Após críticas, Nômade Festival põe cantores negros com Erykah Badu, referência da black music

Após cantores brancos serem criticados, Erykah Badu agora terá artistas negros brasileiros ao seu lado no Nômade Festival dia 22/1/23 no Memorial da América Latina – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Depois de escolher artistas brancos para tocarem com a referência da black music norte-americana Erykah Badu e receber duras críticas, o Nômade Festival voltou atrás e mudou o line-up, convocando agora artistas negros para subirem ao palco do Memorial da América Latina, em São Paulo, em 22 de janeiro de 2023.

Antes, estavam escalados os garotos da zona sul carioca Bala Desejo e a paulistana Céu, além dos descendentes de Gilberto Gil, os Gilsons, que permaneceram no evento. Já Céu e Bala Desejo decidiram pular fora, após terem seus nomes criticados nas redes.

Agora, entram no line-up do Nômade Festival ao lado de Erykah Badu os artitas Larissa Luz, Anelis Assumpção, Majur, DJ Tamy e DJ Nyack, todos negros.

“Mais uma vez, agradecemos os comentários e indicações, e permanecemos aqui, escutando e construindo o Mundo Nômade com vocês”, declarou a organização do festival.

Após críticas negativas nas redes, Bala Desejo e Céu resolveram sair do Festival Nômade com Erykah Badu e foram substituídos por artistas negros – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Repercussão negativa

“Vacilação e esculacho não ter uma Tássia Reis, uma Luedji Luna, uma Larissa Luz, uma Majur ,uma discopedia na abertura da Erykah Badu”, espetou a carioca MC Taya no Twitter, quando viu Bala Desejo e Céu anunciados.

O rapper gaúcho Zudizilla, marido da baiana Luedji Luna, também criticou o line-up branco. “Cara, não tem como entender. Show da Erikah Badu com abertura de Gilsons e Bala Desejo? É sério isso?”, questionou.

A cantora baiana Xênia França, do hit Pra Que Me Chamas?, se manifestou também. “Totalmente desconectado do momento presente, dado que essa artista é uma instituição da cultura preta mundial e todo mundo sabe que ela dialoga com diversos artistas da música preta brasileira atual”. Ela prosseguiu. “Quando vejo uma coisa dessa tenho vontade rir porque chega ser ridículo (burrice) ignorar o que há de mais interessante e original em termos de linguagem contemporânea preta e tenho certeza que Badu ficaria feliz e orgulhosa de dividir uma noite com os nomes que tenho aqui na manga e vocês sabem quem são”.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Respeitado jornalista cultural e crítico de artes do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022