Grupo Gattu faz papel crucial na formação de público com seu Teatro do Sol em Santana, zona norte de São Paulo

Mestres na formação de público: artistas do Grupo Gattu no seu Teatro do Sol em Santana, zona norte de SP – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Com elenco dedicado, companhia fundada e dirigida por Eloisa Vitz faz temporada gratuita da comédia Glória, com a qual celebra 23 anos de trajetória

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O premiado Grupo Gattu chega aos seus 23 anos de trajetória como uma das mais atuantes companhias paulistanas no tocante à formação de público. Fundado e dirigida por Eloisa Vitz, uma das atrizes mais talentosas de sua geração, o Gattu sempre brinda o público com peças gratuitas de qualidade, em uma região da capital paulista ainda carente de teatro, a zona norte.

Com seu charmoso Teatro do Sol, localizado na Rua Damiana da Cunha, 413, em Santana, o Gattu dessa vez apresenta nova temporada do espetáculo Glória, mais uma dramaturgia e direção de Eloisa Vitz, mulher de destaque tanto na dramaturgia quanto na direção, com produção constante e profícua.

Eloísa Vitz, à frente dos atores do Grupo Gattu: 23 anos de excelência nas artes cênicas na cidade de São Paulo – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Aliás, o Grupo Gattu teve um ano de 2022 exuberante. O ano já começou com a vitória no Prêmio Arcanjo de Cultura, em 2021, na categoria Especial “pelo constante trabalho de formação de novos públicos para as artes cênicas no acolhedor Teatro do Sol”. Em agosto, Eloísa Vitz representou o Brasil no Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia, maior evento cênico do mundo, a convite do CreativeSP, que prevê a internacionalização da cultura paulista com apoio da Invest SP, OEI e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Também participaram da viagem as atrizes do Gattu Miriam Jardim e Mariana Fidelis.

Grupo Gattu de Teatro, reconhecimento de trajetória potente ao conquistar Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Elenco dedicado

Calcada no realismo fantástico, a comédia Glória traz no elenco dedicado Miriam Jardim, Mariana Fidelis, Daniel Gonzales, Lilian Peres, Eloísa Vitz, Isaque Patrício e Mano Braga. A trama se passa em uma ilha fictícia, onde o poder é disputado por duas mulheres, com críticas ácidas à manipulação da opinião pública que vemos nos dias atuais.

A peça integra as ações do grupo em 2023 no projeto A Graça e a Glória, contemplado pela 39ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. Esta foi a primeira e celebrada vitória do Gattu no Fomento ao Teatro paulistano, fruto de sua persistência e excelência cênica. O texto fecha a tetralogia filosófica de Eloisa Vitz, formada pelos espetáculos Amor, Fortuna, Graça e Glória.

É uma imensa alegria revisitar um tema tão intenso. Glória é um espetáculo de nosso repertório que ganha novo olhar e nova montagem. Da mesma maneira que os gregos, acreditamos que a Glória nem sempre é justa com o mais brilhante, mas certamente chega para aquele que mais se comprometeu com o triunfo. De maneira bem-humorada queremos trazer mais perguntas que respostas ao público.

Eloísa Vitz
Fundadora, diretora e dramaturga do Grupo Gattu

O Blog do Arcanjo acompanhou de perto uma sessão do espetáculo Glória e mostra as imagens pelo olhar da fotógrafa Annelize Tozetto.

Grupo Gattu abre o camarim de Glória ao Blog do Arcanjo

Veja imagens do espetáculo gratuito Glória do Grupo Gattu no Teatro do Sol em Santana, zona norte de São Paulo, pelo olhar de Annelize Tozetto

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *