Vera Holtz volta ao teatro com Ficções, ‘peça espatifada’ baseada em best-seller israelense

Vera Hotlz estreia peça Ficções no Teatro Faap – Foto: Ale Catan – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Às vésperas de completar 70 anos de vida, em 7 de agosto deste ano, Vera Holtz é uma artista que aprendeu a dialogar de forma artística e impactante nas redes sociais.

Sua conta no Instagram, por exemplo, possui 1,2 milhão de seguidores, o que a torna uma das artistas de sua geração com maior poder de comunicação com os mais jovens, com seus ensaios fotográficos altamente elaborados.

Agora, Vera Holtz pode ser vista pelo público paulistano de parto, no Teatro Faap, onde estreia nesta quinta, 19 de janeiro, a peça Ficções, escrita e dirigida por Rodrigo Portella. O monólogo se inspira em Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, do filósofo israelense Yuval Noah Harari, livro que vendeu 23 milhões de cópias desde o lançamento em 2014.

Idealizada por Felipe Heráclito Lima, a produção fez sucesso no Rio antes de aportar na capital paulista e está confirmada no 31º Festival de Curitiba, em março/abril deste ano.

Em tempos que todo apoio à cultura deve ser valorizado, Ficções tem patrocínio de Boa Vista, Magalu, PWC e Dasa.

‘Peça espatifada’

O espetáculo navega pela capacidade inventiva da humanidade, que não se cansa de inventar mundos possíveis, instigando uma pergunta: essa construção de ficções é para nosso bem? A encenação propões uma “peça espatifada”, como define o diretor, com a liberdade de uma “jam session”, que é quando os músicos se unem para tocar de forma descompromissada.

“Gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia. O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, diz a atriz paulistana de Tatuí, completamente atenta ao aqui e agora.

Ficções, com Vera Holtz

Quando: De 19 de janeiro a 26 de março de 2023; sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h
Duração: 80 minutos
Onde: Teatro FAAP – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo, tel. 11 3662-7233 / 97185-9332 (whatsapp)
Quanto: R$50 a R$150 – Compre seu ingresso!
Classificação: 12 anos

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *