Caetano Veloso faz 80 anos como artista fundamental ao Brasil

Autor de obra monumental, cantor e compositor baiano Caetano Veloso sempre defendeu a liberdade e a democracia com vida e obra dedicada à cultura brasileira
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Foto BOB SOUSA
@bobsousa
A Bahia, o Brasil e o mundo nunca mais foram o mesmo, nem sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação, depois do dia 7 de agosto de 1942. Naquele dia, em plena Segunda Guerra Mundial, nascia um artista que semearia a paz: Caetano Emanoel Viana Teles Veloso, ou simplesmente Caetano Veloso, que celebra 80 anos neste domingo. Gênio da música popular brasileira e dono de obra monumental, ele tornou-se artista fundamental ao país ao se misturar à sua história e brindar nossa cultura com pérolas que vão da Tropicália, forjada por ele ao lado de nomes como Gilberto Gil, Gal Costa, Nara Leão e Tom Zé, a discos fundamentais, sobretudo os da safa dos anos 1970, como o cinquentão Transa. Artista consciente de seu papel político, Caetano Veloso também sempre esteve presente em todas as questões em defesa de um Brasil plural, justo e democrático, livre de tiranos covardes com seus podres poderes. Artista com A maiúsculo fundamental ao Brasil, Caetano Veloso merece ser celebrado, aplaudido e reverenciado ontem, hoje e sempre. O Blog do Arcanjo presta esta singela homenagem ao grande homem, ao grande artista, ao grande baiano, ao grande brasileiro chamado Caetano Veloso em seus 80 anos, desejando muita saúde, amor e paz ao nosso amado artista. Afinal, não dá para imaginar o Brasil sem Caetano Veloso.

Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.