Dramática 2021: Conheça as peças do 29º Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade

A cantora Danna Lisboa dirige Venganza: Pega Homem? no 29º Festival MixBrasil - Foto: Divulgação - Blog do Arcanjo
A cantora Danna Lisboa dirige Venganza: Pega Homem? no 29º Festival MixBrasil – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Peças do MixBrasil têm sessões grátis no Teatro Paulo Eiró de 12 a 14 de novembro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Temas caros à comunidade LGBTQIA+ norteiam as cinco peças escolhidas pela curadoria Dramática, a seleção de peças oficiais do 29º Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade. Ao abarcar as artes cênicas, o evento ultrapassa as fronteiras do audiovisual, valorizando espetáculos dentro de seu recorte temático.

As cinco residências — escolhidas entre 61 projetos inscritos — já são desenvolvidas em parceria com o Centro Cultural da Diversidade. Já as estreias serão entre 12 e 14 de novembro no Teatro Paulo Eiró (Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro) com entrada franca para público presencial e serão disponibilizadas a partir do dia 16 de novembro nas plataformas digitais do #MixBrasil (https://www.mixbrasil.org.br) e #CulturaEmCasa (https://culturaemcasa.com.br/).

O Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade é um dos mais relevantes eventos da diversidade em todo o mundo. Sua 29ª edição será de modo híbrido, entre 10 a 21 novembro de 2021. O evento também traz na sua programação cinema, música, literatura, Labs, talks e outras manifestação artísticas.

Conheça os 5 projetos de teatro selecionados pelo 29º Festival MixBrasil

Ele

30′ #homemtrans #coisasdecasal #DR #corpasdissidenntes

Dois eles, um cisgênero e um transgênero, casados na vida real, se colocam num palco para juntos realizarem algumas ações e jogos performativos. São criadas imagens que remetem direta ou indiretamente a questões de sexualidade, gênero, existência e essência. Nesse percurso, surgem tensões, contradições e limites que suscitam reflexões acerca do que é um homem, um ele, ou o próprio masculino.

Dramaturgia: Oliver Olivia e Antonio de Paula Cunha

Direção: Oliver Olivia

Com Oliver Olivia e Lucas Miyazaki

Thiago Vilanova é autor de O Que Resta, Amarelo Cia de Teatro, no 29º Festival MixBrasil - Foto: Isabella Vieira/Divulgação - Blog do Arcanjo
Thiago Vilanova é autor de O Que Resta, Amarelo Cia de Teatro, no 29º Festival MixBrasil – Foto: Isabella Vieira/Divulgação – Blog do Arcanjo

O Que Resta?

50′ #pandemia #transição #indígena #mulhertrans #coisasdecasal

Atores e público se reencontram num teatro e dois amantes se reencontram num apartamento após dois anos em que estiveram distantes. Neste cenário, por meio do olhar transformado dos atores e das personagens, busca-se (re)conhecer os espaços e o outro.

Dramaturgia: Thiago Vilanova

Direção: Edson Thiago Rossi

Com Julie Pera e Thiago Vilanova

O Silêncio Anuncia o Grito ou Voz Bixa

45′ #gay #criançaviada #famíliaê #resistência

Entre as minhas lembranças de infância, meu comportamento afeminado foi constantemente repreendido. A adolescência me distanciava das meninas, com quem eu tinha maior intimidade, e não me aproximava dos garotos, que sempre apontavam uma estranheza em mim. Fui escondendo meu ímpeto viado pra ser um ‘menino normal’. A voz viada foi silenciada antes que ela aprendesse a falar. VOZ BIXA recria uma história buscando outros modos de enxergar narrativas hegemônicas sobre os corpos e performatividades dissidentes desde a infância, reconstruindo um universo de memórias que são ao mesmo tempo individuais e compartilhadas.

Dramaturgia, direção e com Marco Antonio Oliveira

Sobrevida

50′ #gay #hiv #memória

Ao revelar seu diagnóstico positivo para HIV, a personagem nos conduz por um passeio através de suas memórias e medos. Nesse trajeto, revive o conflito de compartilhar sua situação de risco com amigos, família e paixões e mostra como, o que até então era uma sentença de morte, se transforma em uma forma de confrontar o estigma de uma vida soropositiva. “A vida precisa nascer!”

Dramaturgia e direção: Jacques Machado

Com Lincoln Machado e Xandre Martinelli

A cantora Danna Lisboa dirige Venganza: Pega Homem? no 29º Festival MixBrasil – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Venganza: pega Homem?

60′ #abuso #trans #feminismo #corpasdissidentes #dança

Cansamos de ser culpadas pelas violências cometidas às nossas corpas, e não pagaremos com a mesma moeda. Nos fortaleceremos como sucuris, à espreita, prontas para dar o bote final! Experimento construído a partir de relatos pessoais de abusos sexuais vividos pelas próprias integrantes da Coletiva Verborrágika que denuncia a cultura do estupro estruturada pela sociedade cisheteropatriarcal. O compartilhamento desses abusos desloca o desejo de vingança para um processo de criação cênica com a House Of Besher.

Dramaturgia: Laís Efstathiadis e Wini Lippi

Direção: Dana Lisboa

Com: Laís Efstathiadis, Wini Lippi e Paulo Henrique dos Santos Silva

Saiba tudo sobre o Festival MixBrasil!

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *