Wicked vende 40 mil ingressos antes da estreia e bate recorde do Teatro Santander: saiba tudo sobre o musical com Fabi Bang e Myra Ruiz
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Fotos ANNELIZE TOZETTO
@annelizetozetto
É o musical mais querido pelos brasileiros. Prova disso são os 40 mil ingressos vendidos antes da estreia de Wicked, o que quebrou o recorde do Teatro Santander, onde a superprodução estreia nesta quinta, 9 de novembro, após sete anos da primeira versão brasileira, em 2016. Nesta quarta, 8, Dia Internacional da Mulher, haverá sessão VIP para convidados, estrelada, é claro, por duas mulheres poderosas do teatro musical brasileir e protagonistas da obra: Fabi Bang e Myra Ruiz.
Muita coisa mudou neste novo Wicked, mas o fundamental continua igualzinho: Myra Ruiz como Elphaba e Fabi Bang como Glinda, novamente como a dupla que mais deu certo na história recente do teatro brasileiro à frente do elenco de 35 artistas, sob comando dessa vez do canadense John Stefaniuk, e dos 18 músicos na orquestra regida por Vânia Pajares.
Se a dupla protagonista permanece intocável com toda a razão, há novidades no elenco, agora sob comando do diretor canadense John Stefaniuk. O time é uma verdadeira constelação, com o astro internacional Tiago Barbosa, no papel do Príncipe Fiyero; o consagrado nome do humor Marcelo Medici, como o Mágico de Oz, e Diva Menner, atriz trans que vem abalando todas as estruturas do teatro musical brasileiro, como Madame Morrible. Ainda integram o elenco o premiado Cleto Baccic, como Dr. Dillamond; a grata novidade Nayara Venancio, como Nessarose, irmã de Elphaba; e seu par, Dante Paccola, como o namorado Boq.
Wicked é o musical mais bem sucedido escrito neste século 21, contando a história prévia ao O Mágico de Oz, filme de 1939 eternizado por Judy Garland como um dos grandes clássicos de Hollywood. A superprodução faz o público embarcar no “mundo esmeralda”, para ver como Elphaba virou a Bruxa Má do Oeste e Glinda a Bruxa Boa do Sul. As duas surgem adolescentes, ainda rivais, mas logo fazem inusitadamente uma amizade que tem prazo de duração diante dos acontecimentos inesperados nas vidas de ambas.
A produção é do Instituto Artium de Cultura, dos sócios Carlos Cavalcanti, Cleto Baccic e Vinicius Munhoz. “Entregaremos uma grande produção, pois é o que o título nos obriga a fazer. Stephen Schwartz, autor das músicas e letras de Wicked, está supervisionando nossa produção. Ele veio especialmente de Nova York a São Paulo na semana passada para ver tudo de perto e nos deu seu aval”, diz Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura, à frente da superprodução.
O time criativo ainda traz Floriano Nogueira nas coreografias e direção associada, Morgan Large, na cenografia e figurino, Ben Crackenell no designe de luz, Aaron Rhyne no design de vídeo, Gaston Briski, no design de som, Skylar Fox, nos números de magia e ilusionismo, Joel Dulude II no design de maquiagem, Feliciano San Roman, nas perucas, além de Victor Mühlethaler e Mariana Elisabetsky assinarem a versão brasileira do texto.
Quem já viu Wicked vai se deparar com a mesma história contada de um jeito inovador. E quem não viu vai embarcar pela primeira vez no “mundo esmeralda” para conhecer a história não contada das Bruxas de Oz. Certamente, uma experiência inesquecível.
Wicked no Teatro Santander: Blog do Arcanjo mostra imagens exclusivas do musical sob o olhar da fotógrafa Annelize Tozetto
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.