Grupo Gattu faz maratona no Festival de Edimburgo na Escócia e no teatro irlandês em Dublin

Grupo Gattu no Festival de Edimburgo: Mariana Fidelis, Miriam Jardim e Eloisa Vitz na Royal Mile, no centro de Edimburgo, na Escócia © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Grupo Gattu, importante companhia teatral de São Paulo com 23 anos de trajetória sob direção de Eloisa Vitz, realizou uma verdadeira maratona cênica nos últimos dias no Reino Unido (Inglaterra e Escócia) e na Irlanda. Após um primeiro pit stop em Londres, onde o grupo viu cinco espetáculos no West End, a atriz e diretora Eloisa Vitz e as atrizes Mariana Fidelis e Miriam Jardim aproveitaram a reta final do 76º Festival Internacional de Edimburgo + Fringe, realizados neste mês de agosto na Escócia, onde viram seis espetáculos mais incontáveis artistas de rua, e depois rumara para Dublin, capital da Irlanda, onde viram quatro obras icônicas do teatro irlandês contemporâno. No total foram 15 espetáculos vistos mais uma dezena de artistas de rua. O Blog do Arcanjo acompanhou os detalhes desta viagem internacional do Grupo Gattu, que esteve pela segunda vez no Reino Unido, já que em 2022 participou do Fringe de Edimburgo como companhia selecionada pelo Governo do Estado de São Paulo no programa Creative SP do Invest SP junto à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

A seguir, Eloisa Vitz nos conta, assim como fez em Londres, os principais detalhes da viagem do Grupo Gattu a Edimburgo e Dublin neste agosto de 2023.

Leia também a reportagem especial sobre o Grupo Gattu na Inglaterra!

Grupo Gattu no 76º Festival de Edimburgo: Eloisa Vitz, Miriam Jardim e Mariana Fidelis © Divulgação Blog do Arcanjo 2023
cars parked beside concrete buildings
Edimbrugo, na Escócia, onde esteve o Grupo Gattu © Photo by Anna Urlapova on Pexels.com

GRUPO GATTU EM EDIMBURGO, ESCÓCIA

Rise and Grind

Rise and Grind é um stand-up com música com o músico norte-americano Eric Cross no The Space, um espaço jovem no Festival de Edimburgo”, conta Eloisa Vitz, diretora do Grupo Gattu. “É um espetáculo jovem e interativo, com muita energia e adolescentes na plateia”, pontua. O protagonista pensa que vai ter um excelente dia até que uma enxurrada de desastres e distrações o colocam em estado de turbulência emocional enquanto busca as respostas certas para qualquer coisa. Será que ele as têm? “Achei a cara do Fringe!”, define.

Mrs. President

O drama histórico nova-iorquino Mrs. President narra a vida da mulher do presidente Abraham Lincoln, Mary Lincoln, no C Arts de Edimburgo. Dirigida por uma mulher,  Lily Wolff, obra mostra a ex-primeira dama em luto e em crise. Para criar uma nova imagem, procura um renomado fotógrafo de celebridades para fazer um novo retrato. “Um texto excelente de John Ransom Phillips, que mostra a Mary Lincoln durante um ensaio fotográfico que busca ver a verdade dela”, conta Eloisa Vitz, diretora do Grupo Gattu. “É um espetáculo lindo, com imagens poéticas e dois atores potentes, Christopher Kelly e LeeAnne Hutchison. Vendo esta peça me lembrei bastante do trabalho do nosso grande fotógrafo do teatro Bob Sousa, tenho certeza que ele amaria essa peça”, confidencia Eloisa. “Afinal, o fotógrafo da peça diz que é um artista, pois capta a alma e a assência da pessoa”.

A Comedy of Operas

Já apresentada no Brasil em março deste ano sob o título The Opera Locos, a espanhola Cia Yllana apresentou no Pentland Theatre de Edimburgo “uma comédia espanhola super interessante, que conta uma história de amor com trechos de óperas famosas e muita interação com a plateia”, como conta Eloisa Vitz, diretora do Grupo Gattu. “Atores fantástico em um espetáculo comovente, divertido. É um dos sucessos do Fringe de Edimburgo em um teatro lindíssimo”, complementa.

Georgia Cécile com Fraser Urquhart

“Um dos grandes shows de jazz deste ano em Edimburgo, a apresentação da cantora Georgia Cécile com o pianista Fraser Urquhart apresentou muita sofisticação no charmoso Rose Theatre”, conta Eloisa Vitz, diretora do Grupo Gattu. Ela lembra que a cantora é vencedora do UK Jazz Act Of The Year e foi eleita Vocalista do Ano no 2022 Jazz FM Awards, misturando jazz retrô, R&B e prestando homenagem aos grupos femininos que fizeram história nas décadas de 1960 e 1970, além de canções de seu novo disco, Sure Of You. “Ela está em ascensão no Reino Unido”, revela.

Life is a Dream

Life is a Dream foi encenado no Royal Lyceum Edinburgh, dentro da programação do Festival Internacional de Edimburgo. “Eu amo esse texto, sou apaixonada por Calderón de la Barca. Acho um dos textos mais lindos, tristes, filosóficos e estupendo na maneira poética que coloca a vida como sonho, se estamos vivendo ou sonhando acordados”, diz Eloisa Vitz, diretora do Grupo Gattu. “Vimos essa montagem de um grupo espanhol do Royal Lyceum, teatro lindíssimo de Edimburgo. A montagem deu uma desconstruída no texto. Percebo que há uma tendência na desconstrução dos clássicos, mas às vezes perdem o essencial de contar a história”, pontua.

