Faustão na Band tem baixa no ibope e demissões três meses após estreia

Fausto Silva no palco com as bailarinas em seu programa na Band – Foto: Rodrigo Moraes/Band – Blog do Arcanjo
Fausto Silva no palco com as bailarinas em seu programa na Band – Foto: Rodrigo Moraes/Band – Blog do Arcanjo

Mesmo com todo prestígio e credibilidade que conquistou ao longo de sua bem-sucedida carreira televisiva, Fausto Silva vem enfrentando o desafio de tentar conquistar altos índices de audiência com seu Faustão na Band.

No último domingo, 17 de abril, a atração diária completou três meses na grade de programação do canal paulista.

Segundo reportagem do site Notícias da TV, o apresentador até conseguiu atingir números bem significativos na estreia da atração, que ocorreu exatamente no dia 17 de janeiro.

Contudo, a audiência não se firmou nos últimos 90 dias. Mesmo com todo esforço de sua competente equipe, a tão sonhada vice-liderança ainda não foi alcançada.

Justiça seja feita, o dono do bordão “ô loco meu” até tem conseguido boas médias para o padrão da emissora, mas não o suficiente para se manter invicto no placar da concorrência.

A situação se torna ainda mais complexa por conta de algumas demissões que ocorreram nos bastidores da produção. Ainda de acordo com a matéria, houve o desligamento do quadro de funcionários de dois produtores e uma bailarina.

Já Leonor Corrêa, irmã de Fausto Silva, teria deixado o programa para ocupar o cargo de executiva na Band.

Outro agravante é o fato de anunciantes não pagarem totalmente a conta cara que o apresentador trouxe para o canal. Em determinados dias da semana, os intervalos comerciais ficam vazios.

Vamos aos fatos ou melhor, aos números

Segundo dados de audiência da Grande São Paulo, Faustão tem média de 4,1 pontos, o que é um número expressivo em se tratando de Band. Mas, a tendência atual parece ser de queda.

Se em janeiro marcou 4,8 pontos, em abril soma 3,4 até o momento. Na estreia, Faustão marcou 8,3 pontos, com picos de 9,9, e empolgou a Band inteira, ainda de acordo com o Notícias da TV.

Entre janeiro e abril, os concorrentes ficaram bem longe do radar da Band. A Globo obteve 22,6 pontos no horário. A Record tem 9,4, e o SBT fechou o período com 7,2. Faustão triunfou contra a Record ou o SBT na média apenas na primeira semana. Desde então, não houve mais nenhuma vitória no embate direto.

Também preocupa a queda nos números em outras capitais do Brasil. Na semana passada, entre 4 e 10 de abril, Faustão marcou 2,4 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão), a média do Ibope nas 15 principais metrópoles do Brasil. Foi o resultado mais baixo desde sua estreia. No fim de março, Faustão deixou de ser o programa mais visto da Band nacionalmente. Agora, está atrás do Perrengue e do Jornal da Band.

Novos quadros para alavancar a audiência

Ao que tudo indica, a falta de novidade na programação – que segue a mesma desde a estreia -, vem fazendo com que a atração perca o fôlego, desmotivando o telespectador. Fora que boa parte dos quadros praticamente são réplicas do que ele já apresentava na Globo.

Mas o jogo pode virar. A produção promete revisitar um dos clássicos de sua antiga casa, o Se Vira Nos 30 que será rebatizado de Se Vira na Band. Inclusive as inscrições já estão abertas.

Fausto Silva é excelente no que faz, certamente conquistará a audiência tão almejada. Talento ele tem de sobra.

Colaborou Michele Marreira

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo Fred Raposo é destaque no Mirada Maitê Proença estreia O Pior de Mim em SP