Orquestra argentina La Delio Valdez hipnotiza Brasil com cumbia latina no Somos Mucho na Casa Natura Musical
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A estreia da noite Somos Mucho, evento do Festival Mucho na Casa Natura Musical, foi repleta da força da cumbia argentina e latino-americana da Orquesta La Delio Valdez nesta quinta (17). Certamente, um dos melhores shows internacionais de 2022.
Com 16 integrantes no palco e 4 nos bastidores, o potente e numeroso grupo de Buenos Aires tocou pela primeira vez no Brasil, com produção de Hernan Halak e Felipe Gonzalez, da Mundo Giras e Difusa Fronteira.
Halak e Gonzalez são dois incansáveis e imprescindíveis produtores culturais que aproximam cada vez mais a música (e a cultura como um todo) da América Latina. Não à toa, receberam o Prêmio Arcanjo de Cultura na categoria Especial no Theatro Municipal de São Paulo em dezembro de 2021.
A abertura da noite ficou por conta do grupo brasileiro Abacaxepa, com seu som que mescla ancestralidade regional e rock progressivo. Digamos que foi apenas um aquecimento, assim como as bem escolhidas faixas dos vinis da DJ Pensanuvem.
Carisma e domínio técnico
A coisa realmente pegou fogo na moderninha casa de eventos de Pinheiros quando La Delio Valdez subiu ao palco com sua profusão de musicistas donos de farto carisma e domínio técnico soberbo.
Antes do show, na mesma tarde, o grupo realizou apresentação gratuita na Ocupação 9 de Julho, do Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC), no centro de São Paulo. Liderança do movimento por moradias, Carmen Silva fez uma participação poética no show a convite dos argentinos e levantou o público.
Com uma cumbia melódica e ao mesmo tempo fruto das raízes originárias e afro-latinas, a banda argentina rapidamente conquistou o exigente público da Casa Natura Musical.
O lugar virou um caldeirão de efervescente baile tropical e sensual, onde o carisma da cantora colombiana Ivonne, herdeira direta da argentina Gilda, cativou até os mais resistentes corações.
Público eufórico
A euforia foi tanta que os espectadores não queriam deixar o grupo dono do hit La Cancioncita ir embora, exigindo um demorado bis. O que foi prontamente atendido pelos sorridentes porteños.
La Delio Valdez tem a maturidade de dez anos de estrada na cena independente argentina e agora galga importantes degraus na cena internacional da música latino-americana.
O show em São Paulo foi o primeiro passo de uma turnê internacional da orquestra. “Estamos muito felizes de estar pela primeira vez no Brasil, aqui em São Paulo, nesta noite tão mágica e especial”, confidenciaram os artistas ao público.
Promessa de retorno
Com fãs brasileiros hipnotizados por sua cumbia dançante, os argentinos de La Delio Valdez agora seguem com nova missão, que certamente será cumprida com folga: conquistar o México, onde se apresentam no fim e semana.
Pelo jeito, a cumbia argentina fará de vez a cabeça e o coração deste diverso e belo continente chamado América Latina. E dos brasileiros também. “Esperamos voltarmos ao Brasil em breve”, prometeram os músicos argentinos. Oxalá.
La Delio Valdez – Integrantes
Trompetista – Pablo Vazquez Reyna
Trompetista – Agustín Albano Zuanigh
Cantante – David Rodriguez
Percusionista – Pedro Gabriel Rodríguez
Trombonista – Milton Alejandro Rodríguez
Percusionista – Tomas Aristide
Percusionista – Sebastian Ezequiel Agüero
Bajista – César Podolsky León
Guitarrista – Manuel Cibrian
Saxofonista – Pablo Schachter Broide
Clarinetista – Santiago Manuel Moldován
Percusionista – Juan Agustin Albornoz Gomez
Saxofonista – Agustina Mariel Massara
Asistente Cantante – Andres Losada
Cantante – Ivonne Guzmán
Percusionista – María Ximena Gallina
Productora Manager – Maria Paula Piedrabuena
OP. PA Técnico – Sergio Fabian Guerrina
OP. Monitores Técnico – Ignacio Sabra
Stage – Leonardo Lorentti
Orquesta La Delio Valdez (Argentina) no Somos Mucho na Casa Natura Musical – 17/03/2022 – Fotos: Felipe Inácio Divulgação – Blog do Arcanjo
Siga @miguel.arcanjo no Instagram
Ouça Arcanjo Pod no Spotify
Blog do Arcanjo no YouTube
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. Mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Ganhou o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Governo do Estado de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.