Xuxa faz 60 anos: maior estrela da cultura pop brasileira construiu carreira de sucesso com números poderosos

Xuxa completa 60 anos: ela é a maior apresentadora da história da TV – Foto: Divulgação © Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Xuxa completa 60 anos nesta segunda, 27 de março. A festa acontece desde este fim de semana em seu navio comemorativo, no qual reuniu amigos e fãs e realizou um show marcante para marcar seu aniversário. Nascida em 27 de março de 1963 em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, Maria da Graça Xuxa Meneghel é uma das maiores apresentadoras da história da televisão mundial e faz parte da vida de gerações de brasileiros. Em homenagem à eterna Rainha dos Baixinhos, o Blog do Arcanjo lembra alguns números e fatos impressionantes da carreira de Xuxa.

Xou da Xuxa, álbum: Xuxa vendeu mais de 50 milhões de discos – Foto: Divulgação © Blog do Arcanjo 2023

Sucesso fonográfico

Xuxa lançou 35 álbuns de estúdio e 23 de vídeo e vendeu mais de 50 milhões de cópias de discos, sendo a apresentadora de TV que mais vendeu discos no mundo. Os discos “Xou da Xuxa”, “Xegundo Xou da Xuxa”, “Xou da Xuxa 3” e “4º Xou da Xuxa” estão entre os álbuns mais vendidos na história do Brasil. Xuxa foi indicada seis vezes ao Grammy e ganhou duas delas.

Xou da Xuxa é marco para toda uma geração – Foto: Divulgação © Blog do Arcanjo 2023

Sucesso na TV

Xuxa apresentou 16 programas de TV. No Brasil, trabalhou na TV Manchete, TV Globo e Record TV. Nos anos 1990, teve programas não só no Brasil, como também na Argentina, Espanha e EUA, atingindo 100 milhões de espectadores diariamente, o que a torna a apresentadora brasileira de maior sucesso de todos os tempos.

Xuxa em Lua de Cristal, filme visto por mais de 4 milhões de pessoas no cinema – Foto: Divulgação © Blog do Arcanjo 2023

Sucesso no cinema

Xuxa atuou em 21 filmes, tendo a impressionante bilheteria total de 37 milhões de espectadores. O filme “Lua de Cristal” vendeu 4,1 milhões de ingressos e é um dos filmes brasileiros mais assistidos de todos os tempos.

Marlene Mattos e Xuxa: relação profissional com a empresária durou 20 anos e foi uma das mais bem sucedidas da história do showbusiness – Foto: Divulgação © Blog do Arcanjo 2023

Sucesso nos negócios

Xuxa em 1991 e em 1993 entrou na lista revista americana Forbes como uma das celebridades mais bem pagas do mundo no ano, sendo a primeira latino-americana a entrar na lista da Forbes. Em 2019, o patrimônio líquido de Xuxa foi estimado em US$ 160 milhões de dólares, quase R$ 700 milhões na época.

Xuxa é a maior estrela da cultura pop brasileira – Foto: Divulgação © Blog do Arcanjo 2023

Xuxa, 60 anos: veja a comemoração no Navio da Xuxa em fotos de Blad Meneghel

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *