Sala Léa Garcia é inaugurada com bênção dos filhos da lendária atriz no Novo Teatro Metrô Tatuapé em SP

Marcelo Garcia, filho de Léa Garcia, entre Gabriel Catellani e Wendel Pinheiro, da Construção Teatral, na inauguração da Sala Léa Garcia no Novo Teatro Metrô Tatuapé © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A emoção tomou conta da inauguração da Sala Léa Garcia, que presta tributo à grande atriz que nos deixou recentemente, no Novo Teatro Metrô Tatuapé. O coquetel para convidados que marcou a abertura do espaço foi realizado na noite desta quinta, 28 de setembro, pouco mais de um mês após a morte da atriz durante o Festival de Cinema de Gramado, no qual foi homenageada. Filhos de Léa Garcia, Marcelo Garcia e Abdias Nascimento Neto deram as bênçãos ao espaço e cantaram canções que marcaram a trajetória da célebre atriz que morreu vítima de um infarto em 15 de agosto de 2023. A noite ainda contou com outros artistas e especial atenção à cultura negra.

Inauguração da Sala Léa Garcia do Novo Teatro Metrô Tatuapé © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

O convite póstumo para que a sala fosse batizada com o nome da atriz partiu de Gabriel Veiga Catellani e Wendel Pinheiro, idealizadores da Construção Teatral, à frente do projeto. O Novo Teatro Metrô Tatuapé, localizado no Shopping Metrô Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, com fácil acesso pela estação Tatuapé do metrô.

Inauguração da Sala Léa Garcia no Novo Metrô Tatuapé © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

A proposta da Sala Léa Garcia é eternizar a sua história para as novas gerações, sobretudo no marco de nome histórico da representatividade negra nos palcos e telas.

Filho de Léa Garcia, Abdias Nascimento Neto canta na inauguração da Sala Léa Garcia no Novo Metrô Tatuapé © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Atriz por mais de 50 anos, Léa Garcia foi uma precursora da inclusão do negro nos palcos brasileiros, onde atuou na década de 1950 no icônico Teatro Experimental do Negro, marco cênico nacional. Com talento incontestável, foi indicada à Palma de Ouro em Cannes, na França, pelo seu trabalho em Orfeu Negro,filme de Marcel Camus de 1959, um feito para todo o cinema latino-americano.

Público lota inauguração da Sala Léa Garcia no Novo Metrô Tatuapé © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Parte desta história é contada em um memorial no saguão do Novo Teatro Metrô Tatuapé, customizado com imagens icônicas de Léa Garcia (1933-2023).

“Assim foi com a chegada do Teatro do Ator, em 1999, e mais tarde com os teatros do Shopping Raposo e West Plaza, com suas salas prestando homenagem à atores intimamente ligados ao palco. A atriz Irene Ravache gentilmente aceitou o convite para ser a madrinha do Teatro Shopping Raposo que desde a inauguração, em 2016, já recebeu mais de 220 mil pessoas. As salas do Teatro West Plaza levam o nome de Nicette Bruno, que fez um lindo discurso de abertura, e da atriz Laura Cardoso, que estava com Léa Garcia, em Gramado, para também ser homenageada”, contam Gabriel Veiga Catellani e Wendel Pinheiro, idealizadores da Construção Teatral, à frente da Sala Léa Garcia.

“Quando vimos o nome de Léa ao lado do da Laura pensamos se ela aceitaria o convite para ser mais uma de nossas madrinhas. Infelizmente não deu tempo de fazer o convite a ela”, fala Wendel Pinheiro.

Detalhe da decoração da Sala Léa Garcia no Novo Metrô Tatuapé © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

“Para além dos espetáculos, adulto e infantil, a missão da Construção Teatral é criar um Polo Artístico e Cultural para a sociedade. Assim como o Teatro do Ator, o Shopping Raposo e Teatro West Plaza, o Novo Teatro Metrô Tatuapé irá abrigar eventos e as aulas da Recriarte, que já formou mais de 30 mil alunos em artes cênicas”, complementa Gabriel Veiga Catellani.

Detalhe da decoração da Sala Léa Garcia no Novo Metrô Tatuapé © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Construção Teatral

A Construção Teatral é uma empresa que agrega toda uma cadeia de serviços voltados à realização teatral, desde a elaboração de projetos sustentáveis e práticos para a construção de teatros até a curadoria para a manutenção de aparelhos culturais em geral, através das seguintes empresas agregadas e parceiras:

COMPANHIA DO ATOR – Companhia Teatral de repertório, em atividade há 25 anos, com mais de 15 espetáculos realizados, e um público agregado de quase 2 milhões de pessoas em todo o Brasil, com a realização de seus espetáculos, todos voltados para a formação de plateias e sempre partindo da pesquisa voltada ao trabalho do Ator. Em 2014, foi eleita uma das principais Companhias de Teatro de SP, e pelo seu trabalho voltado para a formação cultural e resistência artística, foi eleita pela Prefeitura Paulistana como “Patrimônio Imaterial da Cidade de São Paulo”. Conta com mais de 30 Atores fixos, além dos Atores convidados para os espetáculos de seu repertório.

BIJOU – PRODUÇÕES ARTÍSTICAS – Fundada há 25 anos, quando da reconstrução e inauguração do saudoso Cine Teatro Bijou – a Bijou Produções Artísticas é uma Produtora de Eventos e Projetos Artísticos e dá suporte a todas as realizações, quer seja da Companhia do Ator, ou ainda de contratações diversas para realização de grandes eventos e realizações teatrais em parceria com outras Companhias.

INGRESSO PARA TODOS – Ticketeria Democrática – É uma ticketeria própria, criada para democratizar a venda de ingressos a preços populares, o que é fundamental para fomentar-se a Arte e a Cultura Teatral. Através dela, o cliente escolhe seu lugar marcado nos Teatros associados, compra seu ingresso e nem precisa passar na bilheteria, pois só apresenta o ingresso na tela do seu celular e já pode assistir seu espetáculo, sem qualquer taxa de conveniência extra. É um sucesso de público e também para as produções, que pagam menos para venderem seus ingressos e têm maior resultado de vendas.

ZAZÁ – Café & Arte – Café temático criado especialmente para ocupação de Espaços Culturais e Artísticos, com diferencial da preparação de colaboradores sempre antenados na Produção Cultural da Cidade e voltados para uma experiência positiva do público que frequenta espaços artísticos e culturais.

RECRIARTE – Escola de Arte & Comunicação – Parceira do Projeto, a RECRI que completa 45 anos de realizações, é hoje uma das mais antigas e tradicionais Escolas de Arte e Comunicação do Brasil e associada a Construção Teatral, auxilia no projeto de implantação de Polos Artísticos e Culturais nos Shopping Centers parceiros. Já formou mais de 30 mil alunos, no Brasil e exterior, e hoje tem cursos desde a tenra idade, até a Pós-graduação em Artes Cênicas.

Inauguração da Sala Léa Garcia no Novo Metrô Tatuapé © Rafa Marques Blog do Arcanjo 2023

Sala Léa Garcia é inaugurada no Novo Teatro Metrô Tatuapé: Blog do Arcanjo mostra quem prestigiou a noite

Sala Léa Garcia é inaugurada no Novo Teatro Metrô Tatuapé: Blog do Arcanjo mostra a cerimônia

Teatros administrados pela Construção Teatral

Teatro Raposo Shopping – Sala Irene Ravache – inaugurado em 07/06/2016 – já recebeu mais de 220 mil pessoas nestes anos.
Teatro WestPlaza Shopping – Salas Laura Cardoso e Nicette Bruno – inaugurado em 23/11/2018 – já recebeu 160 mil pessoas neste período.
Teatro do Ator – Sala Alcides Catellani – na V. Madalena – inaugurado em 10/10/1999 – transferiu-se da Praça Roosevelt, onde atuou durante 19 anos e hoje é uma Sala de Teatro Experimental completa na Vila Madalena – SP
Novo Teatro Metrô Tatuapé – Sala Léa Garcia – no Shopping Tatuapé – inaugurado em 28/09/2023

Idealizadores

Gabriel Veiga Catellani – É Ator formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade São Paulo e tem extensão universitária na Escola de Teatro e Cinema de Lisboa, além de ser Mestre e Doutor em Educação e Psicologia da Educação pela PUC -SP, é pedagogo e também autor e diretor teatral, responsável pela direção artística da Companhia do Ator SP e pela direção da RECRIARTE – Escola de Arte & Comunicação, sendo um de seus fundadores. Já recebeu mais de 10 prêmios nacionais e internacionais pelo seu trabalho, nos palcos e nos projetos de comunicação, inclusive como Embaixador Cultural do Brasil na Europa e Ásia, onde atuou por mais de 2 anos, visitando 26 países.

Wendel Pinheiro – É Ator formado pela Faculdade Dulcina de Brasília e também Produtor Executivo e fundador da CONSTRUÇAÕ TEATRAL. Além de sua atuação na artística na área, é Educador e Pedagogo, especializado na formação teatral infantojuvenil, e por conta disso é Coordenador há quase 20 anos desta área na RECRIARTE, onde também é um dos gestores. Administra toda a rede de Teatros, com uma Equipe focada em cada vez mais apurar a qualidade e desenvolver um modelo sustentável de gestão continuada para os aparelhos Teatrais e Culturais. Tem uma larga experiência e sucesso nos palcos e fora deles, na gestão Cultural e de Produção.

Sobre o Complexo Tatuapé

O Complexo Tatuapé foi criado com a unificação dos shoppings Metrô Tatuapé (1997) e Metrô Boulevard Tatuapé (2007). Os dois empreendimentos formam um dos maiores polos de compras, lazer e entretenimento de São Paulo e são interligados à Estação Tatuapé do metrô e da CPTM, bem como a um terminal de ônibus. Administrado pela AD Shopping, conta com serviços diversos, vitrine virtual, laboratório de análises clínicas e consultório odontológico. O Complexo Tatuapé também conta com o Certificado Internacional REC Standard (I-REC), que reconhece que 100% da energia consumida por seus shoppings é proveniente de fontes renováveis.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *