Morre Zé Celso, maior gênio do teatro brasileiro

Gênio do teatro, Zé Celso morre aos 86 anos em São Paulo devido a complicações decorrentes de queimaduras em um incêndio em seu apartamento © Bob Sousa Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Morre Zé Celso aos 86 anos em São Paulo na manhã desta quinta, 6 de julho de 2023. O Brasil perde seu maior gênio do teatro, reconhecido e respeitado no mundo inteiro.

O diretor, dramaturgo e compositor José Celso Martinez Corrêa faleceu no Hospital das Clínicas de São Paulo, devido a complicações decorrentes de fortes queimaduras de segundo grau que atingiram mais da metade de seu corpo em um incêndio que atingiu seu apartamento no bairro do Paraíso, em São Paulo, na manhã da última terça, 4.

Segundo relato do Corpo de Bombeiros, Zé Celso estaria dormindo quando o fogo começou, por volta das 7h30 da manhã de terça, 4.

Estavam ainda no apartamento no momento do incêndio outras três pessoas: seu marido Marcelo Drummond, e os atores Victor Rosa e Ricardo Bittencourt. Drummond e Bittencourt foram encaminhados para a UPA da Vila Mariana por inalarem fumaça. Victor Rosa teria sofrido queimadura nas mãos, segundo os Bombeiros, isso por ter puxado Zé Celso, que estaria no chão do quarto com muitas queimaduras, e também foi encaminhado à UPA.

O apartamento de Zé Celso fica no sexto e último andar do prédio.

A Polícia Civil investiga o incêndio no 36º DP da Vila Mariana.

A morte de Zé Celso acontece exatamente um mês após seu casamento com o ator Marcelo Drummond, em 6 de junho de 2023, no Teatro Oficina, no Bixiga, que fundou em 1958 e foi eleito o mais belo teatro do mundo pelo jornal britânico The Guardian. O casamento contou com a presença de personalidades da cultura, como Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, além das cantoras Daniela Mercury e Marina Lima e do político Eduardo Suplicy.

O que o Corpo de Bombeiros divulgou em seu Twitter na manhã do incêndio no apartamento de Zé Celso, 4 de julho de 2023

“08h04 fogo em apartamento, Rua Achilles Masetti, 138 na Vila Mariana (esquina com a Tomas Carvalhal). 8 vtrs estão no local. 1 vítima masc, consc. c/ queimaduras no rosto, braços e pernas SOS ao PS do HC e talvez outras vítimas (por enquanto 3) tbm precisem de socorro por inalação de fumaça, o SAMU também está presente no incêndio. Oco. em pleno andamento. Esperando o desfecho.

Ainda sobre a oco. das 08h04 o fogo em apto na Rua Achilles Masetti, 138 na Vila Mariana (esquina com a Tomas Carvalhal). Felizmente o incêndio já foi controlado, diferente de extinto, não há mais a probabilidade desse fogo se propagar, temos 11 viaturas no local. E sem info. de mais vítimas, pelo menos até o momento. Esperando o desfecho.

Ainda sobre a oco. das 08h04 o fogo em apto na Rua Achilles Masetti, 138 na Vila Mariana. Além da vítima socorrida ao PS do HC, mencionada no tweet de 1 hora atrás, temos mais 2 vítimas conscientes socorridas ao UPA V. Mariana, ambas masculinas, por inalação de fumaça e 1 homem consciente que além da inalar fumaça, teve tbm queimaduras de 2º grau nas mãos, tbm soc. ao UPA V. Mariana. Oco. em vias de finalização.”

Veja fotos de Zé Celso publicadas no Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *