Fernanda Montenegro faz 92 anos e ganha homenagem do canal Curta!

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Grande dama da dramaturgia e única atriz brasileira indicada ao Oscar, Fernanda Montenegro é celebrada em seu aniversário

Fernanda Montenegro, a grande dama da dramaturgia brasileira – que está prestes a se tornar Imortal pela Academia Brasileira de Letras – completa 92 anos neste sábado, dia 16 de outubro. Para homenageá-la, o Curta! irá exibir o episódio de “Grandes Cenas” dedicado ao filme “Central do Brasil” (1997), de Walter Salles, um dos mais emblemáticos da carreira da atriz.  

A série, dirigida por Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, analisa momentos memoráveis do cinema brasileiro e, neste episódio, conta com o depoimento da própria Fernanda Montenegro. Sua atuação em “Central do Brasil” rendeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz; além da conquista do Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim e do National Board of Review Award, ambos na categoria Melhor Atriz.

Em “Grandes Cenas”, a atriz fala de seu processo criativo na construção da personagem Dora, e revive a intensa cena da romaria, em que ela perde de vista o menino Josué – interpretado por Vinícius de Oliveira – em meio a centenas de fiéis. A exibição é no sábado, 16 de outubro, às 21h50.

Sábado – 16/10 – ANIVERSÁRIO DE FERNANDA MONTENEGRO

21h50 – “Grandes Cenas” (Série) – Ep.: “Central do Brasil”
A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em “Central do Brasil” (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde o menino Josué em meio a centenas de fiéis. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 15 min. Classificação: Livre. 

Editado por Miguel Arcanjo Prado

Siga @miguel.arcanjo

Ouça Arcanjo Pod

Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *