Simone Zucato brilha na volta ao teatro em O Vison Voador e anuncia retorno da comédia romântica Sylvia – Entrevista do Arcanjo

Atriz de sucesso, Simone Zucato está de volta ao teatro na comédia de sucesso O Vison Voador e promete retorno de Sylvia – Uma Comédia Romântica ainda em 2023 – Foto: Rafa Marques © Blog do Arcanjo 2023

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Simone Zucato é uma das atrizes mais elegantes do teatro e da televisão no Brasil. Após o hiato que as artes viveram nos tempos de pandemia, a artista dona de brilho no olhar ímpar celebra a volta aos palcos de São Paulo, cidade onde vive, com a icônica comédia O Vison Voador, na qual dá vida à espevitada Brigite. Sob direção de Leo Stefanini para a versão de Marcos Caruso do texto dos britânicos Ray Cooney e John Chapean, a obra é sucesso de público no Teatro Raul Cortez, na Bela Vista, onde fica em cartaz até o fim de abril. O elenco traz Oscar Magrini, Rosi Campos, Marcello Iazzetti, Simone Zucato, Renato Modesto, Carla Pagani e Adelita del Sent. Retire seu ingresso!

Simone Zucato como Brigite na comédia O Vison Voador – Foto: Rafa Marques © Blog do Arcanjo 2023

Atriz natural de Socorro, no interior paulista, Simone Zucato se destacou na novela O Sétimo Guardião, como a beata Liliane, personagem que Aguinaldo Silva escreveu especialmente para ela. Também esteve em folhetins como Cama de Gato, Caras e Bocas e Malhação, na Globo, além de ter estrelado espetáculos marcantes dos palcos paulistanos como A Toca do Coelho, que produziu e atuou ao lado de Reynaldo Gianecchini, Maria Fernanda Cândido e Bárbara Paz, peça vista por 120 mil pessoas em todo o Brasil.

Simone Zucato faz sucesso nos palcos como Brigite na comédia O Vison Voador – Foto: Rafa Marques © Blog do Arcanjo 2023

Outra produção que assina com orgulho é Sylvia – Uma Comédia Romântica, que na Broadway foi interpretada por Sarah Jessica Parker, da série Sex and the City, e no Brasil é protagonizada e produzida por Simone. Ela ainda integrou o elenco de Trair e Coçar É Só Começar, a peça detentora do recorde de tempo em cartaz escrita por Marcos Caruso, com quem novamente faz dobradinha em O Vison Voador.

Com todo o carinho, Simone Zucato recebeu o Blog do Arcanjo no camarim do Teatro Raul Cortez, onde revelou nesta exclusiva Entrevista do Arcanjo detalhes da composição de Brigite, da convivência com o elenco nas coxias, contou como vive este momento de sucesso e ainda adiantou que a comédia Sylvia voltará ao cartaz ainda neste ano.

Leia com toda a calma do mundo.

Simone Zucato nos bastidores da comédia de sucesso O Vison Voador – Foto: Rafa Marques © Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Como está sendo este seu retorno aos palcos?
Simone Zucato –
Depois do que vivemos nesses últimos dois anos, está sendo um verdadeiro presente. Quando a pandemia começou, eu estava num descanso de Sylvia – Uma Comédia Romântica. Então, ver as pessoas se vacinando, a vida voltando ao normal e poder estar no palco é uma grande felicidade para mim.

Miguel Arcanjo Prado – Qual o maior desafio de estar nessa comédia O Vison Voador?
Simone Zucato –
Para mim tem sido o de dar vida a um texto da década de 60, que envolve idéias muito diferentes das que temos nos dias de hoje, com leveza, com verdade e com graça. Chegar ao resultado que temos chegado, só tem sido possível porque tivemos uma direção que trabalhou a comédia com a verdade que ela precisa ter para ser crível. E para isso eu tive que estudar essa personagem e vivê-la de maneira totalmente desprovida de julgamentos para com idéias, com situações, que são de uma época muito diferentes da que vivemos. Chegar a esse resultado, em que a personagem não se deixa influenciar pelo que a atriz pensa, é um grande desafio para mim.

Simone Zucato e Rosi Campos comédia O Vison Voador – Foto: Rafa Marques © Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Quem é sua personagem na peça? Como a construiu?
Simone Zucato –
Brigite é uma jovem estudante de veterinária, que também trabalha como secretaria de César Morgado (interpretado pelo Renato Modesto). Ela é uma moça que se deslumbra por aquele ambiente daquela peleteria, a Beatriz Peles, para onde é chamada. Com o passar da história, percebemos que, apesar do oportunismo da personagem, existe uma certa inocência. Sem contar que ela é um pouco destrambelhada. Para construí-la, eu busquei algumas referências em filmes como Funny Girl, Bonequinha de Luxo, filmes de O Gordo e o Magro, além de alguns seriados que traziam personagens que me faziam pensar na Brigite. Também fui buscando uma voz um pouco mais jovial, e um corpo com movimentos mais leves, mais alegres. Fui experimentando possibilidades, dentro da verdade necessária para esse tipo de comédia, e aos poucos fui encontrando a minha Brigite.

Simone Zucato nos bastidores da comédia O Vison Voador, no Teatro Raul Cortez – Foto: Rafa Marques © Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – O ano de 2023 começou com um boom de peças. Como enxerga este momento de retomada teatral?
Simone Zucato –
Eu acho maravilhoso! Como é bom ver o teatro voltando com tudo, amigos trabalhando, e, melhor! O público retornando ao teatro. A nossa cultura precisa disso! O teatro, os profissionais de teatro precisam disso! Estou muito otimista e acho que esse novo tempo que começou será muito bom para a nossa cultura e para o nosso País. Penso que esse é apenas o começo e que temos muita coisa boa ainda por vir.

Simone Zucato celebra com os colegas de elenco o sucesso da comédia O Vison Voador no Teatro Raul Cortez – Foto: Rafa Marques © Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Como é a relação com os colegas do elenco? Quem você ficou mais próxima?
Simone Zucato –
Maravilhosa! Eu tenho uma grande admiração pelos colegas desse elenco. Todos são extremamente talentosos, divertidos e temos uma ótima coxia. Eu divido camarim com a Rosi Campos e, antes de a pandemia começar, estávamos fazendo novelas diferentes na mesma casa [Globo], na mesma cidade [Rio de Janeiro] e morando no mesmo hotel. Depois, nos falamos algumas vezes durante a pandemia. Nesse processo, talvez ela seja a pessoa de quem me sinto mais próxima, mas acho que posso dizer que me sinto próxima de todos. É uma delícia, um enorme aprendizado e um grande privilégio dividir o palco com essa grande dama do teatro brasileiro assim como é dividi-lo com todos os colegas talentosos e queridos que estão ali.

Simone Zucato como a beata Liliane de O Sétimo Guardião (2018-2019) na Globo – Foto: Divulgação/Globo © Blog do Arcanjo 2023

Miguel Arcanjo Prado – Sua novela mais recente foi O Sétimo Guardião, no qual se destacou como a beata Liliane. Está com saudade de fazer TV?
Simone Zucato –
Se você me perguntasse isso um mês após eu ficar sem fazer TV, eu provavelmente já estaria morrendo de saudade. Imagina quase três anos depois e depois de uma pandemia! Fazer TV é gostoso demais. É uma linguagem diferente, mais dinâmica, na qual o ator precisa estar preparado, onde se aprende muito, para a qual eu não vejo a hora de voltar.

Miguel Arcanjo Prado – Como vê o streaming ganhando cada vez mais espaço? Quer fazer séries para este formato também?
Simone Zucato –
Eu vejo de forma muito positiva. Vejo muitas possibilidades de trabalho para todos! Para autores, produtores, para diretores, para atores… sem falar que é maravilhoso ver o Brasil despontando por esse mundo afora como provedor de bom conteúdo, de boa qualidade artística. Como atriz brasileira, me sinto extremamente orgulhosa do nosso país quando vejo uma boa série, ou quando vejo alguma série brasileira entre as mais assistidas no mundo, por exemplo. Quero muito fazer séries para o streaming aqui e fora do Brasil. Nos últimos meses, gravei pilotos de algumas séries, mas ainda não posso falar sobre os projetos com os quais estou envolvida pois ainda temos um bom caminho pela frente. Contudo, estou muito otimista com o futuro das produções brasileiras para o streaming.

Miguel Arcanjo Prado – Qual personagem você ainda não fez e amaria viver?
Simone Zucato –
Existem tantos! Mas eu acho que eu gostaria de fazer algo que realmente me tirasse da minha zona de conforto, que me desafiasse e fosse bem diferente de mim. Falo isso porque ás vezes ouço falarem “ah, mas você não faz tal tipo de personagem” e acho que um ator jamais deve ser estereotipado.

Simone Zucato, em São Paulo, e Sarah Jessica Parker, em Nova York, protagonizam Sylvia – Uma Comédia Romântica – Foto: Caio Gallucci/Divulgação © Blog do Arcanjo

Miguel Arcanjo Prado – Você tem mais planos para 2023 que pode adiantar?
Simone Zucato –
Sim… eu voltarei aos palcos com Sylvia – Uma Comédia Romântica ainda este ano.

Silvya – Uma Comédia Romântica fez sucesso nos palcos brasileiros em 2019, tendo no elenco nomes como Rodrigo Fagundes, Françoise Forton e Cassio Scapin. A peça é produzida e estrelada por Simone Zucato, que vive o papel de uma cachorrinha, mesma personagem defendida em 1995 na Broadway por ninguém menos que Sarah Jessica Parker, que estrelou a série Sex and the City de 1998 a 2004, agora revivida na continuação And Just Like That (2021-2023) na HBO. Segundo Simone Zucato revelou ao Blog do Arcanjo, a peça Sylvia volta ainda em 2023.

Miguel Arcanjo Prado – Por que você ama o teatro?
Simone Zucato –
O teatro para mim, desde muito pequena, trás duas sensações. A primeira delas é a magia que o envolve, pela transformação não apenas das histórias nele contadas, mas também nas vidas que elas impactam, nos corações que elas tocam. Ter o poder de transformar, de instigar, de educar, é muito forte. A segunda, é a sensação de que é algo sagrado a tal ponto que aquele espaço chamado palco seja compreensível apenas por aqueles que nele trabalham. A responsabilidade de quem está ali é muito grande. E não tem como não exercer esse ofício sem compreender isso. Quando um ator pisa num palco, ele tem a oportunidade de mudar vidas e isso, para mim, é de uma força imensurável. E essa força se chama arte. A arte muda. Mais que isso! A arte salva. Não tem como não amar, não se encantar, não respeitar, algo que tenha tamanho poder de transformação.

Simone Zucato nos bastidores da comédia O Vison Voador, no Teatro Raul Cortez – Foto: Rafa Marques © Blog do Arcanjo 2023

Simone Zucato: Blog do Arcanjo mostra com exclusividade making of da atriz na comédia de sucesso O Vison Voador no Teatro Raul Cortez com fotos de Rafa Marques

O Vison Voador

Teatro Raul Cortez. Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista, ☎ 3254-1700. ♿ Sex. e sáb., 21h. Dom., 18h. R$ 90,00 e R$ 100,00. Até 30/4. Retire seu ingresso!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *