CineOP: Veja imagens que marcam a 18ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto

Cortejo da Arte colore ruas de Ouro Preto com tradição afromineira na 18ª CineOP Mostra de Cinema de Ouro Preto © Jackson Romanelli Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Enviado especial a Ouro Preto*

A 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto movimenta a cidade histórica em Minas Gerais com o melhoro do audiovisual nacional, em um evento que procura discutir a preservação e a memória do cinema brasileiro. O cinema aquece a joia barroca, mesmo com a temperatura na casa dos dez graus. Este ano o grande homenageado é o ator Tony Tornado, que fez passagem esfuziante pelo evento e emocionou o público na abertura, na quinta, 22 de junho, na Praça Tiradentes. Do alto de seus 93 anos, a lenda da música e da dramaturgia disse que não estava acostumado a receber homenagens e lembrou que sua geração de pessoas negras enfrentou muito preconceito para ocupar espaços, como a música, o cinema e a TV. Na mesma noite, a Banda Diplomattas fez um ótimo show com Mauricio Tizumba como convidado — o icônico músico fundador do Tambor Mineiro também foi astro da abertura, que contou ainda com Lira Ribas e Alexandre de Sena como mestres da cerimônia dirigida por Chico de Paula. No dia seguinte, na sexta, 23 de junho, Tony Tornado, em impressionante vigor, subiu ao palco ao lado do filho, Lincoln Tornado e da banda Funkessência, com o melhor da soul e black music nacional e norte-americana, em um show histórico. Já no sábado foi a vez de Lô Borges apresentar o filme que narra sua trajetória na música, Lô Borges – Toda Essa Água, ao lado do diretor Rodrigo de Oliveira. Também no sábado, 24, o Cortejo da Arte coloriu as ruas ouro-pretanas com muita tradição popular e presença da Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, Maracatrupe, Xibil, Bloco Queimando o Filme e Turma do Pipoca. À noite, quem agitou o festival foi o rapper paulistano Rincon Sapiência, já que o foco deste ano na CineOP é a relação da música preta brasileira com o audiovisual. O Blog do Arcanjo mostra a seguir algumas das imagens que marcam a 18ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto, realizada pela Universo Produção, sob direção de Raquel Hallak.

Veja a cobertura da CineOP no Blog do Arcanjo!

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite da CineOP e Universo Produção.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *