Cor do Som: Maurício Pazz convida Walmir Gil e une gerações da música negra

Cor do Som: Mauricio Pazz convida Walmir Gil – Foto: Mariana Ser/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Idealizador da série audiovisual Cor do Som – Memórias da Música Negra, o músico Maurício Pazz convida Walmir Gil, fundador da icônica Banda Mantiqueira e um dos mais notáveis trompetistas brasileiros, para uma série de apresentações no YouTube nos próximos dias 3, 4, às 21h, e 5 de dezembro, às 20h. O encontro promete uma união de gerações da música afro-diaspórica.

O Blog do Arcanjo adianta que o show tem três momentos: Memória, Movimento e Leveza. O repertório reúne músicas como Para Bonga e Bogum, Sarau para Alforria e Aiai meu bem. Além do convidado especial, estão na banda Allan Abbadia (trombone), Cauê Silva (percussões), Fábio Leandro (pianos acústico e elétrico), Rudson Daniel (percussões) e Vanessa Ferreira (contrabaixos acústico e elétrico). Já no bandolim, cavaco, guitarra, violão, violão tenor e voz, o próprio Maurício Pazz. 

O projeto tem apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Walmir Gil e Mauricio Pazz em Cor do Som: encontro de gerações da música negra brasileira – Foto: Mariana Ser/Divulgação – Blog do Arcanjo

Maurício Pazz, que é músico formado pela Unesp e atualmente faz mestrado na USP, conta que durante sua trajetória acadêmica sempre notou a ausência de registros de musicistas e instrumentistas negros. E por isso criou o projeto Cor do Som.

O objetivo do projeto Cor do Som é justamente valorizar e publicizar a trajetória da produção artística e intelectual de músicos negros que, por efeito do racismo, têm suas histórias apagadas, bem como sua produção pouco (re)conhecida. Depois do documentário, amplio essa reflexão com um espetáculo lindo, leve e de extrema importância.” 

Maurício Pazz
músico

COR DO SOM
Maurício Pazz convida Walmir Gil

3, 4, e 5 de dezembro 

Sexta e sábado às 21h e domingo às 20h

Transmissão via YouTube (https://www.youtube.com/c/MauricioPazz)


FICHA TÉCNICA

Banda:

Allan Abbadia: trombone

Cauê Silva: percussões

Fábio Leandro: pianos acústico e elétrico

Maurício Pazz: bandolim, cavaco, guitarra, violão, violão tenor & voz

Rudson Daniel: percussões

Vanessa Ferreira: contrabaixos acústico e elétrico

Participação especial: Walmir Gil (trompete)

Produção Executiva: Núcleo Coletivo das Artes Produções

Produção Geral: Rita Teles

Direção Artística: Maurício Pazz

Direção Musical: Fábio Leandro & Maurício Pazz

Arranjo geral: Fábio Leandro

Arranjos de percussão: Cauê Silva, Rudson Daniel & Maurício Pazz

SOBRE MAURÍCIO PAZZ
 
Cantor | Compositor | Multi-instrumentista | Pesquisador
 
Hábil compositor e multi-instrumentista de cordas — violão tenor, guitarra e bandolim – o paulistano Maurício Pazz segue influências que vão do choro ao jazz, espraiando para ritmos de matrizes africanas presentes em diversas vertentes da música brasileira.
 
Graduado em Música pelo Instituto de Artes da UNESP (2018) e mestrando em Processos de Criação Musical pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2021), atua profissionalmente na música desde 2008 tocando com diversos artistas. Entre eles, Anaïs Sylla, Chico César, Coletivo Roda Gigante, François Muleka, Luedji Luna, Marco Mattoli, Natália Matos, Nath Rodrigues, Renata Jambeiro e Zumbiido-Afropercussivo. Além disso atua também em projetos interlinguagens envolvendo dança, cinema, vídeo-arte e circo.


Atualmente, dedica-se à série audiovisual documental que idealizou e dirigiu – “Cor do Som – Memórias da Música Negra” (2019) – e ao desenvolvimento do seu próximo trabalho autoral. 
 
Para saber mais, acesse: https://mauriciopazz.com/
Instagram: instagram.com/mauriciopazzmusic
Facebook: https://www.facebook.com/MauricioPazzMusic

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *