Lá Vem Ela leva dança inspirada em Rita Lee ao Teatro Unimed sob direção de Ana Paula Bouzas e Jussara Setenta

Ana Paula Bouzas e Jussara Setenta, criadorass de Lá Vem Ela, espetáculo de dança inspirado em Rita Lee no Teatro Unimed © Blog do Arcanjo 2023 Fabio Bouzas/Teatro Unimed para @miguel.arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Homenagem boa se faz em vida. A grande Rita Lee, um dos nomes mais importantes da música brasileira, inspira o espetáculo de dança Lá Vem Ela, que o Teatro Unimed estreou neste fim de semana. Trata-se de uma obra coreográfica com idealização e direção artística de Ana Paula Bouzas e Jussara Setenta, totalmente inspirada na estética da Rainha do Rock do Brasil.

Estão presentes marcas inconfundíveis da eterna garota da banda Mutantes, como deboche, humor, sensualidade, feminilidade e representatividade. Em cena, Ana BrandãoLuana fulô Patrícia Zarske dialogam em composições livres e formações diversas, contestando valores estéticos e transformando restrições em produções criativas, geradoras de pontos de vista democraticamente humanitários e livremente femininos, que celebram comportamentos artísticos associados à deusa Rita Lee Jones de Carvalho.

“Há cerca de um ano, começamos a abraçar os manifestos de Rita expressos em letras de músicas como motes para criar ações e movimentos. Uma apologia ao amor, ao humor, à liberdade, à alegria, à critica, à rebeldia, traços marcantes dessa musa paulistana interplanetária da MPB. Então, nos deem licença, mas a gente vai sair do serio!”, anuncia Jussara Setenta. E Ana Paula Bouzas complementa: “Esta obra de dança revela corpos mutantes em vibração, transpiração e festa, tendo como referência o discurso estético irreverente de uma das mulheres mais revolucionárias do cenário pop-rock brasileiro. Assim, convidamos, alegremente, Rita para dançar!”

Lá Vem Ela no Teatro Unimed © Blog do Arcanjo 2023 Fabio Bouzas/Teatro Unimed para @miguel.arcanjo

“…você me dá água na boca, vestindo…”

O figurino criado por Bettine Silveira resulta de um profundo mergulho na obra de Rita, em todas as suas fases. “Assim como suas canções, Rita Lee é uma artista muito visual, que nos provoca com imagens e atitudes muito marcantes no palco, que deixam claros seus posicionamentos libertários ou mesmo anárquicos”, afirma Bettine. “Adoro transformar em roupa itens que, em um primeiro momento, não seriam vestíveis, ressaltando seu poder de comunicação com o público, sempre permeados do inteligente deboche típico de Rita”. Assim, muitos elementos da rica imagética “ritalínica”, como luvas, cortes e cores de cabelo, podem ser reconhecidos nas escolhas de cores, texturas, formas, estamparia, composições, sempre em função dos movimentos de dança e dos universos plástico, lúdico, ativista e de celebração à vida tão característicos da obra de Rita. Além de teatro, Bettine Silveira tem grande atuação em cinema (como O Maior Amor do Mundo, Cacá Diegues, 2006, e Ó pai ó, Monique Gardenberg, 2007) e TV (como a série Ó pai ó, com Lázaro Ramos e Matheus Nachtergale, Rede Globo), sendo autora do livro Capulanas, Tecidos Que Contam História, que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2023.

Rita Lee foi diagnosticada com tumor no pulmão e já está em tratamento - Foto: Guilherme Samora/Divulgação - Blog do Arcanjo
Rita Lee © Blog do Arcanjo 2023 Guilherme Samora/Divulgação para @miguel.arcanjo

“…pra fazer barulho, eu mesma faço”

A cenografia assinada por Renata Mota serve de delicado apoio ao desempenho coreográfico, com elementos móveis de grande versatilidade que, junto com a iluminação, dão ainda mais destaque ao figurino e aos movimentos das personagens. São inúmeros pedestais, microfones e caixas acústicas, que, ao mesmo tempo em que funcionam como elementos lúdicos complementares ou em contraposição à coreografia, agregam outros significados à narrativa, como a conhecida predileção de Rita Lee por seus próprios equipamentos eletrônicos. A diretora de arte e arquiteta Renata Mota tem mais de vinte anos de experiência na área de cenografia e cerca de cem projetos realizados, envolvendo criação de cenários, direção de arte e cenografia para cinema e diversos espetáculos, tendo sido diretora do Centro Técnico do Teatro Castro Alves (BA). O resultado é uma dramaturgia cenográfica em diálogo com a criação coreográfica, em que a iluminação criada pelo dramaturgo e diretor teatral Fábio Espírito Santo anuncia, acolhe, acompanha e acaricia cada movimento. Em 2018, Fábio teve seu trabalho de iluminação cênica reconhecido pelo troféu Braskem de Teatro.