Shakespeare Up Late

Um dos hits do Fringe de Edimburgo, Shakespeare Up Late – A Right Royal Visit é descrito como “novas travessuras shakespearianas”. Na tragicomédia, Macbeth conhece Ubu, enquanto a Sra. Macbeth, já primeira-ministra da Escócia, está de olho em um visitante real recém-coroado. Política e paródia encontram trocadilhos e pandemônio nesta recontagem satírica com direito a palavrões. O objetivo dos artistas é ser “uma comédia estridente para todos, desde novatos de Shakespeare até atores dramáticos experientes”. “Foi bem interessante porque é um grupo muito jovem, que está na pegada da desconstrução. Acho que como eles já conhecem os clássicos, agora têm uma tendência em fazer algo mais moderno e desconstruído”, declara Eloisa Vitz, diretora do Grupo Gattu.

Artistas de rua

“Em nosso último dia no Festival de Edimburgo, tiramos para ver os artistas de rua. Tem mágicos, dança, músicos, bailarinos. Em 2022 tínhamos uma agenda maior a cumprir e não conseguimos nos dedicar tanto à rua como dessa vez. Foi maravilhoso prestigiar os artistas de rua de Edimburgo, que conquistam o público pelo coração e são responsáveis por criar este clima que só tem neste festival”, define Eloisa Vitz, diretora do Grupo Gattu.

photo of people walking on street
Dublin, na Irlanda, onde esteve o Grupo Gattu © Photo by Lukas Kloeppel on Pexels.com

GRUPO GATTU EM DUBLIN, IRLANDA

The Devil Himself

“O Smock Alley Theatre é um teatro de 1662 construído com pedras e que depois virou uma igreja e que voltou a ser teatro, um dos mais importantes de Dublin, na Irlanda”, revela Eloisa Vitz, diretora do Grupo Gattu. “É neste magnífico teatro que é encenada a peça The Devil Himself, uma incrível história sobre sexo, escândalo e um assassino americano”, adianta. “A peça é um realismo de tribunal no século 19, com uma direção precisa e uma atuação contundente e profunda. Muito competente!”, elogia. “A protagonista é uma mulher que é difamada pelo noivo. Um espetáculo muito bem feito e que mostra a força do teatro irlandês”, diz.

Druid o’Casey

“Foram seis horas assistindo a três peças do grupo Druid, um dos melhores da Irlanda, com uma diretora premiadíssima, Garry Hynes, e um autor representativo da Irlanda, Sean O’Casey, no Abbey Theatre de Dublin”, conta Eloisa Vitz, diretora do Grupo Gattu. “As três peças falam da Revolução de Páscoa, quando começou a libertação da Irlanda da Inglaterra. Foi muito interessante, com uma direção precisa, atores excelentes em uma experiência imersiva na cultura e na história da Irlanda. Assim encerramos com chave de ouro nossa jornada pelo teatro inglês, escocês e irlandês!”, conclui.

Siga o @grupogattu

Grupo Gattu pela segunda vez no Festival de Edimburgo na Escócia: as atrizes Mariana Fidelis, Miriam Jardim e a diretora Eloisa Vitz © Divulgação Blog do Arcanjo 2023

Mariana Fidelis fala da experiência do Grupo Gattu no Reino Unido e Irlanda

Foi uma viagem incrível para mim como atriz e designer do Grupo Gattu. Tive uma expansão dos sentidos, de criatividade e de beleza. Impressionante como os textos teatrais acabam se conversando mundialmente na representação da humanidade dos seres. O ser humano é lindo. Muito vasto e infindável na sua magnitude e falência!

Mariana Fidelis
Atriz do Grupo Gattu

Miriam Jardim fala da experiência do Grupo Gattu no Reino Unido e Irlanda

“Entrei no Grupo Gattu há 18 anos e a Elô assistia peças pelo mundo, sempre dizendo que um dia nós iríamos também juntas. O Festival de Edimburgo é uma celebração fantástica das artes que promove uma comunhão entre artistas e público de diferentes nações e com infinitas linguagens. Londres tem teatros e espetáculos esplêndidos e um público devoto que emociona de ver. Dublin tem muita história, grandes autores e teatros de 1600. Vimos grandes diretores, atores e montagens lindas! Uma maratona de teatros, museus e também jazzística. Atuar exige estudo, paixão e sangue nos olhos para agarrar as oportunidades e também criá-las, para fazer acontecer. A viagem me emociona demais, pois é uma grande conquista e me inspira como profissional das artes a seguir aprofundando a pesquisa e entregando o meu melhor. Outro ponto importante é pensar e agir para a formação de plateia, e o teatro na formação educacional de nós brasileiros. Nosso povo é talentoso e criativo, creio que seja possível retomar o hábito teatral milenar que é tão potente e fascinante”.

Miriam Jardim
Atriz do Grupo Gattu

Números do Grupo Gattu no Reino Unido + Irlanda

13 km de média/dia de caminhada pelas ruas de Londres, Edimburgo e Dublin
5 peças em Londres e 1 museu
6 espetáculos em Edimburgo (jazz, teatro, ópera) e mais os shows de rua
4 peças em Dublin, 1 castelo e 1 museu

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *