São Paulo reúne gastronomia do Brasil e do mundo em uma só metrópole

Pastel de bacalhau é um dos pratos típicos de São Paulo – Foto: José Cordeiro/SPTuris – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Uma metrópole capaz de reunir todos os sabores do Brasil e do mundo. Assim é a cidade de São Paulo, reconhecida mundialmente pela grande variedade de restaurantes e bares que oferecem desde gastronomia popular até estabelecimentos premiados.

Existem na capital paulista quase 60 tipos de culinárias de diferentes nacionalidades e regionalidades.

São comidas típicas de outros estados brasileiros, da grande diversidade da gastronomia nordestina ao churrasco gaúcho, ou tradicionais refeições do Norte do país.

Também há opções para apreciar culinária árabe, japonesa, francesa, italiana, alemã e muitas outras.

Segundo números de associações do segmento, o município tem cerca de 20 mil restaurantes e 30 mil bares. E nos últimos anos surgiram também os food trucks e pequenos empreendedores que oferecem diversos tipos de comida de rua.

Sabores por todos os lugares

Um dos lugares mais icônicos e atrativo turístico paulistano é o Mercadão, que concentra estandes de especiarias, frutas diversificadas, carnes e bebidas. Além disso, o local tem vários boxes que oferecem petiscos para comer no local, como os famosos sanduíche de mortadela ou o pastel de bacalhau.

Ainda existem outros mercados espalhados pela cidade, assim como feiras livres que acontecem praticamente todos os dias em todas as regiões, onde é possível comprar frutas, legumes e salada frescos, e apreciar o pastel com caldo de cana.

Mais recentemente, surgiram locais que reúnem diferentes opções de food truck com grande variedade de comida, como lanches, salgados e drinques. São uma ótima oportunidade de fazer um passeio gastronômico e vivenciar a agitação paulistana.

Também há inúmeras hamburguerias para experimentar na cidade, além de eventos, festivais e concursos como o Comida di Buteco ou a Restaurant Week, oportunidades de provar petiscos ou pratos preparados especialmente num determinado período.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Um dos mais influentes e respeitados jornalistas e críticos culturais do Brasil, Miguel Arcanjo Prado dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Foi eleito entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Surra de estilo: Prêmio Bibi Ferreira 2022 Grammy Latino 2022: Veja brasileiros indicados! Travessia estreia em 10 de outubro na Globo Fred Raposo é destaque no Mirada Maitê Proença estreia O Pior de Mim em SP