Lá Vem Ela no Teatro Unimed © Blog do Arcanjo 2023 Fabio Bouzas/Teatro Unimed para @miguel.arcanjo

“Esse tal de Roque Enrow”

A trilha sonora original, composta por Jarbas Bittencourt (cantor, compositor, diretor musical do Bando de Teatro Olodum e integrante do Grupo Viagens da Caixa Mágica, com Lázaro Ramos e Heloisa Jorge) e Ronei Jorge (músico, compositor produtor de trilhas sonoras e apresentador), é um rico painel sonoro que serve como fundamento e, ao mesmo tempo, provocação à criação coreográfica em cada um dos cinco movimentos que compõem o espetáculo. Uma trilha que resgata e faz sutis referências a frases melódicas instrumentais e vocais, ressaltando a força, a versatilidade e a atemporalidade da música de Rita Lee, ao mesmo tempo em que viaja por outros universos sonoros, desconstruindo, misturando, em nome da leveza, da crítica, da ironia e do bom humor. “Ao longo de várias décadas, Rita desenvolveu uma rica produção com muitas facetas bem diferentes entre si, o que nos deu um vasto material de referência para este espetáculo, desde o início de sua carreira solo, pós-Mutantes, em Tutti-Frutti, até trabalhos posteriores, como Pagu (parceria com Zélia Duncan), com foco especial no que foi produzido ao lado de Roberto de Carvalho”, afirma Ronei.

Uma riqueza melódica e harmônica que está presente nesta trilha, trazendo o espectador para uma “ambiência Rita Lee”, já conhecida ou ainda pouco percebida, em que se destacam linhas de guitarra, cordas, teclados, percussão e intervenções vocais, que, ao mesmo tempo em que servem à composição cênica e ao trabalho coreográfico, têm grande poder de ativar a memória emocional dos espectadores. “À medida em que mergulhamos no amplo universo Rita Lee, nas parcerias dela com Roberto, nos deparamos com um alto nível de sofisticação, sempre construindo paisagens, ambientes, atitudes e tônus emocional com quem escuta”, pondera Jarbas. Entre as pérolas do cancioneiro “ritalínico”, a trilha sonora de Lá Vem Ela tem citações a músicas como Agora é Moda (Rita Lee e Lee Marcucci), Miss Brasil 2000 (Rita Lee e Lee Marcucci), Mania de Você (Rita Lee e Roberto de Carvalho), Banho de Espuma (Rita Lee e Roberto de Carvalho), João Ninguém (Rita Lee e Roberto de Carvalho), Cor de Rosa Choque (Rita Lee e Roberto de Carvalho), Todas as Mulheres do Mundo (Rita Lee), Orra Meu (Rita Lee), entre muitas outras.

Público lotou a pré-estreia de São Paulo, com Regina Braga, no Teatro Unimed - Foto: Iara Morselli Divulgação - Blog do Arcanjo 2022
Teatro Unimed – Foto: Iara Morselli Divulgação – Blog do Arcanjo 2022

“Baila comigo” na Santos com a Augusta?

Lá Vem Ela é o primeiro espetáculo de dança do Teatro Unimed que, este ano, fará aniversário de quatro anos de funcionamento, sempre oferecendo ao público espetáculos de qualidade nas mais diversas expressões artísticas, como teatro e música, além de palestras, lançamentos e eventos corporativos.

“O Teatro Unimed se consolidou como uma referência na produção cultural de alta qualidade no país. Um espaço aberto à toda variedade de estilos e expressões artísticas e que sempre preza pelo máximo bem-estar do público, estimulando maior acesso à cultura e ao lazer, em sintonia com o que acreditamos ser importante para promover a saúde mental e o bem-estar das pessoas”, afirma Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Nacional.

“O Teatro Unimed, assim como o edifício Santos-Augusta, sempre está aberto à população de São Paulo e aos seus visitantes, com espaços que acolhem e convidam ao encontro e à celebração da vida. Melhor ainda quando se pode fazer isto usufruindo de uma experiência completa, juntando os espetáculos do Teatro Unimed, como este seu primeiro espetáculo de dança, e os sabores inesquecíveis do Perseu Coffee House, no térreo, e do Casimiro Ristorante dal Tatini, no quarto andar, nesta esquina icônica da alameda Santos com a rua Augusta”, afirma Fernando Tchalian, CEO da desenvolvedora Reud, controladora do Teatro Unimed.

