O Chão de Dentro É Minha Terra mostra luta pela reforma agrária no Brasil
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A Cia. Los Puercos aporta nesta sexta (8) na SP Escola de Teatro da Praça Roosevelt com a peça O Chão de Dentro É Minha Terra, sob direção de Luiz Campos. A temporada vai até 1º de maio, sexta e sábado, 21h, e domingo, 19h, com ingressos pela Sympla.
Segundo o grupo, o espetáculo que contribui para novos olhares dentro da capital paulistana e surge em um momento de conflitos pela terra, com agronegócio e garimpeiros agredindo pequenos produtores e indígenas.
No Brasil que tem em sua origem as Capitanias Hereditárias, o latifúndio ainda impera. Assim, a obra aborda o MST, movimento social que luta pela terra para todos. Os artistas chegaram a conviver com os trabalhadores do acampamento Comuna da Terra Irmã Alberta, que completa 20 anos de resistência em Perus, na cidade de São Paulo.
Com um teatro social e provocativo e que se inspira nos preceitos de Bertolt Brecht, o grupo promete sensibilizar o público para este tema tão importante.
Depois da temporada na SP Escola de Teatro, o espetáculo fará uma sessão no dia 12 de maio na Escola Nacional Florestan Fernandes, espaço de formação do MST.
O Chão de Dentro É Minha Terra
FICHA TÉCNICA
Elenco: Eluane Fagundes, Felipe Lima, Giovanna
Marcomini e Nathalia Nigro
Músico em cena: Henrique Vitorino
Direção: Luiz Campos
Texto: Cia. Los Puercos
Assistentes de direção: Nathalia Nigro e Plinio Flima
Cenário e Figurino: Marcos Valadão
Iluminação: Plinio Flima
Composição Musical: Joaz Campos
Sonoplastia e vídeos: Gustavo Metzker
Op. Som: Manu Guizé e Thaizão Hernandes
Op. Luz: Plinio FlimaOp. Projeção: Sarah GuimarãesAs. produção: Mike OliveiraVoz Off: Maria Alves (Acampamento Irmã Alberta)Colagem: @coleipravc
Arte programa: Giovanna Marcomini
Fotografia: Arô Ribeiro e Carol Campos
Preparador Musical: Gustavo Metzker
Preparadora Corporal: Majú Minervino
Orientação Teatro Épico: Alexandre Mate
Orientação Teatro Documentário: Fernanda Azevedo (Coletivo Comum)
Orientação MST: Luciano Carvalho (Coletivo Dolores Boca Aberta)
Orientação Reforma Agrária: Prof.ª. Dra. Janaína Campos Vinha (UFTM)
SP Escola de Teatro
Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01303-020
Espetáculo: O chão de dentro é minha terra
Dias: De 08 de abril até 01 de maio
Horários: sexta e sábado 21h e domingo às 19h
Valor: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)e gratuito p/ moradores de movimentos sociais
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.