Autor de Torto Arado, Itamar Vieira Junior faz bate-papo na Biblioteca Parque Villa-Lobos

O escritor Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado - Foto: Adenor Gondim/Divulgação - Blog do Arcanjo
O escritor Itamar Vieira Junior, autor de Torto Arado – Foto: Adenor Gondim/Divulgação – Blog do Arcanjo

Aclamado escritor baiano conversa com o público sobre sua obra

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Um dos livros mais aclamados da literatura brasileira dos últimos tempos será debatido em papo gratuito com seu autor junto ao público. Torto Arado, obra premiada do escritor Itamar Viera Junior, é o tema do debate da roda de conversa on-line realizada na Biblioteca Parque Villa-Lobos, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, no dia 28 de outubro, das 19h às 21h. O evento será mediado pelo poeta, compositor, crítico e professor de Literatura Brasileira da Unifesp Pedro Marques.

Vão permear o papo temas como reflexões relevantes para diversas áreas da formação escolar, como língua portuguesa, produção de textos e literatura brasileira, além de história e geografia. O direito à terra, as relações trabalhistas, o acesso à educação, a ancestralidade afro-brasileira e a narrativa oral e literária, temas amplamente abordados no livro, também estarão em discussão durante o evento em homenagem às efemérides do Dia Nacional da Leitura, Dia do Professor e Dia Nacional do Livro.

Para a sabatina com o escritor, a mesa será composta pelos seguintes convidados: Adriara Ferraz, Carina Carvalho, Cristiane Baptista, Fábio Betioli Contel, João Samuel Rodrigues dos Santos Junior, Lilian Borba, Luís Fernando Telles e Maurina Lima. O público também poderá enviar perguntas. A atividade, que integra o Projeto Literatura Brasileira no XXI realizado em parceria com a Unifesp, será transmitida pelo YouTube e pelo Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos e também pelo Facebook do Literatura Brasileira no XXI.

Sobre Itamar Vieira Junior

Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador (BA), em 1979, é geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Seu romance Torto arado, publicado pela Todavia, em 2019, venceu o Prêmio Leya, e recebeu os prêmios Oceanos e Jabuti.  Seu livro mais recente Doramar ou a odisseia: histórias (Todavia), traz várias histórias calcadas na multiplicidade de culturas e construídas com personagens fortes, que desafiam limites e abraçam a existência em toda a sua plenitude.

Clube de leitura e Clube do Audiolivro

As comemorações de outubro continuam nas atividades permanentes do Clube de Leitura e Clube do Audiolivro, realizadas todos meses no formato on-line. O objetivo é discutir com os leitores detalhes e percepções sobre determinada obra, incentivando o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.

O livro escolhido para o Clube de Leitura da Biblioteca de São Paulo é Pequena coreografia do Adeus, de Aline Bei, e a obra em debate no clube da Biblioteca Parque Villa-Lobos é A palavra que resta, de Stênio Gardel, ambos publicados pela Companhia das letras. Já para o Clube do Audiolivro, as obras selecionadas são: O sorriso ninguém me tira, de Sonia Rodrigues, na BSP; e Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão, com versão adaptada para o público infantojuvenil. Os inscritos receberão instruções para realizar o empréstimo gratuito do audiolivro. É necessário ser sócio da biblioteca para ouvir a obra.

Programação:

Itamar Vieira Junior e o Torto Arado (BVL)
Dia 28 de outubro, das 19h às 21h. 
Indicado para pessoas a partir de 16 anos. Com interpretação em Libras.
Atividade oferecida na modalidade online, ao vivo.

Clube do Audiolivro (BSP)
Dia 19 de outubro, das 14h30 às 16h.
Atividade oferecida na modalidade online, ao vivo.   
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição. 
Inscrições pelo link bsp.org.br/inscricao
Atividade realizada em parceria com o Metrô de São Paulo e TocaLivros.

Clube de Leitura (BSP)
Dia 22 de outubro, das 15h às 17 h
Atividade oferecida na modalidade online, ao vivo.   
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição. 
Inscrições pelo link www.bsp.org.br/inscricao

Clube do Audiolivro (BVL)
Atividade realizada em parceria com a TocaLivros.
Dia 26 de outubro das 14h30 às 16h. 
Atividade oferecida na modalidade online, ao vivo, e em parceria com a TocaLivros.
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.  
Inscrições a partir das 10h do dia 6 de outubro pelo link bvl.org.br/inscricao

Clube de Leitura (BVL)
Dia 29 de outubro, das 15h às 17h.
Atividade oferecida na modalidade online, ao vivo.
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.
Inscrições pelo link bvl.org.br/inscricao

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *