Vagas para pessoas trans no curso grátis Teatro Decolonial da SP Escola de Teatro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

A SP Escola de Teatro abre cinco vagas para pessoas trans maiores de 18 anos no curso grátis Teatro Decolonial – Reflexão e Investigação Cênica, ofertado pela Extensão Cultural da instituição. Quem tiver interesse basta preencher aqui o formulário até esta terça, 7 de junho.

O teatro decolonial busca novos meios de pensar e fazer teatro, tentando desconstruir os conceitos sociais e culturais formados dentro do universo artístico.

As aulas acontecerão de 13 de junho a 29 de julho, às segundas, quartas e sextas, das 19h30 às 22h30, na sala R8 da Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210, próximo às estações República ou Higienópolis-Mackenzie do metrô, tel. 11 3775-8600).

Você é uma pessoa trans? Faça sua inscrição!

Indicado a maiores de 18 anos, o curso de 64 horas será orientado por Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção da SP, cofundador da Cia. Os Satyros e referência internacional na pesquisa sobre o teatro decolonial. Haverá certificado para concluintes.

Decolonialidade

O conceito de decolonialidade foi criado pelos estudiosos latino-americanos Anibal Quijano e Walter Mignolo e pode ser aplicado tanto no campo teórico quanto em práticas sociais e culturais, tal qual o teatro. No geral, dentro do universo artístico, a ideia busca questionar e repensar os métodos, técnicas e concepções europeias que foram assimilados no Brasil e em outros países da América Latina durante o processo da colonização. Nesse sentido, um dos objetivos do curso é investigar maneiras diferentes e originais de criar teatro e levar os participantes a olhar para o fazer teatral sob um novo prisma.

Orientador

Rodolfo García Vázquez é um dos fundadores do Satyros, companhia de teatro importante na cena cultural paulistana, e já recebeu prêmios nacionais e internacionais. Além de coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro, maior centro de formação em artes cênicas da América Latina, ele é professor convidado nas Universidades das Artes de Estocolmo e Helsinki, e autor do artigo The Decolonial Directing Approach (A abordagem Decolonial na Direção), recentemente lançado na Alemanha durante o Theatertreffen, maior festival em língua alemã do mundo. Atualmente, o artista cursa doutorado na ECA-USP sobre o tema.

Você é uma pessoa trans? Faça sua inscrição!

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *