Rapidinhas | Grupo Tapa encena texto censurado de Vianinha sobre ditador populista

Papa Highirte é a mais nova peça do tradicional Grupo Tapa com texto de Vianinha – Foto: Ronaldo Gutierrez – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Deus salve a América do Sul

O Grupo Tapa acaba de estrear seu mais novo espetáculo, dessa vez em seu Galpão Tapa, na Barra Funda. É Papa Highirte, texto do grande dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), o Vianinha. Estão em cena Zécarlos Machado, Adriano Bedin, Bruno Barchesi, Caetano O’Maihlan, Camila Czerkes, Eduardo Semerjian, Fulvio Filho, Isabel Setti e Mauricio Bittencourt. Sexta e sábado, às 20h, domingo, às 18h, até 17 de julho. A história, censurada na ditadura, mostra um ditador populista em um fictício país da América do Sul. Qualquer semelhança é mera coincidência.

Anjo não tem gênero

O ator e humorista Maciel Silva diverte o público ao abordar com muito bom humor as questões da sociedade contemporânea acerca dos gêneros na personagem Anjo da peça Se Os Homens São de Marte… As Mulheres São de Lua. A obra pode ser vista toda sexta, 21h, até 27 de maio, na Casa Aguinaldo Silva de Artes, na Vila Buarque, em São Paulo. Uma graça que só.

Fenômenos do Maranhão

Vem do Maranhão a mais nova comédia de sucesso em São Paulo, Pão com Ovo, com os intrépidos Adeílson Santos e César Boaes. Já vista por mais de um milhão de pessoas, a montagem diverte os paulistanos no Teatro Ruth Escobar, sexta e sábado, 21h, e domingo, 19h30, até 19 de junho, com sua ironia para as diferenças de classe social. Garantia de boas risadas.

Fala que eu te escuto

A oralidade tem saberes passados de geração a geração. Com foco em preservar as origens das tradições orais brasileiras, a 12ª edição do Boca do Céu 2022 aborda heranças dos povos africanos e de Portugal herdadas por nós. De 30 de maio a 4 de junho, o encontro traz farta programação, com 64 atividades com oficinas, debates e intervenções na Oficina Cultural Oswald de Andrade e narrações de histórias e shows no Sesc 24 de Maio. São artistas de vários estados e de países como Guiné-Bissau, Cabo Verde, Portugal, Galícia/Espanha e do Brasil. No dia 3 de junho, acontece no Sesc 24 de Maio o show Babuk Bassarel com Mû Mbana (Guiné-Bissau) e Sérgio Pererê (Minas Gerais). A curadoria é de Regina Machado, referência nos estudos da tradição oral. Vá de ouvidos bem abertos.

A vida é um cabaré

Imagine um espetáculo-cabaré, totalmente acústico, com música, performances teatrais, poesia e circo. Pois é justamente essa a proposta do Cabarezinho, que une os artistas Luiz Gayotto, Luís Mármora, Vanderlei Bernardino, Cris Rocha, Paola Musatti e Denise Matta. Pode ser visto no Galpão Cru, na Barra Funda, a partir do dia 27 de maio, sexta-feira, às 21h, com apresentações uma vez por mês. A cantora, compositora e artista visual Luiza Lian é a convidada especial da noite de estreia da nova temporada. Danada.

I have a dream

Embalada pela canção I Have a Dream, do Abba, a Cia. Os Satyros faz nova temporada da peça Pessoas Brutas, sucesso no último Festival de Curitiba, até o fim de maio em seu Espaço dos Satyros, na Praça Roosevelt, com sessões sextas e sábados, 21h, e domingo, 18h. No palco, moradores do centro de São Paulo são atormentados por desejos, amores, poder e vingança. Eita.

Carnificina capitalista

Terra de Matadouros é a mais nova montagem da aguerrida Brava Companhia, que estreia deste sábado, 21 de maio, no Centro Cultural São Paulo. Dirigida e adaptada por Fábio Resende, a peça é livremente inspirada no texto Santa Joana dos Matadouros, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956). Estão no elenco Ademir de Almeida, Elis Martins, José Adeir, Márcio Rodrigues, Max Raimundo e Paula da Paz. Em foco, a perversidade da indústria da carne. Ou seria da carnificina?

Diva do cinema

Uma das mulheres mais importantes da história do cinema brasileiro, a atriz e diretora Helena Ignez foi homenageada nesta quinta, 19, no Cine Satyros Bijou da Praça Roosevelt. Foram exibidos o filme A Mulher da Luz Própria, de sua filha, Sinai Sganzerla, além do clássico Copacabana, Mon Amour, de Rogério Sganzerla, com quem Helena foi casada. Icônica.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *