Karaíba traz representatividade indígena ao Festival de Curitiba com narrativa histórica pelos povos originários

Com elenco e equipe indígena, Karaíba faz sessões no Festival de Curitiba no Sesc da Esquina – Foto: Brigiti Bandini/Divulgação © Blog do Arcanjo 2023

Por SANDOVAL MATHEUS
Da Agência de Notícias Festival de Curitiba

Pela primeira vez em mais de uma década de carreira, Ludimila D’Angelis está subindo ao palco acompanhada de atores e atrizes que compartilham com ela as raízes indígenas. Eles compõem o elenco de Karaíba: Um Musical Originário, destaque do Festival de Curitiba, em cartaz na Mostra Lucia Camargo, com sessões nos dias 28 e 29 de abril de 2023, no Sesc da Esquina, na capital do Paraná.

O sentimento de familiaridade se estende aos bastidores: dos 27 profissionais que constam na ficha técnica, nada menos do que 17 são descendentes dos nossos povos originários.

É uma coisa que dá muita força pras cenas, você estar ali e olhar nos olhos de alguém que é igual a você, que tem uma história de vida muito parecida com a sua”.

Ludimila D’ Angelis

Caravelas monstruosas

O enredo se passa nos dias anteriores à chegada dos portugueses ao Brasil. Na história, um grande sábio, conhecido como Karaíba, tem um sonho premonitório. Nele, a terra em que vive será invadida por grandes monstros que destruirão tudo e todos. Os monstros são, é claro, as caravelas dos conquistadores.

A partir daí, três aldeias, de três povos diferentes, precisam decidir como enfrentar esse inimigo. Antes, porém, travarão uma luta entre elas mesmas, porque cada uma interpreta a profecia de uma forma diferente. “É uma história de sobrevivência. Não é bonita, mas precisa ser contada”, explica Jéssica Meirelles, que também faz parte do elenco.

Livro indígena como inspiração

A peça é baseada no livro “O Karaíba: uma história do pré-Brasil”, do escritor e ativista indígena Daniel Munduruku. Nas livrarias, a obra de Munduruku costuma frequentar a prateleira infantojuvenil. Não é o caso do musical que ela originou.

“Não é uma encenação colorida, com musiquinha. Não é um espetáculo recreativo, é extremamente político, e para todas as idades. A ideia é que todo mundo que passe por ele saia com uma outra forma de ver o indígena, que não aquela que aprendeu na escola”, explica o diretor Rafael Bacelar, que não tem origem indígena, mas há mais de uma década participa de projetos ligados às causas de minorias. “E esse foi talvez o processo mais rico do qual participei em toda essa minha trajetória.”

Liberdade criativa

O espetáculo é composto por seis canções, cinco delas compostas pelo próprio elenco, letra e melodia. “A gente teve total liberdade de criação. É da nossa tradição essa coisa do canto, da reza. É algo intrínseco, que pulsa dentro da gente”, garante Jéssica.

“Karaíba” estreou no Rio de Janeiro no fim do ano passado, sempre com casa cheia. “Apesar de toda a devastação, não conseguiram exterminar as sementes do nosso povo. As sementes somos nós, ali, no palco”, afirma Ludimila. “É da nossa cosmovisão entender que nada acontece por acaso”, completa Jéssica.

botanical garden of curitiba in brazil
Festival de Curitiba acontece na capital do Paraná de 27 de março a 9 de abril de 2023 – Photo by Lud Araujo on Pexels.com © Blog do Arcanjo 2023

Mostra Lucia Camargo

Karaíba faz parte da programação da Mostra Lucia Camargo que é apresentada por Banco CNH Industrial e New Holland, Bosch, Novozymes, Copel e Sanepar – Governo do Estado do Paraná, com patrocínio de EBANX, DaMagrinha 100% Integral, GRASP e ClearCorrect. Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba. Ingressos disponíveis pelo site oficial e na bilheteria física no Shopping Mueller (Piso L3).

Karaíba

Idealização: Juliana Gonçalves. Direção: Rafael Bacelar. Dramaturgia: Idylla Silmarovi. Assistente de direção: David Maurity e Marcus Liberato. Direção de Produção: Juliana Gonçalves. Produção executiva: Marcus Liberato. Assistente de produção: Tainá Campos. Elenco: Danilo Canindé, Jéssica Meireles, Ludimila D’Angelis e Yumo Apurinã. Atriz convidada/voz off: Carolina Virgüez. Direção de arte: Winona Evelyn. Visagismo: Luisa Kwarahy. Grafismos: Sandro Akroa e Urutau Guajajara. Figurino: Wanglêys Mendonça. Direção Musical: Felipe Estorino. Iluminação: Lilian da Terra. Fotos de divulgação: Gustavo Paixão. Identidade Visual: Isza Santos. Arte digital: Wanessa Ribeiro. Assessoria de Comunicação: Una Terra. Assessoria Jurídica: Mariana Gonçalves.

Serviço:

KaraíbaMostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba

Data e Horário: 28 e 29 de março, às 20h30

Local: SESC da Esquina – Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Mercês

Classificação: Livre

Duração: 50′

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e no Shopping Mueller (Piso L3).

Valores: R$ 80 e R$ 40 (meia)

Este espetáculo conta com intérprete de Libras

+ Festival de Curitiba no Blog do Arcanjo!

Veja a programação do Festival de Curitiba e reserve seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *