Rapidinhas | Especial Dia da Consciência Negra

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Canto negro

Ellen Oléria foi buscar a ancestralidade negra da MPB para criar seu novo espetáculo. A artita canta a obra das cantoras Jovelina Pérola Negra e Clementina de Jesus em show imperdível no Blue Note São Paulo neste sábado, 20, às 20h e 22h. O nome do concerto é Agô, Clementina e Jovelina. Coisa boa.

Cena do musical A Cor Púrpura no Teatro Sérgio Cardoso – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo

Musical negro

A Cor Púrpura segue fazendo sucesso no Teatro Sérgio Cardoso com a saga de uma mulher negra no interior dos Estados Unidos. O musical reúne talentoso elenco negro e merece ser aplaudido de pé. Corra pra ver.

Papo negro

Kátia Aracelle, atriz e grande nome do Congado Mineiro, participa do Território Cultural no Youtube da SP Escola de Teatro neste sábado, 20h, às 11h. Ela vai falar sobre sua trajetória de sucesso nos palcos, em peças como o musical Madame Satã, em filmes como Arábia e em clipes como Hoje Não de Djonga, além de falar da importância das tradições afro-mineiras. Imperdível.

Circo negro

O aclamado espetáculo de circo preto Prot{Agô}nistas, vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura, está de volta neste fim de semana no palco do Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros com sessões no sábado, 20, às 21h, e domingo, 21, às 18h. É o movimento negro no picadeiro!

Memória negra

Comemorando um ano de existência, o MU.ITA – Museu Itamar Assumpção anuncia a abertura da MU.ITA OCUPAÇÃO neste sábado, dia 20 de novembro, no Centro Cultural da Penha a convite da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com show de Renato Gama e Anelis Assumpção. A Prefeitura de São Paulo já programou a inauguração da estátua do músico, de autoria do artista plástico Leandro Junior, um dos cinco artistas negros escolhidos, ao lado de Carolina Maria de Jesus, Adhemar Ferreira da Silva, Madrinha Eunice e Geraldo Filme, para o dia 15/12 em frente ao CCPenha. Anota na agenda.

Pensamento negro

Neste Dia da Consciência Negra, a filósofa e autora Djamila Ribeiro lança o curso inédito de letramento racial que será ministrado por ela em sua plataforma, a Feminismos Plurais, maior streaming de educação antirracistas e feminista do Brasil. A partir deste sábado, dia 20 de novembro, o curso fica disponível na plataforma, que oferece assinatura mensal com valor acessível de R$ R$ 19,90. Danada.

Projeto IKÙ – Foto: Raoni Reis – Blog do Arcanjo

Dança negra

No dia 25 de novembro de 2021, o Núcleo Ajeum, do diretor Djalma Moura, estreia a temporada do Projeto Iku pelo Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A temporada grátis conta com o filme dança IKÚ – A Morte um dia acolherá orí, que será exibido no Youtube, de 25 a 28 de novembro de 2021 (quinta-feira a domingo), às 19h e 22h, sendo necessário reservar os ingressos através da Sympla. O link para retirada de ingressos será disponibilizado nas redes sociais do grupo @nucleoajeum. No dia 03 de dezembro, às 18h, o Núcleo Ajeum estreia a temporada presencial do espetáculo IKÚ no CRD – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo e realiza o lançamento da segunda edição da Revista Ajeum, em formato físico e digital. A temporada segue com apresentações gratuitas de 6 a 9 de dezembro, às 20:00 na Oficina Cultural Oswald de Andrade e de 10 a 12 de dezembro, sexta-feira e sábado às 21h, domingo às 19h, no Teatro João Caetano, que fica na Vila Clementino, em São Paulo. Todo mundo convidado.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Contigo, Superinteressante, Band, Gazeta, UOL, Uma, Rede TV!, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo de Cultura, Melhores do Ano Blog do Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Digital, Melhores do Ano Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor dos Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã e Prêmio África Brasil. Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Marina Sena fala do 2º álbum Orgulho LGBT+ 5 peças em São Paulo Parada do Orgulho LGBT+ bate recorde com 4 milhões de pessoas Parada LGBT+ de SP: Ícones Musical A Família Addams encanta SP