Eduardo Saron defende união da educação e da cultura por um Brasil melhor

Eduardo Saron – Foto: Silvana Garzaro – Blog do Arcanjo

Aliada à educação, cultura promove maior aprendizado e mais saúde mental do estudantes, diz Eduardo Saron

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Eduardo Saron defende maior união entre cultura e educação para uma transformação profunda do Brasil, ressaltando a importância da escola integral que mescle disciplinas tradicionais a atividades culturais para os estudantes.

O presidente da Fundação Itaú, entidade que reúne o Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, Itaú Cultural, Itaú Cinemas e Todos pela Saúde, escreveu nesta semana artigo na Folha de S.Paulo, no qual propõe suas ideias aos novos governantes.

Em sua visão, o país está diante do “desafio monumental de buscar a equidade e alinhar o ensino público a uma economia cada vez mais pautada pela inovação , pela criatividade, pela tecnologia e pelo pensamento crítico”.

boy and girl doing painting
Photo by Yan Krukau on Pexels.com

O executivo propõe uma “combinação de educação e cultura na formação dos estudantes brasileiros, tornando o aprendizado mais amigável, colaborativo, estimulante, acolhedor e conectado ao ambiente contemporâneo”, pontua, citando o estudo do Itaú Social Artes e Esportes – Relação com o Desenvolvimento Integral.

O trabalho revelou que “estudantes expostos à dança, à música, ao teatro e às artes visuais, entre outras atividades do gênero, têm melhor desempenho na leitura , escrita e matemática em comparação com aqueles que seguem apenas o currículo tradicional”, além de estimular a metacognição.

“A cultura traz elementos transversais que criaram controladomente para o desenvolvimento integral, o que inclui não só a dimensão intelectual, mas também a emocional e social, que são importantes para crianças e adolescentes construirem de forma autônoma os estilos de vida que desejam e sua atuação na sociedade”, afirma Saron.

children painting in the art class
Photo by Pavel Danilyuk on Pexels.com

“Pesquisa do Itaú Cultural realizada em parceria com o Datafolha , em 2022, mostrou que o consumo de atividades culturais resulta, para cerca de 50% dos indivíduos, em melhoria da qualidade de vida e do convívio em casa, além de diminuir o estresse, a ansiedade, a sensação de solidão e de tristeza”, diz.

“Precisamos ampliar com qualidade a oferta de escolas de tempo integral , com currículos que incorporam os saberes das organizações da sociedade civil, da comunidade, dos movimentos e equipamentos culturais dos estados e municípios, com oportunidades para os alunos conhecerem seus territórios, com vivências promovidos por museus, centros culturais, bibliotecas e outros espaços de arte e cultura”, propõe, lembrando que esta é uma demanda dos estudantes aferida na pesquisa Atlas das Juventudes 2022 , apoiada pelo Itaú Educação e Trabalho.

“Investir em políticas públicas que articulem arte e educação certamente nos ajudaria a progredir mais rapidamente e com mais qualidade, garantindo as bases que precisamos para superar os desafios da formação e do futuro dos nossos estudantes e do país”, finaliza Saron seu artigo.

group of people sitting on chair on stage
Photo by cottonbro studio on Pexels.com

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *