Peça Tradutor de Silêncios, de Mia Couto, faz sessões grátis na SP Escola de Teatro com Selim Nigri

Selim Nigri em Tradutor de Silêncios – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Espetáculo aborda temas atuais como machismo e racismo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Estreia nesta sexta, 19 de agosto, a peça Tradutor de Silêncios, com dramaturgia inspirada por textos do autor moçambicano Mia Couto e direção de Marco Miranda, na SP Escola de Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210). No enredo, o espetáculo traz uma série de histórias que abordam problemáticas impactantes e polêmicas que permeiam as relações humanas, como racismo, machismo, entre outras. As apresentações serão gratuitas e acontecerão na sala R1 da Instituição nos dias 19, 20, 26 e 27 de agosto, sextas e sábados, sempre às 20h30. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla da SP.

Com interpretação do ator Selim Nigri, a montagem faz uma releitura de um dos maiores autores de língua portuguesa da contemporaneidade, um dos expoentes da literatura africana que já foi traduzido para mais de 24 países em todo o mundo. Nesse contexto, o artista celebra a oportunidade de trazer o trabalho do escritor para os palcos.

Selim Nigri na estreia da peça Tradutor de Silêncios – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo
O autor moçambicano Mia Couto – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Com música por Bruno Gomes e cenário e figurino por Augusto Pessôa, a peça aborda diferentes nuances da experiência humana a partir das obras consagradas. Para o ator, transpor as camadas criadas pelo roteiro para o teatro é um desafio. Formado em engenharia, o artista cursou teatro no Rio de Janeiro, onde atuou e participou de diversos projetos nos anos 1980:

“Tenho que agradecer à permissão do Mia para utilizar seus textos. A ideia de dar acesso gratuito ao espetáculo veio de encontro aos objetivos do autor que liberou a sua obra para este espetáculo”, fala Nigri.

“Já são mais de 30 anos de experiência em consultoria empresarial, onde falo sobre experiências próprias. Decidi me desafiar para o diferente em uma época tão fechada para o diálogo”, comenta Nigri.

O ator ainda convida a todas, todes e todos para fazer parte desse experimento cênico:

“Em tempos agitados como os nossos, quando polaridades se exacerbam, é fundamental ter gente importando-se com a cultura. Como você que veio ver Tradutor de Silêncios”.

Selim Nigri na estreia da peça Tradutor de Silêncios – Foto: Rafa Marques – Blog do Arcanjo

Sinopse: Em sua volta à cena teatral, após 35 anos, Selim Nigri apresenta “Tradutor de Silêncios”. O espetáculo busca ampliar a construção do que o ator chama de Arquitetura Social, onde os espaços são abertos para facilitar a convivência e o diálogo. O espetáculo estreou em São Paulo em maio, com grande sucesso, apresentou no Rio de Janeiro, em duas únicas sessões, e retorna a São Paulo na SP Escola de Teatro, no mês de agosto, nos dias 19, 20, 26 e 27, sextas e sábados, às 20h30, com entrada franca.

Ficha técnica:

Elenco: Selim Nigri
Roteiro e direção: Marco Miranda
Cenário e Figurino: Augusto Pessôa
Música: Bruno Gomes
Produção Executiva: Marcelo Tomé

Tradutor de Silêncios

Apresentações Presenciais
De 19 a 27 de Agosto – Sextas e Sábados, às 20h30
Duração: 70 minutos
Local: SP Escola Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo)
Ingressos via Sympla – www.sympla.com.br/spescoladeteatrodigital (Vendas somente online)
Valores: Gratuito
Lotação: 60 lugares

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tim Maia: 80 anos do eterno síndico Arlete Salles brilha no Teatro das Artes Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo