Xuxa faz 60 anos: maior estrela da cultura pop brasileira construiu carreira de sucesso com números poderosos
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Xuxa completa 60 anos nesta segunda, 27 de março. A festa acontece desde este fim de semana em seu navio comemorativo, no qual reuniu amigos e fãs e realizou um show marcante para marcar seu aniversário. Nascida em 27 de março de 1963 em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, Maria da Graça Xuxa Meneghel é uma das maiores apresentadoras da história da televisão mundial e faz parte da vida de gerações de brasileiros. Em homenagem à eterna Rainha dos Baixinhos, o Blog do Arcanjo lembra alguns números e fatos impressionantes da carreira de Xuxa.
Sucesso fonográfico
Xuxa lançou 35 álbuns de estúdio e 23 de vídeo e vendeu mais de 50 milhões de cópias de discos, sendo a apresentadora de TV que mais vendeu discos no mundo. Os discos “Xou da Xuxa”, “Xegundo Xou da Xuxa”, “Xou da Xuxa 3” e “4º Xou da Xuxa” estão entre os álbuns mais vendidos na história do Brasil. Xuxa foi indicada seis vezes ao Grammy e ganhou duas delas.
Sucesso na TV
Xuxa apresentou 16 programas de TV. No Brasil, trabalhou na TV Manchete, TV Globo e Record TV. Nos anos 1990, teve programas não só no Brasil, como também na Argentina, Espanha e EUA, atingindo 100 milhões de espectadores diariamente, o que a torna a apresentadora brasileira de maior sucesso de todos os tempos.
Sucesso no cinema
Xuxa atuou em 21 filmes, tendo a impressionante bilheteria total de 37 milhões de espectadores. O filme “Lua de Cristal” vendeu 4,1 milhões de ingressos e é um dos filmes brasileiros mais assistidos de todos os tempos.
Sucesso nos negócios
Xuxa em 1991 e em 1993 entrou na lista revista americana Forbes como uma das celebridades mais bem pagas do mundo no ano, sendo a primeira latino-americana a entrar na lista da Forbes. Em 2019, o patrimônio líquido de Xuxa foi estimado em US$ 160 milhões de dólares, quase R$ 700 milhões na época.
Xuxa, 60 anos: veja a comemoração no Navio da Xuxa em fotos de Blad Meneghel
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.