CineOP discute reestruturação do Plano Nacional de Preservação Audiovisual na Mostra de Cinema de Ouro Preto

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Enviado especial a Ouro Preto*
O ano de 2023 é considerado chave para os participantes da 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, sobretudo pela reestruturação do Plano Nacional de Preservação Audiovisual, debatida no evento na cidade histórica mineira e fruto de ações da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual). O Blog do Arcanjo lembra que a entidade foi fundada na própria CineOP em 2008. O Plano sofreu revezes com o descaso de agentes dos governos federais nas últimas gestões do país, ao menos desde 2016, exatamente quando o Plano estava pronto para ser levado ao governo, ação impedida pelo impeachment de Dilma Rousseff.
O Plano Nacional de Preservação Audiovisual ganhou novas perspectivas e fôlego recentemente, com a recriação do Ministério da Cultura e a promessa do novo governo de tratar a preservação como prioridade. Para a pesquisadora Débora Butruce, atual presidente da ABPA, o momento é propício ao novo Plano e especialmente delicado dentro do cenário difícil da preservação, justamente pelos obstáculos e desafios que acervos, museus, arquivos e demais instituições públicas e privadas enfrentam constantemente na manutenção de seus conteúdos.
“Há carência de recursos estáveis e de planejamento de longo prazo no setor, o que são coisas essenciais”, apontou ela. Butruce enumerou ainda outras dificuldades que ela espera entrar nas pautas de discussão. “A legislação é inadequada, há falta de incentivo a publicações e de recursos humanos e os investimentos financeiros são insuficientes e instáveis”.
Além dessas questões materiais e políticas, a presidente da ABPA demonstrou preocupação com os acervos digitais, algo anualmente discutido no CineOP por sua proliferação tão grande quanto a dificuldade de armazenamento, localização e organização. “Se com as películas podemos ter lacunas, com o digital vamos ter crateras”, comparou.
Veja a cobertura da CineOP no Blog do Arcanjo!
*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da CineOP e Universo Produção.
Colaborou João Schelbauer
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.