Festival de Curitiba retoma Fringe, muda curadoria e faz 31ª edição de 28 de março a 9 de abril de 2023

Cena de espetáculo do Fringe no Festival de Teatro de Curitiba: relação com a a cidade está de volta – Foto: Daniel Sorrentino – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Mais importante evento das artes cênicas da América Latina, o Festival de Curitiba, que neste mê recebeu o Prêmio Arcanjo, realiza sua 31º edição de 28 de março a 9 de abril de 2023. O maior festival de teatro do Brasil voltará com o Fringe, sua mostra cênica democrática e livre de curadoria. Já a Mostra Lucia Camargo ganha três novos curadores: o dramaturgo Patrick Pessoa, a atriz e diretora Giovana Soar e a pesquisadora cênica Daniele Sampaio.

Com alegria recebemos os novos nomes que irão compor o projeto curatorial do Festival pelos próximos dois anos, substituindo Guilherme Weber e Márcio Abreu, que fizeram um trabalho brilhante e que, com certeza, ficará marcado na história da Mostra Lucia Camargo e de todo o teatro nacional.

Leandro Knopfholz
idealizador e diretor do Festival de Curitiba

Os novos curadores são três grandes nomes da pesquisa, do estudo e da gestão cultural no Brasil. Três perfis com olhares distintos, tanto no setor acadêmico, como na produção e, até mesmo, na atuação. Acreditamos que a junção dos três novos curadores trará uma grande profusão artística para a Mostra Lucia Camargo.

Fabíula Passini
diretora do Festival de Curitiba
A diretora Fabíula Passini recebe o Prêmio Arcanjo pelos 30 anos do Festival de Curitiba – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo
Atores da peça The Celio Cruz Show, um dos destaques do Fringe em 2015 – Foto: Nilton Russo – Blog do Arcanjo

Fringe de cara nova

Inspirado no Fringe do Festival de Edimburgo, na Escócia, o Fringe curitibano é uma tradicional mostra aberta sem o crivo da curadoria do evento, em que companhias de teatro, circo, música, dança, bem como outras vertentes artísticas, de várias partes do Brasil e de outros países, que participam do Festival de Curitiba por meio de cadastro voluntário. Após hiato de três anos, por conta da pandemia, o evento volta à programação com novidades.

Os cadastros para projetos já estão abertos e podem ser realizados até o dia 18 de dezembro, por meio da plataforma online CACO, uma ferramenta que conecta profissionais do setor cultural, com espaços para divulgação de trabalhos, observações das tendências da arte e de novas oportunidades, pelo endereço www.caco.show/fringe.

O Fringe tem uma história de 25 anos, como um grande celeiro e encontro das artes cênicas do Brasil e da América Latina. Durante essas duas décadas e meia, o cenário mudou, o teatro evoluiu e a forma de nos comunicarmos também avançou várias vezes. É por isso que a cada período o Fringe se reestrutura e, para essa volta tão significativa, buscamos aperfeiçoar o formato de espaços de apresentações.

Priscila de Morais
coordenadora do Fringe
Fringe é espaço para novos rostos no teatro brasileiro: Ricardo Nolasco, Leonarda Glïck e Stéfano Belo, da Selvática Ações Artísticas, grupo curitibano que cresceu após destaque no Fringe, em foto de 2015 – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Com nova identidade visual, o Fringe também passa por uma manutenção e atualização, abrindo espaço para cadastros de projetos em três tipos de formatos.

O primeiro é em dimensão de Mostra – evento que concentra atividades artísticas com a mesma temática ou conceito proposto por grupos, coletivos e instituições, com duração de quatro (4) até seis (6) dias, que contenha no mínimo cinco (5) atividades distintas em pelo menos dez (10) sessões.

O segundo é na configuração de Rua – para espetáculos que serão programados em logradouros públicos de Curitiba e de cidades da Região Metropolitana, com produção da organização do evento, em formatação em comum acordo entre artistas e o Fringe.

E, por último, no modelo Independente – em que espaços culturais de Curitiba e região, recebem eventos artísticos ou montam sua própria programação durante o período do Festival de Curitiba. Nesta configuração, os espaços realizam os procedimentos de negociação com as próprias companhias.

O Fringe também terá em 2023 uma Rodada de Conexões das Artes Cênicas.

Eternizando o teatro em imagens – Fotógrafos oficiais do 30º Festival de Curitiba: Lina Sumizono, Rodrigo Leal, Dayana Jacqueline, Daniel Sorrentino, Virginia Benevenuto, Annelize Tozetto e Humberto Araujo – Foto: Iara Eliz – Blog do Arcanjo
Público chega ao oitavo Gastronomix no 25º Festival de Curitiba em 2016 – Foto: Diego Pisante – Blog do Arcanjo

+ Eventos


Além da Mostra Lucia Camargo e do Fringe, o Festival de Curitiba é composto por vários outros projetos e eventos culturais e artísticos, que promovem uma grande pluralidade, como o Risorama – sob os cuidados do humorista anfitrião Diogo Portugal reúne os melhores performers de stand-up comedy do país; o MishMash – com o foco em programação familiar oferece atrações variadas como circo, mágica, malabarismo e comédia para divertir todas as idades; o Guritiba – voltado ao público infantil e juvenil com espetáculos teatrais e musicais, além de promover ações sociais itinerantes; o Gastronomix – evento musical e artístico aliado com o setor gastronômico, carinhosamente chamado de “quermesse de alta gastronomia”, em que oferece um diverso cardápio criado por grandes chefs brasileiros, a preços acessíveis, em um clima descontraído; a Mostra Festival na Rua – que transforma os espaços públicos durante o período em uma nova rotina da capital paranaense, levando arte para vários pontos da cidade de forma totalmente gratuita e ao alcance de todos; o Interlocuções – com programação inteira gratuita, promovendo debates, oficinas, encontros, lançamento de livros, exibição de filmes e outras experiências para aprofundar a troca de ideias entre artistas e público; bem como outras iniciativas artísticas paralelas, que farão parte da 31ª edição do Festival de Curitiba.

Larissa Luz no musical Elza no Festival de Curitiba de 2019 – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Você pode saber das novidades do Festival de Curitiba pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @festivaldecuritiba, Facebook @festivaldecuritiba, Twitter @fest_curitiba, TikTok @festivaldecuritiba  e youtube.com/user/festcuritiba. O Fringe também mantém seus próprios canais de comunicação, acesse www.fringe.com.br, o Instagram @fringecuritiba e o Facebook @fringecuritiba.

Um gigante dragão colorido de balões impactou o público do MishMash no 25º Festival de Teatro de Curitiba em 2016 – Foto: Daniel Sorrentino – Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *