Francisco, el Hombre lança Apesar de Você de Chico Buarque para atrair tempos melhores
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Apesar de você
Chico Buarque
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Os versos de Chico Buarque foram eternizados nos tempos de ditadura e ganham novos significados no Brasil de hoje. A célebre canção Apesar de Você, composta em 1970, ganha versão pela banda Francisco, el Hombre. O lançamento integra um EP com outras duas versões inéditas da faixa — uma a capella e outra instrumental. (ouça).
“É para dar um gás nessa reta final, falando desse amanhã que a gente já vê ali brilhando. Queremos que seja uma celebração e também um tributo a todos aqueles que não chegaram até aqui, mas que nos dão força para conseguir virar essa página da história”, reflete Mateo Piracés-Ugarte, que forma o conjunto ao lado de LAZÚLI, Helena Papini, Sebastianismos e Andrei Kozyreff.
O produtor Felipe Vassão foi o responsável por traduzir a versão original para a linguagem da Francisco, el Hombre. “Ele conseguiu esculpir o nosso arranjo de uma maneira minimalista, mas tendo o necessário para a música ter a cara da banda. No final, ela reflete a gente ao vivo: é brincalhona e feliz”, comenta Mateo.
Esta é a segunda regravação que o grupo faz de uma obra de Chico Buarque. A primeira foi “Roda Viva” (assista), que integra a trilha-sonora de “A Fantástica Fábrica de Golpes” (The Coup d’État Factory), documentário que destrincha o colapso da democracia brasileira a partir do golpe que resultou no impeachment de Dilma Rousseff. Essa releitura, inclusive, já traz uma citação a “Apesar de Você”, o que criou um elo ainda mais forte com as duas obras e culminou no atual lançamento. “Essa reta final todo mundo tem que olhar para o trabalho de resiliência e resistência que rolou nos últimos anos para que agora pudéssemos virar a página. O amanhã está quase lá”, finaliza Mateo.
Ficha Técnica:
Autor: Chico Buarque
Editora: Marola Edições Musicais
Produção Geral: Difusa Fronteira
Manager: Felipe França Gonzalez
Produção: Felipe Vassão
Gravado no BTG Studio por Zeca Leme e Brolo Gonzalez
Mixagem: Zeca Leme
Master: Mauricio Gargel
Arranjos: Helena Papini, Juliana Strassacapa, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff e Mateo Piracés Ugarte.
Voz: Juliana Strassacapa e Mateo Piracés Ugarte
Coros: Juliana Strassacapa, Sebastián Piracés Ugarte, Mateo Piracés Ugarte, Helena Papini e Andrei Kozyreff
Baixo: Helena Papini
Percussão: Juliana Strassacapa
Guitarra: Andrei Martinez Kozyreff
Bateria: Sebastian Piracés Ugarte
Violão: Mateo Piracés Ugarte
Siga @miguel.arcanjo no Instagram
Ouça Arcanjo Pod no Spotify
Blog do Arcanjo no YouTube
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. Mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Ganhou o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Governo do Estado de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.