Sinopse

Lá Vem Ela é um espetáculo de dança inspirado no discurso estético irreverente de uma das mulheres mais revolucionárias do cenário pop-rock brasileiro: Rita Lee. Idealizado e dirigido pelas artistas baianas Jussara Setenta e Ana Paula Bouzas, reúne as marcas do deboche, do humor, da sensualidade, do ativismo, da feminilidade e das múltiplas sonoridades que fazem parte do universo estético da “mamãe natureza” do rock nacional. Em cena, três dançarinas e seus corpos mutantes dialogam com a inspiradora criatividade desta artista que há mais de 50 anos nos convida para “arrombar a festa” e “bailar como se baila na tribo”!

Quem faz Lá Vem Ela

Ana Paula Bouzas – Artista da cena, há mais de 30 anos trabalha como dançarina, atriz, coreógrafa, diretora de movimento, diretora cênica e preparadora de elenco em teatro, dança, cinema e TV. Graduada em Dança e pós-graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas (ambas pela Faculdade Angel Vianna – RJ), com mestrado em Dança (PRODAN – UFBA), foi diretora artística do Balé Teatro Castro Alves (BA) e integrou grupos e companhias de teatro e dança em Salvador e no Rio de Janeiro. Em suas experiências artísticas, trabalhou com profissionais como Marilena Ansaldi, Ana Kfouri, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Deborah Colker, João Falcão, entre outros. Seus mais recentes trabalhos como intérprete são os filmes Marighella e Medida Provisória. Na direção, segue em cartaz com a peça Antes do Ano Que Vem, ao lado do ator e diretor Lázaro Ramos, após ter assinado coreografia e codireção do musical Amor Barato – o Romeu e Julieta dos Esgotos, eleito Melhor Musical pela votação popular no Prêmio Aplauso Brasil 2018.

Jussara Setenta – Professora e pesquisadora licenciada em Dança, especialista em Coreografia, mestre em Artes Cênicas (todas pela UFBA) e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Participou de projetos coreográficos (como Vácuo, Borrão I, Borrão II, Ponto e Vírgula, Tramas e Analogias, Aroma de Coisas Infinitas, La Muerte en Los Cuerpos de mi Vida), de teatro (como O Lobo da Estepe, A Outra Meta…De, Noviças Rebeldes) e em música (como Música de Rua, Feijão com Arroz, Elétrica, Sol da liberdade).

Ana Brandão – Paulistana, vivendo na Bahia há 10 anos, onde trabalha como artista da dança: dançarina, criadora, inventora, professora, arte educadora, produtora, curadora e iluminadora. Tem trabalhado e estudado associando arte, educação e saúde. Como artista, acredita em um fazer afetivo, que aproxima a arte como algo do comum, um extraordinário comum, criando e acompanhando processos de artistas e não-artistas em suas invencionices e movimentos do dia a dia.

Luana fulô é mulher, preta, soteropolitana, artista, professora e mestranda em dança. Movida pela versatilidade, curiosidade e movimento, desde 2014 vem atuando como bailarina/intérprete, assistente de produção e coreografia em produções voltadas para o segmento da dança em Salvador. Atualmente, é bailarina em companhias independentes.

Patrícia Zarske é artista, pesquisadora e educadora em dança. Natural de Campo Mourão no Paraná, atua há 8 anos em Salvador, como professora da rede municipal e artista independente. Licenciada e bacharelada em Dança e em Pedagogia (UNESPAR-PR), tem mestrado em Dança (UFBA) e estuda as articulações entre discurso, corpo e dança. É na criação compartilhada e no dançar o tempo que firma seus passos.

PLATÔproduções

Produtora cultural independente fundada em 1999, em São Paulo, especializada em planejamento, produção, editais públicos, comercialização, captação e gerenciamento administrativo-financeiro de projetos artísticos-culturais e acadêmicos em dança, música, performance e teatro, no Brasil e no exterior, fundada e dirigida por Dora Leão, economista, gestora e produtora cultural, doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com estudos realizados nas áreas de políticas culturais e economia da cultura.

Ficha Técnica

Idealização e direção artística: Jussara Setenta e Ana Paula Bouzas

Composição coreográfica: Ana Brandão, Ana Paula Bouzas, Jussara Setenta, Luana fulô e Patrícia Zarske

Elenco: Ana Brandão, Luana fulô e Patrícia Zarske

Trilha sonora: Jarbas Bittencourt e Ronei Jorge 

Técnico de som: Gabriel Bessa

Cenografia: Renata Mota

Assistente de cenografia: Luiza Dahia

Estagiária de cenografia: Lais Rana

Cenotécnico: Paulo Roberto Florêncio

Assistentes cenotecnia: José Carlos Nascimento e Jesus Manuel Alban

Figurinos e adereços: Bettine Silveira

Assistência de figurino: Gabby Arnaoutte

Costureiras: Cris Meneses e Ednalva Sacramento

Desenho de luz: Fabio Espírito Santo

Assistência de iluminação e operação de luz: Raquel Balekian 

Técnico de luz: André Pierre

Direção de Produção: Dora Leão

Assistência de produção (Salvador): Erivaldo Sousa 

Assistência de produção (São Paulo): Marcelo Leão 

Técnico de palco: Mazinho

Assistência de direção de palco: Jan Eric Skevik

Direção técnica (São Paulo): Fernando Passetti

Fotos divulgação: Fabio Bouzas

Criação identidade visual: Casa Grida

Assessoria jurídica: Emerson Cabral

Assessoria jurídica Teatro Unimed: Carolina Simão 

Gerente técnico Teatro Unimed: Reynold Itiki 

Comunicação Teatro Unimed: Dayan Machado 

Assessoria de Imprensa Teatro Unimed: Fernando Sant’ Ana 

Produção e administração: PLATÔproduções e Meimundo Inventações Compartilhadas

Apoio: Escola de Dança – UFBA, Intercity Interative Jardins

Realização: Teatro Unimed

Teatro Unimed

O Teatro Unimed está localizado em um dos pontos centrais da cidade de São Paulo: esquina da Rua Augusta com a Alameda Santos, a apenas uma quadra da Avenida Paulista. Sua programação é dedicada a espetáculos de alta qualidade e nunca antes exibidos na cidade, como o musical Lazarus, de David Bowie, com o qual o teatro abriu suas portas em agosto de 2019. Durante todo o período em que esteve fechado para espetáculos presenciais, o Teatro Unimed continuou produzindo cultura e lazer, com espetáculos de grande qualidade, online e sempre gratuitos, como parte do projeto Teatro Unimed Em Casa. Muito versátil, com o que existe de mais moderno em tecnologia cênica, ideal para espetáculos de teatro, música, dança, eventos, gravações e transmissões ao vivo, o Teatro Unimed é todo revestido em madeira, com 249 lugares, palco de 100m2, boca de cena com 12m de largura e fosso para orquestra. Primeiro teatro criado por Isay Weinfeld (responsável pelos projetos dos hotéis do Grupo Fasano, do residencial Jardim, em Nova York, e do Hotel InterContinental, em Viena), o Teatro Unimed ocupa o primeiro andar do sofisticado edifício projetado pelo arquiteto, o Santos Augusta, empreendimento da desenvolvedora Reud, combinação única de escritórios, café, restaurante e teatro, o que permite uma experiência completa, antes e depois de cada espetáculo. Elegante e integrado ao lobby no piso térreo, o Perseu Coffee House é a porta de entrada do Santos Augusta. Com mobiliário vintage original dos anos 50 e 60, assinado por grandes nomes do design brasileiro, como Zanine Caldas, Rino Levi e Carlo Hauner, e uma carta de cafés, comidinhas e drinks clássicos, é o lugar perfeito para encontros informais, desde um café da manhã até o happy hour. O Casimiro Ristorante, localizado no quarto andar do edifício, é uma iniciativa de um dos mais admirados e tradicionais restaurantes de São Paulo o Tatini, fruto da dedicação de três gerações de profissionais voltados para a gastronomia italiana de qualidade: Mario Tatini, Fabrizio Tatini e Thiago Tatini.

Lá Vem Ela

Espetáculo de dança inspirado em Rita Lee

Teatro Unimed

Ed. Santos Augusta, Al. Santos, 2159, Jardins, São Paulo

Estreia: sexta-feira, 31 de março de 2022, às 20h

Temporada: de 31 de março a 30 de abril de 2023

Horários: sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 18h

Ingressos: Plateia – R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada) | Balcão – R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada)

Clientes Unimed têm 50% de desconto com apresentação da carteirinha. Descontos não cumulativos.

Horários da Bilheteria: Sexta e sábado, das 12h30 às 20h30. Domingos, das 10h30 às 18h30.

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

Capacidade: 249 lugares

Gênero: dança

Acessibilidade: Ingressos para cadeirantes e acompanhantes podem ser reservados pelo e-mail contato@teatrounimed.com.br

Estacionamento com manobrista: R$ 25,00 (primeira hora) + R$ 10,00 (por cada hora adicional)

Vendas pela internet:

www.sympla.com.br/teatrounimed

www.teatrounimed.com.br

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *