O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk estreia no Guairinha em Curitiba
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Mais um musical original brasileiro entra em cartaz, esta vez na capital que abriga o maior festival de artes cênicas da América Latina, o Festival de Curitiba. A produtora curitibana Bife Seco, apresenta de 18 a 21 de maio, na capital do Paraná, o musical O Fantasma de Friedrich-Uma Pop Ópera de Punk. No elenco, está o premiado ator Ranieri Gonzalez, que completa 36 anos de carreira nesta montagem.
No palco do tradicional Teatro Guairinha, o musical tragicômico promete entregar muitas emoções ao público, com temas sensíveis para a sociedade, como saúde mental e as dores do cotidiano.
Inspirada em um misterioso livro, que libera o fantasma do filosofo existencialista Friedrich Nietzsche, a trama, de forma melancólica, fala sobre a dor da perda e também se propõe a mostrar que nunca devemos desistir frente a adversas realidades.
O texto é escrito e dirigido pelo premiado encenador Dimis, em parceria com o maestro e compositor Enzo Veiga, o qual fez carreiras nos palcos dos Estados Unidos. Durante o espetáculo Enzo irá apresentar, ao vivo, 18 canções compostas por ele.
Contando com 14 artistas em palco e 18 canções originais o produtor Sávio Malheiros comenta sobre o processo trabalhoso de criação ao Blog do Arcanjo.
“Conseguimos montar uma equipe de excelência, com artistas que fazem parte da história do teatro brasileiro e também novos artistas extremamente talentosos”, diz, antes de complementar que apeça atesta a força teatral paranaense. “É uma produção para incentivar o setor e mostrar como Curitiba pode se tornar polo de criação na área, gerando empregos e levando os nossos artistas para todo o País” conclui.
Colaborou João Schelbauer
O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk!
Data: De 18 a 21 de maio (Quinta a sábado, às 20h. Domingo, às 19h)
Local: Guairinha – Centro Cultural Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971)
Gênero: Musical / Tragicomédia
Classificação etária: 14 anos
Duração: 150 minutos (com intervalo)
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)
Link de vendas: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-o-fantasma-de-friedrich-uma-pop-opera-punk.aspx
Ficha Técnica:
Direção Geral & Dramaturgia: Dimis.
Direção Musical &Composições Originais: Enzo Veiga.
Letras: Dimis & Enzo Veiga.
Elenco: Ranieri Gonzalez, Sávio Malheiros, Laura Binder, Henrique Augusto, Mo Amaral, Laís Cristina, Emanuel Bill, Amanda Nicolau Schubert, Helen Tormina, Filipe Dassie.
Direção de Movimento: Val Salles.
Desenho & Programação de Luz: Lucas Amado.
Desenho & Operação de Luz: Anry Aider.
Sonorização: Chico Santarosa.
Microfonista: Helena Sofia.
Cenografia: Dimis & Leo Gegembauer.
Cenotecnia: Fabiano Hoffmann.
Figurino & Maquiagem: Leo Gegembauer
Costureira: Sandra Canônico.
Boneco Adolfo: Ateliê Miniart.
Fantoches: Tadica Veiga.
Identidade Visual: Amorim.
Fotos: Gutyerrez.
Assistência de Produção: Mariana S Pinheiro, Vini Heimann.
Produção Executiva: Jac Alber.
Direção de Produção: Sávio Malheiros
Realização: Bife Seco
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.