Fernanda Montenegro faz 92 anos e ganha homenagem do canal Curta!

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Grande dama da dramaturgia e única atriz brasileira indicada ao Oscar, Fernanda Montenegro é celebrada em seu aniversário

Fernanda Montenegro, a grande dama da dramaturgia brasileira – que está prestes a se tornar Imortal pela Academia Brasileira de Letras – completa 92 anos neste sábado, dia 16 de outubro. Para homenageá-la, o Curta! irá exibir o episódio de “Grandes Cenas” dedicado ao filme “Central do Brasil” (1997), de Walter Salles, um dos mais emblemáticos da carreira da atriz.  

A série, dirigida por Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, analisa momentos memoráveis do cinema brasileiro e, neste episódio, conta com o depoimento da própria Fernanda Montenegro. Sua atuação em “Central do Brasil” rendeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz; além da conquista do Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim e do National Board of Review Award, ambos na categoria Melhor Atriz.

Em “Grandes Cenas”, a atriz fala de seu processo criativo na construção da personagem Dora, e revive a intensa cena da romaria, em que ela perde de vista o menino Josué – interpretado por Vinícius de Oliveira – em meio a centenas de fiéis. A exibição é no sábado, 16 de outubro, às 21h50.

Sábado – 16/10 – ANIVERSÁRIO DE FERNANDA MONTENEGRO

21h50 – “Grandes Cenas” (Série) – Ep.: “Central do Brasil”
A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em “Central do Brasil” (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde o menino Josué em meio a centenas de fiéis. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 15 min. Classificação: Livre. 

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *