Museu do Ipiranga reabre no Bicentenário da Independência com shows grátis de Juliette, Criolo e Silva: veja programação

Celebração ainda tem Fafá de Belém, Vanessa da Mata, Margareth Menezes e Johnny Hooker

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O lugar que abrigou o famoso grito de Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822 ganha programação especial que celebra não só o Bicentenário da Independência como também a reabertura do Museu do Ipiranga, em São Paulo.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta de 7 a 11 de setembro uma programação diversa que incluiu cantores como Juliette, Gabriel Sater, Geraldo Azevedo, Silva e Criolo. Haverá ainda um espetáculo de projeção mapeada na fachada concebido por Giuliano Scandiuzzi e Flavio Reis, dos estúdios VJ Scan e Audiovisualismo, e trilha sonora de André Abujamra, de 7 a 11 de Setembro, das 18h às 22h. Também está programado um balé de drones no dia 7 de Setembro, às 21h. A celebração é coordenada por Abel Gomes, responsável pela direção artística da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Programação grátis

A programação é gratuita e acontece no Parque da Independência, com entrada pela Rua dos Sorocabanos, no Ipiranga, São Paulo. O palco foi colocado na Praça Cívica. O público ficará na esplanada do Parque. A programação pode ter alterações, com a entrada de novos artistas. São mais de 300 artistas que se apresentam com 80 bailarinos e mais de 100 componentes da Orquestra Jovem do Estado – Emesp Tom Jobim.

Um espetáculo de multilinguagens e diversos estilos musicais e 20 grandes nomes da música brasileira como Maestro João Carlos Martins, Daniel, Fafá de Belém, Margareth Menezes, Criolo, Vanessa da Mata, Johnny Hooker, Silva, Geraldo Azevedo, além das Orquestras Sinfônica do Estado de São Paulo — Osesp, SP Big Band e Brasil Jazz Sinfônica.

No dia 7 de Setembro, haverá um espetáculo concebido especialmente para a data com 20 grandes atrações da música brasileira, como: João Carlos Martins, Daniel, Fafá de Belém, Margareth Menezes, Criolo, Vanessa da Mata, Johnny Hooker e Silva. Às 19h. O espetáculo terá mais de 300 artistas, incluindo 80 bailarinos e mais de 100 componentes da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, da Escola de Música Tom Jobim, sob a regência do maestro Cláudio Cruz.

O evento tem produção da Organização Social Amigos da Arte e SRCOM, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e patrocínio da Amstel.

Data histórica

“A entrega do Novo Museu do Ipiranga e o Bicentenário da Independência são marcos relevantes que pertencem ao conjunto da sociedade e devem ser celebrados por todos os brasileiros, por meio de uma programação cultural que represente a diversidade do Brasil e mobilize a população para refletir sobre os valores e os significados da data histórica e da instituição”, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

“É por isso que o Governo do Estado de São Paulo se empenhou para viabilizar o projeto de restauro e ampliação do Museu do Ipiranga e de seu Jardim Francês, e está realizando mais de 100 atividades culturais relacionadas ao tema, como a projeção mapeada na fachada do Museu e o espetáculo do dia 07/09 no Parque da Independência, além da agenda virtual Bonifácio, um guia completo sobre a programação do Bicentenário em São Paulo”, diz o secretário.

Aberta ao público, a programação traz música, dança, artes visuais, reapresentando a diversidade cultural do país. Haverá, ainda, transmissão pela plataforma de streaming e VOD #CulturaEmCasa, que em 27 meses no ar tem cerca de 5 mil conteúdos, 35 milhões de usuários únicos e 8 milhões visualizações. A TV Cultura também fará a transmissão no dia 7 de setembro, das 19h às 20h30.

Visitação ao Novo Museu do Ipiranga

A visitação ao Museu do Ipiranga acontece a partir do dia 8 de setembro, das 11h às 16h, mediante agendamento, que será disponibilizado a partir de 5 de setembro, pelo site ou pela plataforma Sympla. Até o dia 6 de novembro, os ingressos serão gratuitos.

Agenda Bonifácio

O público também pode conferir uma extensa programação que pode ser acompanhada até dezembro pela plataforma online Agenda Bonifácio, do Governo do Estado, que reúne e apresenta mais de 200 atividades culturais relativas ao Bicentenário da Independência do Brasil. Atualmente tem 9 mil usuários e 1,3 milhão de pessoas alcançadas nas redes sociais. Cerca de 100 atividades são realizadas pelas instituições culturais do Governo do Estado de São Paulo.

Programação

Local: Parque da Independência

Endereço: Rua dos Sorocabanos, no bairro do Ipiranga, São Paulo/SP

Espetáculo de projeção mapeada na fachada do Museu do Ipiranga

Serviço: 7 a 11/9, das 18h às 22h

Espetáculo de drones sobre o Museu do Ipiranga no céu, no palco e o projetado na fachada intitulado “200 anos com 200 drones”

Serviço: 7/9, às 21h.

7/9 – A partir das 17h

Local: Parque da Independência (entrada pela Rua dos Sorocabanos, no Ipiranga)

12h — Abertura do Parque da Independência

17h — DJ Luísa Viscardi

18h às 22h — Projeção Mapeada na fachada do Novo Museu do Ipiranga

19h — Espetáculo com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e apresentações de Criolo, Leandro Lehart, Margareth Menezes, Larissa Luz, Adão Fernandes, Chapinha da Vela, Kant, Fafá de Belém, Bois Caprichoso e Garantido de Parintins, Gaby Amarantos, João Carlos Martins, Ísis Testa, Juliette, Vanessa da Mata, Johnny Hooker, Mateus Carrilho, Bia Villa-Chan, Daniel e Priscilla Alcântara.

21h — Balé de drones

Dia 8/9 – A partir das 17h

Local: Parque da Independência (entrada pela Rua dos Sorocabanos, no Ipiranga)

15h — Abertura do Parque da Independência

17h — DJ Luísa Viscardi

18h — Concerto da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo

18h às 22h — Projeção mapeada na fachada do Novo Museu do Ipiranga

19h15 — Bala Desejo

20h30 — Silva

Dia 9/9 – A partir das 17h

Local: Parque da Independência (entrada pela Rua dos Sorocabanos, no Ipiranga)

15h — Abertura do Parque da Independência

17h — DJ Luísa Viscardi

18h – Orquestra Jazz Sinfônica

18h às 22h — Projeção mapeada na fachada do Novo Museu do Ipiranga

19h30 — Melim

Dia 10/9 – A partir das 17h

Local: Parque da Independência (entrada pela Rua dos Sorocabanos, no Ipiranga)

12h — Abertura do Parque da Independência

17h — DJ Clara Cady

18h — Orquestra Jazz Sinfônica

18h às 22h — Projeção mapeada na fachada do Novo Museu do Ipiranga

19h30 — Gabriel Sater e Sá

Dia 11/9 – A partir das 17h

Local: Parque da Independência (entrada pela Rua dos Sorocabanos, no Ipiranga)

12h — Abertura do Parque da Independência

17h — DJ Clara Cady

18h — Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e SP Big Band

18h às 22h — Projeção mapeada na fachada do Novo Museu do Ipiranga

19h30 — Geraldo Azevedo

Museu do Ipiranga

Terça a domingo

De 8 a 11 de Setembro: das 11h às 16h

A partir do dia 13 de Setembro: das 11h às 17h

Ingressos disponíveis a partir de 5 de Setembro, às 10h, no site ou via plataforma Sympla

Entrada apenas mediante agendamento prévio

Entrada gratuita até 6 de Novembro

Rua dos Patriotas, nº 100, Ipiranga, São Paulo, SP

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo desde 2012 e o Prêmio Arcanjo desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por TV Globo, Grupo Record, Grupo Folha, Editora Abril, Huffpost Brasil, Grupo Bandeirantes, TV Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Foi coordenador da SP Escola de Teatro. Integra o júri do Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de SP, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura e Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *