentações, que foi bem aceito pelas companhias e, principalmente, pelo público. O Fringe dentro da 32ª edição do Festival de Curitiba, além de ser a vitrine das artes cênicas do país, promete ser um impulsionador de encontros, de trocas, de vivências e experiências. Além da abertura dos cadastros, já estamos conduzindo parte da programação do ano que vem, como a Rodada de Conexões, que foi um sucesso na edição passada, promovendo contatos e intercâmbios entre companhias, curadores e programadores nacionais, pitchs e visitas técnicas à grupos curitibanos”.

Priscila de Morais
Coordenadora do Fringe do Festival de Curitiba

Em “Mostras” é necessário no mínimo cinco espetáculos e outras atividades identificadas por um conceito ou tema que destaque trabalhos de linguagens ou linhas de pesquisas semelhantes. Já em “Espetáculos de Rua”, as apresentações ocorrerão em logradouros públicos de Curitiba e Região Metropolitana, programados e produzidos pelo Fringe. A programação é concebida em blocos de quatro dias de apresentações.

Para os interessados em participar do Fringe dentro do “Circuito Independente”, com suas programações próprias em espaços culturais de Curitiba e região, os cadastros serão de 15 de dezembro a 14 de janeiro. Os formulários para os cadastros estarão disponíveis no site oficial do Fringe, dentro de cada período específico, pelo www.fringe.com.br.

Tire suas dúvidas

Para saber mais, acesse as redes sociais oficiais, pelos perfis no Instagram @festivaldecuritiba e @fringecuritiba, ou ainda, pelos sites www.festivaldecuritiba.com.br e www.fringe.com.br.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *