★★★★★ Crítica: Protagonistas impacta Festival de Curitiba com talento do movimento negro no picadeiro

O diretor e artista Ricardo Rodrigues celebra sucesso de Prot{Agô}nistas no Festival de Curitiba © Blog do Arcanjo @rafamarques_fotografo para @miguel.arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

ENVIADO ESPECIAL AO FESTIVAL DE CURITIBA*

★★★★
Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro
Avaliação: Ótimo

Protagonistas – O Movimento Negro no Picadeiro arrebatou o 31º Festival de Curitiba no Teatro Guairinha, com direito a público em êxtase dançando em cima do palco com os artistas. Com sessões esgotadas, artistas circenses da melhor qualidade e uma banda exuberante, o público do Paraná marcou uma forte presença no espetáculo e, ao fim, integrantes do movimento negro no Paraná fizeram questão de levantar faixa na qual dizia que os corpos negros importam e o genocídio negro precisa parar.

O espetáculo fez e segue fazendo história desde que, em 2019, colocou artistas negros circenses pela primeira vez no palco do Theatro Municipal de São Paulo, dentro da ação Modernistas, que rendeu ao espetáculo e ao então diretor artístico do Municipal Hugo Possolo o primeiro Prêmio Arcanjo de Cultura, em edição histórica no mesmo ano no Municipal.

Prot{agô}nistas mostra com forte beleza estética e grandeza técnica a exuberancia da arte negra em sua pluralidade, unindo teatro, dança, circo e música em uma montagem que gera reflexão e catarse coletiva, provando a força da arte a partir de uma proposta de diálogo, amor e superação das mazelas do racismo em nosso Brasil. Prot{agô}nistas é uma lição da beleza da vida e da arte negra. A presença deste espetáculo no Festival de Curitiba, cidade tão marcada por seu conservadorismo, racismo e branquitude, é um feito a ser celebrado, fruto de um caminho trilhado por tantos para que os negros tivessem vez nos grandes palcos.

O Blog do Arcanjo, que foi o primeiro veículo da imprensa a escrever sobre a montagem, esteve nos bastidores das aplaudidíssimas sessões no lendário Teatro Guairinha no Festival de Curitiba e mostra os belíssimos artistas nas fotos de Rafa Marques.

*O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.

+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *