Príncipe negro do musical A Pequena Sereia, Gabriel Vicente fala sobre conquista: ‘Realização de um sonho’
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
O ator Gabriel Vicente será o Príncipe Eric no musical da Disney A Pequena Sereia, que volta ao Teatro Santander, em São Paulo, entre 17 de julho e 16 de outubro. Ele é o primeiro príncipe negro a assumir protagonismo neste musical. Não custa lembrar que o pioneiro Tiago Barbosa fez o príncipe do musical Cinderella, em 2016, após fazer o sucesso O Rei Leão e hoje ser o ator brasileiro mais bem sucedido no teatro da Espanha onde foi indicado a prêmio ao lado de Antonio Banderas.
Gabriel fará par com a estrela dos musicais Fabi Bang, que mais uma vez protagoniza A Pequena Sereia, e substitui Rodrigo Negrini, que viveu o Príncipe Eric em 2018 e atualmente mora no México, onde protagoniza o musical Alladin.
A convite do Blog do Arcanjo, Gabriel Vicente, que antes estava no elenco do musical de sucesso A Cor Púrpura, fala sobre este momento tão especial em sua carreira: ser um príncipe negro num musical da Disney. Leia o depoimento.
“Realização de sonho de muitas camadas”
“Magia, encanto, fantasia, sonho… São palavras que remetem facilmente ao universo Disney – e é essa a sensação de agora. Eu volto no tempo, e me dou conta de que foram os desenhos, as histórias e músicas desse mesmo universo que me deram a chance de sonhar e acreditar no impossível; fosse voando, derrotando gigantes, me aventurando sem medo de rir na cara do perigo – e eu faço questão de começar falando de sonhos, porque… É preciso; num país que não estimula, tão pouco se ensina a sonhar – nas favelas, nas periferias, nos corpos pretos.
Dar vida a um príncipe, de uma história como ‘A Pequena Sereia’, é maior do que uma conquista profissional – é realizar um sonho de muitas e muitas camadas. Fico pensando na preciosidade que é proporcionar a crianças que se vejam um pouco em mim; a condição de realeza, numa personagem com final feliz, numa história bem sucedida, de amor e respeito por todos os lados… um respiro de esperança.
Impossível não lembrar também de todos esses anos de trabalho duro, mas de muito amor à arte, e muita fé no norte mirado. Fui boneco de festa infantil, panfleteiro, animador de plateia em televisão, dançarino na China, monstro nas antigas ‘Noites do Terror’ do Playcenter, ator de plateias pequenas, pra não dizer vazias, promotor de eventos, produtor de arte floral, vendedor de vinho, atendente telemarketing, e tantas outras funções, e o que fosse preciso pra seguir em frente e lutando pelo direito de viver do que se ama, e do ofício que exige evidentemente muito estudo e dedicação – como sempre fiz.
É um passo importante, e insisto em dizer mágico; também porque, e bastaria só um “porque” – o garoto que veio de lá do Jaraguá; que foi criado pela sua avó; avó essa que nunca tinha ido a um teatro até seus sessenta anos de idade (quando foi me assistir em São Paulo no teatro Bradesco com ‘Natal Mágico’), vai a partir de julho, dar vida ao Príncipe Eric em ‘A Pequena Sereia – O Musical’ da Disney.
Foram algumas fases de testes virtuais e presenciais, e a notícia veio em março. Eu estava no Rio de Janeiro, e na noite de 4 de março recebi a mensagem que me renderia três meses de muita ansiedade pra compartilhar essa felicidade com todos; e agora com a peça quase pronta pra abrir as portas para o grande público; ao lado de um elenco fantástico, com nomes como Fabi Bang (Ariel), Andrezza Massei (Úrsula) e Robson Nunes (Sebastião) e tantos outros artistas excepcionais; é hora de correr pro abraço.
A produção é da IMM com IGG, e tem direção geral e coreografias da brilhante Lynne Kurdziel; direção musical do talentoso Jorge de Godoy e tradução de Victor Mühlethaler.
Fica aqui meu convite para vocês viverem essa aventura mágica com a gente… Até porque, teatro só se faz com público. Estaremos no Teatro Santander de 17 de julho a 17 de outubro – e os ingressos já estão a venda!”
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.