Rafael Primot emociona público em Baby, Você Precisa Saber de Mim no Teatro Eva Herz: ‘Momento de esperança’

Rafael Primot na estreia de seu solo Baby, Você Precisa Saber de Mim no Teatro Eva Herz em SP – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um dos artistas mais completos de sua geração, Rafael Primot levou às lágrimas a plateia na estreia de seu mais novo espetáculo, o solo Baby, Você Precisa Saber de Mim. Em cartaz no Teatro Eva Herz aos sábados, 20h, e domingos, 15h, a obra tem ingressos disponíveis pela Sympla. No espetáculo, o ator apresenta histórias de perdas e lutos em meio aos conflitos familiares vívidos por todos nós, em especial por conta da pandemia.

Pouco antes de subir ao palco, em conversa exclusiva com o Blog do Arcanjo no camarim, ele celebrou a retomada do teatro, após dois anos de hiato: “É maravilhoso retomar, estamos na expectativa do público voltar a frequentar o teatro. É um momento de esperança”, define.

No solo, escrito por ele mesmo, Primot interpreta Edu, um escritor que retorna à casa dos pais e se depara com lembranças de sua infância e adolescência ao lado dos irmãos.

A mãe, em estado terminal, é o elo dessa família. Entre momentos de muita emoção e leves doses de humor, o ator acredita no poder da dramaturgia como reflexão para seguir a vida em meio a tantos altos e baixos:

“É um espetáculo que fala sobre relações familiares, perdas, e também, sobretudo, da esperança de continuar”, reflete.

O espetáculo conta com histórias pessoais de Rafael e de amigos que ao longo de cinco anos foram sendo revisitadas e atualizadas. As leituras foram feitas durante o período de isolamento de forma online e os ensaios aconteceram na casa do ator.

Gosto muito de gente, gosto de contar histórias de pessoas, minhas histórias vão pelo humano, pelo simples. Vejo um pouco de tudo, mas o que me move é esse ‘lado meio torto’, é contar as dores e as diferenças.

Rafael Primot
ator e dramaturgo
Rafael Primot aposta na delicadeza em seu solo Baby, Você Precisa Saber de Mim – Foto: Bruno Poletti – Blog do Arcanjo

Série no Canal Brasil – Globoplay

Além de escrever, atuar e dirigir a peça, ao lado de Rodrigo Frampton, Rafael também tem um novo projeto para o streaming, a série Chuva Negra, produção do Canal Brasil – Globoplay com estreia prevista para o segundo semestre de 2022, em que, assim como no teatro, também escreve, atua e dirige.

A série apresenta o drama de uma família que precisa cuidar do irmão com síndrome de down após a morte dos pais. O elenco conta com João Simões, Júlia Lemmertz, Vanessa Giácomo, José Carlos Machado e Marcos Pitombo.

“Como ator sempre tive que ir atrás das minhas oportunidades, elas nunca vieram pra mim. Tive que entender o processo como todo. Pela dificuldade de estar trabalhando o tempo todo eu passei a escrever, a dirigir… Sou muito grato às dificuldades que eu tive, porque elas me ajudaram a seguir. Esse é o meu sonho”.

E não é de hoje que Rafael Primot está submerso nas artes. São mais de 20 anos de carreira, com destaque para a direção das peças Os Guardas do Taj, Como Ter Uma Vida Quase Normal e Chuva Não, Tempestade. Já nos cinemas assinou Todo Clichê do Amor, Gata Velha Ainda Mia e Manual Para Atropelar Cachorro. Um verdadeiro arquiteto das artes.  

Retire seu ingresso para ver Baby, Você Precisa Saber de Mim

Plateia foi às lagrimas

Após a estreia da peça Baby, Você Precisa Saber de Mim, cujo título é uma referência à canção Baby, de Caetano Veloso, o Blog do Arcanjo conversou com as personalidades presentes na plateia. Veja o que elas comentam sobre a obra de Rafael Primot.

É a história de todo mundo, de todas as vidas. Contada com tanta simplicidade e entrega. Achei de uma generosidade. É uma história que toca lá no fundo de cada um de nós. Estou realmente emocionada. Me pegou pelas coisas simples, que a gente esquece, e que realmente fazem a riqueza da vida.

Denise Del Vecchio
atriz

É uma peça emocionante, não tem como não se identificar, afinal todos nós somos filhos. Me emocionei o tempo inteiro. Tenho uma mãe que já está com uma idade avançada e que esse momento [dor, despedida] todo mundo vai passar em diferentes maneiras. Ele apresenta os pequenos detalhes em família que ficam,  como o café, os sorrisos, as coisas mais simples que ficam.

Leandro Luna
ator

Quando fala de relacionamento é muito atemporal, a gente se identifica nas relações mãe, pai, irmãos. Assisti os ensaios na casa dele, sem cenário, música, e sempre fui às lágrimas. Estou muita emocionada, ele me pegou pelas pequenas coisas pelo texto, direção.  

Monique Alfradique
atriz

Com reportagem de Leandro Evangelista
@evangeleandro
Colaboração para o Blog do Arcanjo

Blog do Arcanjo mostra quem aplaudiu estreia de Baby, Você Precisa Saber de Mim, pelo olhar do fotógrafo Bruno Poletti

Baby, Você Precisa Saber de Mim
com Rafael Primot

Texto, atuação e direção Rafael Primot com codireção de Rodrigo Frampton
Teatro Eva Herz, Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista
Sábados, 20h, domingos, 15h. Ingressos: R$60,00 Retire seu ingresso na Sympla!
Classificação 12 anos. Duração 60 minutos. Entre 14/05 e 26/06/2022

Retire seu ingresso para ver Baby, Você Precisa Saber de Mim

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *