Ubu Rei estreia no Teatro Commune com Esther Góes no elenco

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
A peça Ubu Rei, um clássico teatral, chega ao Teatro Commune nesta sexta (19) em São Paulo. Com temporada de 12 sessões, de quinta a domingo, a obra tem como base o texto do dramaturgo francês Alfred Jarry (1873-1907), com direção de Armando Liguori Júnior e tradução e concepção de Augusto Marin.
Estão no elenco Augusto Marin, como Pai Ubu, Esther Góes, como mãe Ubu, Paulo Dantas, Wilson Antunes, Fabricio Garelli, Juliano Dip e Natalia Albuk. O espetáculo tem duração de 1h 20 min.
Com uma trama calcada na tomada do poder, Ubu, o protagonista, é um personagem inescrupuloso que beira o grotesco para alcançar seus objetivos. Manipulado pela esposa, Mãe Ubu, e amparado pelos próprios discípulos, decide matar o rei da Polônia para roubar a coroa.
E o ambicioso não para por aí: em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores. Qualquer semelhança com o clássico Macbeth, de William Shakespeare, não é mera coincidência.
“Ubu Rei é uma sátira sobre o poder, revela como são patéticos os tiranos. Eles jogam com o destino das pessoas como se fossem crianças brincando”, afirma Augusto Marin, idealizador do projeto.
Ubu Rei
Pré-estreia: 19 de novembro (sexta-feira)
Temporada: 19 a 21, 25 a 28 de novembro e 2 a 5 de dezembro (quinta a domingo)
Duração: 80 minutos – Limite: 12 anos
Horário: Quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h
Preços: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia entrada)
Onde: Teatro Commune: Rua da Consolação, 1.218, ao lado da estação Mackenzie do Metrô, em São Paulo.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.
