Glória Maria foi gigante e deixa marca indelével na história do jornalismo e da TV no Brasil

Morre Glória Maria, jornalista icônica da televisão; na foto, ela como a melhor apresentadora que o Fantástico já teve – Foto: Divulgação – Globo – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A morte da jornalista Glória Maria, nesta quinta, 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, deixa o Brasil em luto profundo. Profissional gigante, ela deixa marca indelével na história do jornalismo e da televisão no Brasil.

“Não largo o jornalismo nunca, eu vou morrer jornalista”, disse ela em uma entrevista exclusiva a este escriba em 2009, que você pode ler ao fim deste texto.

Não largo o jornalismo nunca, eu vou morrer jornalista.

Glória Maria
em entrevista a Miguel Arcanjo Prado em 2009

Dona de um faro único de repórter, capacidade rara para cavar furos e para contar histórias de modo carismático, Glória Maria fazia texto e imagem casarem com perfeição.

Glória Maria apresenta o Fantástico ao lado de Pedro Bial – Foto: Divulgação – Globo – Blog do Arcanjo

Glória Maria foi a melhor apresentadora da história do Fantástico

Como apresentadora, exalou carisma, no comando do Fantástico entre 1998 e 2007, dominical do qual foi a melhor de todas as apresentadoras de sua história.

Glória Maria fez parte de uma geração que desbravou a TV nacional, abrindo literalmente a mata com facão. Primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional, ela impôs seu nome e sua figura, com seu inesquecível cabelo black power, com seu incomensurável talento. E tudo isso em tempos de ditadura militar e em um Brasil ainda mais racista que o atual.

Entrevistou os maiores artistas de seu tempo: Michael Jackson (única jornalista brasileira a alcançar este feito), Mick Jagger, Freddie Mercury, para ficar em apenas três exemplos.

Ex-telefonista, ela batalhou para se tornar jornalista, profissão que exerceu com paixão e entrega até o fim, como era seu desejo. Livre pensadora, não aceitava caixinhas ou amarras, tampouco era de seu feitio receber ordens de cabeça baixa, inclusive dos chatos de plantão da internet.

Nunca serei politicamente correta. Acho um saco! Sou livre. Rebelde! Ninguém vai me dizer como tenho que viver!

Glória Maria
Em sua rede social em 2020
Glória Maria foi pioneira na representatividade negra na TV – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Mulher negra pioneira na TV

No tocante à representatividade positiva do negro na sociedade, ela foi pioneira em todos os sentidos. Abriu caminhos e se converteu em um ícone inquestionável para inúmeras gerações. Como este jornalista escreveu diante da arrogância e ignorância das novas gerações, Glória Maria é incancelável.

Nunca iria passar pela minha cabeça adotar criança branca. Não é por discriminação. É porque, primeiro, sou negra. Segundo, porque as negras é que precisam ser adotadas. Aí eu iria adotar o quê?

Glória Maria
em entrevista a Miguel Arcanjo Prado em 2009

Senhora de sua própria liberdade, também foi pioneira como mulher em um mundo jornalístico altamente machista.

À frente de seu tempo, Glória Maria era conhecida por ser uma mulher livre, que escolheu jamais depender de homem, preferindo manter na privacidade seus relacionamentos. Deixou para exercer a maternidade de modo solo, quando sua carreira já estava consolidada. E escolheu adotar duas meninas negras, durante a temporada sabática na Bahia.

Glória Maria é maior que a televisão e o jornalismo da TV Globo. Glória Maria é uma gigante do tamanho do gigante chamado Brasil, que hoje chora, inconsolável, sua morte.

Depoimentos sobre Glória Maria

Divertida, dona de uma gargalhada deliciosa de se ouvir e inconfundível. Vestia sempre looks lindíssimos, dona de um estilo seu, próprio, maravilhoso. Generosa, dona de um coração gigante para os amigos. Glória Maria foi dona de muita coisa. A maior delas, da sua liberdade. Um legado histórico.

Guta Nascimento
jornalista

Ah… Que tristeza… Acabo de tomar conhecimento da morte desta linda pessoa, querida amiga e colega, Glória Maria. Que merda, que droga, que perda imensa para quem, para além da profissional, conheceu-a e trocou com ela alegria em festas, conversas produtivas, memórias a não esquecer. Adeus, lindeza, você fará demasiada falta. Descanse em paz, esta frase irritante para um desejo verdadeiro ainda que inócuo.

Marília Gabriela
jornalista

Quero me lembrar da querida Glória sempre sorrindo. A última vez que nos vimos foi na Sardegna. Ela me ligou querendo ir para Roma e eu disse que estava em La Maddalena, de férias. Ela imediatamente decidiu: vou praí! A Glória era assim, fazia tudo o que tinha vontade e essa era a sua parte mais bonita e gratificamente. Foi muito bacana poder mostrar a ela às suas duas lindas filhas um pouco daquela ilha de que tanto gosto. A Glória vai deixar saudades imensas. Difícil uma pessoa como ela, talentosa, provocadora, alegre, resolvida, cheia de curiosidade. Uma perda enorme, nem sei como explicar…

Ilze Scamparini
jornalista

Ela partiu. Glória Maria era energia, liberdade, alegria, talento. Que honra ter tido a chance de trabalhar com ela e de ouvir suas histórias. Nessa última entrevista que fiz com a Glória em março de 2022, nós rimos, recordamos bons momentos e pude dizer pra ela da minha admiração. Laura e Maria recebam o carinho de um país inteiro.

Fátima Bernardes
jornalista

Lembre a seguir a entrevista de Glória Maria a Miguel Arcanjo Prado em 2009, publicada originalmente no portal R7

“Nunca passou por minha cabeça adotar criança branca”, diz Glória Maria

“Não é por discriminação. É porque negras precisam ser adotadas”, afirma jornalista

Por Miguel Arcanjo Prado

Outubro de 2009

A jornalista Glória Maria, que renovou com a Globo até 2016, disse que pretende preservar ao máximo a imagem das filhas, Laura e Maria, já que o processo de adoção das meninas ainda não está concluído. A conversa exclusiva foi na festa de 9 anos da revista Quem, na noite desta terça-feira (6/10/2009), em São Paulo.

“É claro que elas não vão ficar a vida inteira escondidas, mas só vou chegar no Rio no fim do ano. Estou ainda terminando o processo de adoção. Acho que quantos menos expô-las, melhor. É por elas, não é por mim. Por mim, queria mostrar, porque eu sou uma mãe coruja. Elas são lindas. Mas por enquanto não dá”, disse.

A jornalista contou que faz questão de acompanhar todos os passos das filhas e que vai junto “para a natação, para a aula de música”. Glória ainda explicou por que fez questão de adotar duas meninas negras.

“Você acha que eu iria adotar duas branquinhas? Primeiro, você sabe, eu fiz trabalho com crianças abandonadas. E, lá nos abrigos, você descobre que a maioria das crianças que precisam é negra. Porque todo mundo só quer adotar menina branca até um ano. É aquele negócio: eu não escolhi, elas me escolheram. Nunca iria passar pela minha cabeça adotar criança branca. Não é por discriminação. É porque, primeiro, sou negra. Segundo, porque as negras é que precisam ser adotadas. Aí eu iria adotar o quê?”, pontuou.

Glória Maria com as filhas, Laura e Maria – Foto: Arquivo pessoal – Blog do Arcanjo

Glória afirmou que, com a maternidade, está cada vez menos vaidosa.

“Eu não tenho preocupação com isso Para você ter uma ideia, quando eu vim para cá hoje eu esqueci maquiagem. Se não tivesse uma pessoa para me maquiar teria vindo de cara lavada. Eu não tenho essas preocupações. Nunca botei botox, nunca fiz plástica”, revelou.

Glória Maria contou que acaba de renovar seu contrato com a Globo até 2016. O contrato venceria em 2012 e foi renovado de forma antecipada. Ela disse que até pretendia mudar de emissora, mas o peso de 35 anos de Globo falou mais alto.

“Eu até tentei mudar [de emissora], mas é muito tempo. São 35 anos, uma vida. Quando você quer muito dinheiro e poder, tudo bem. Mas eu tenho uma relação profunda de profissionalismo e de amizade com a Globo. Não tem como sair, não dá. Para mim, é muito difícil ir para outro lugar. Eu até queria, para me libertar, porque a vida inteira eu trabalhei na Globo, mas até agora eu não consegui. Eu tento, mas eu não consigo. O contrato ia terminar em 2012, aí eles pediram para antecipar a renovação. Eu acabei renovando até 2016”, avisou.

Glória Maria entrevista Mick Jagger – Foto: Reprodução Globo – Blog do Arcanjo

Glória, que volta a trabalhar em janeiro de 2010, afirmou que, por enquanto, só se dedica às duas filhas que adotou em Salvador, Laura e Maria.

“Se eu pudesse, negociava mais uma licença maternidade. Mas tenho de voltar a trabalhar”, explicou.

A jornalista afirmou que não quer mais trabalhar aos fins de semana.

“Sábado e domingo nunca mais! Sábado e domingo agora são para as minhas filhas. Eu trabalhei dez anos direto só tendo fins de semana nas férias. Vou cortar as viagens em 80%. Fiz quase tudo que queria. Agora, quero viajar o mínimo possível e estou negociando isso. Quero curtir minhas filhas. Tudo é bárbaro na maternidade”, confidenciou.

Glória Maria: repórter pioneira do Jornal Nacional – Foto: Memória Globo – Blog do Arcanjo

Questionada se pretende ter um programa só seu, respondeu:

“Todo mundo quer que eu tenha um programa, mas não pensei nisso ainda. Estou pensando nas meninas. Acho que até dezembro, quem sabe, a gente chega a essa conclusão”, falou.

Para finalizar, perguntamos se esse programa poderia ser de entretenimento. Glória respondeu de forma firme.

“Não largo o jornalismo nunca. Eu vou morrer jornalista”, concluiu.

Veja imagens da carreira de Glória Maria

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *