Falas Negras 2021: conheça os 5 protagonistas do novo especial da Globo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Blog do Arcanjo conta quem serão os cinco protagonistas do especial Falas Negras de 2021 no dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, na tela da Globo. Ana Fernandes, Crystom Rodrigues, Geomar Rabelo, Fátima Oladejo e Negralinda se encontram nos sonhos, desafios e conquistas que carregam. O especial dessa vez celebra essas histórias inspiradoras, marcadas pela representatividade, e também faz uma reflexão sobre o impacto do racismo na vida e no trabalho da população negra. A direção é de Naína de Paula e Henrique Matias, com roteiro de Igor Verde e Valéria Almeida, direção executiva de Rafael Dragaud e direção de gênero de Mariano Boni. A produção é de Beatriz Besser. Saiba mais detalhes sobre cada um dos cinco escolhidos.

Ana Fernandes está no Falas Negras da Globo - Foto: Ronald Santos Cruz/Divulgação/Globo - Blog do Arcanjo
Ana Fernandes está no Falas Negras da Globo – Foto: Ronald Santos Cruz/Divulgação/Globo – Blog do Arcanjo

Ana Fernandes
(Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso)

É na educação a grande aposta e missão de Ana Fernandes. A professora de 35 anos vive em Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso, na mesma região onde ficava o quilombo de Tereza de Benguela. É da linhagem de Benguela que Ana, orgulhosamente, se diz herdeira. Formada em Educação Física, ela se especializou em educação quilombola e hoje dá aulas na mesma escola onde estudou com a irmã. Ana entende e celebra a importância do seu trabalho na construção do futuro dos seus alunos. A Escola Estadual Verena Leite de Brito é o seu quilombo.

Crystom Rorigues está no Falas Negras da Globo - Foto: Ronald Santos Cruz/Divulgação/Globo - Blog do Arcanjo
Crystom Rorigues está no Falas Negras da Globo – Foto: Ronald Santos Cruz/Divulgação/Globo – Blog do Arcanjo

Crystom Rodrigues
(Porto Alegre, Rio Grande do Sul)

Crystom Rodrigues é um jovem de 21 anos nascido e criado no Morro da Cruz, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho de mãe solo, ele estudou em escola pública e no ensino médio se formou em técnico em Segurança do Trabalho. Vivendo de bicos, Crystom trabalha atualmente como motoboy fazendo entregas. Com o que recebe, ajuda nas despesas de casa e investe na carreira de produtor audiovisual. Crystom é fundador da produtora Justiça Poética, que divulga o trabalho de artistas negros das periferias da capital gaúcha.

Geomar Rabelo está no Falas Negras da Globo - Foto: Ronald Santos Cruz/Divulgação/Globo - Blog do Arcanjo
Geomar Rabelo está no Falas Negras da Globo – Foto: Ronald Santos Cruz/Divulgação/Globo – Blog do Arcanjo

Geomar Rabelo
(São Vicente, São Paulo)

Morador de São Vicente, São Paulo, o pedreiro baiano Geomar Rabelo, de 32 anos, viu sua vida transformada graças à estabilidade conquistada com o trabalho. Aos 18 anos, aprendeu o ofício de pedreiro com seu pai e hoje é concursado na prefeitura da cidade onde vive. Missionário evangélico, Geomar sonha com a igualdade defendida pelo pastor e ativista norte-americano Martin Luther King Jr., uma das suas grandes inspirações.

Fátima Oladejo está no Falas Negras da Globo - Foto: Ronald Santos Cruz/Divulgação/Globo - Blog do Arcanjo
Fátima Oladejo está no Falas Negras da Globo – Foto: Ronald Santos Cruz/Divulgação/Globo – Blog do Arcanjo

Fátima Oladejo
(Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

A carioca Fátima Oladejo, de 38 anos, é médica ginecologista e atualmente vive em Resende, Rio de Janeiro. Filha de um médico nigeriano e uma assistente social brasileira, Fátima fez carreira na Marinha do Brasil, onde teve a oportunidade de morar na Antártida. Hoje, ela se dedica a realização do sonho de trabalhar com a medicina do cuidado, atendendo e acolhendo principalmente mulheres negras em seu consultório.

Negralinda está no Falas Negras da Globo - Foto: Ronald Santos Cruz/Divulgação/Globo - Blog do Arcanjo
Negralinda está no Falas Negras da Globo – Foto: Ronald Santos Cruz/Divulgação/Globo – Blog do Arcanjo

Negralinda
(Recife, Pernambuco)

O bom humor, o senso de coletividade e a pegada para os negócios são as principais características da chef, empreendedora e estudante de gastronomia Negralinda, de 33 anos. Moradora de Ilha de Deus, no Recife, Pernambuco, região de um dos maiores manguezais urbanos do mundo, Negralinda viveu da pesca de mariscos durante a maior parte da sua vida e hoje está à frente de um bistrô comunitário que carrega o seu nome.

O Falas Negras deste ano é dirigido por Naína de Paula e Henrique Matias, com roteiro de Igor Verde e Valéria Almeida, direção executiva de Rafael Dragaud e direção de gênero de Mariano Boni. A produção é de Beatriz Besser. O especial vai ao ar na TV Globo no sábado, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, após Um Lugar ao Sol. Também será exibido no GNT, dia 22 de novembro, depois do Papo de Segunda, e no dia 26 no Canal Brasil, às 19h10.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *