Musical Silvio Santos Vem Aí! estreia em 15 de outubro com ídolo da TV no teatro

Velson D'Souza é Silvio Santos no musical Silvio Santos Vem Aí!, que estreia em 15/10 - Foto: Adriano Doria/Divulgação - Blog do Arcanjo
Velson D’Souza é Silvio Santos no musical Silvio Santos Vem Aí!, que estreia em 15/10 – Foto: Adriano Doria/Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O musical Silvio Santos Vem Aí! está de volta e com nova data de estreia no presencial: 15 de outubro de 2021 no 033 Rooftop na cobertura do Teatro Santander com produção da Paris Cultural. Os ingressos começam a ser vendidos nesta sexta, 10 de setembro. A obra foi uma das peças cuja estreia foi interrompidas pela quarentena.

A dramaturgia é assinada por Marília Toledo Emílio Boechat, sob direção de Fernanda Chamma (que também assina a coreografia) e Marília Toledo, além de direção musical de Marco França. A comédia musical Silvio Santos Vem Aí! apresenta a vida do maior comunicador da televisão brasileira, interpretado por Velson D’Souza, ator que já trabalhou em novelas do SBT e já esteve no Programa Silvio Santos.

Ele revela ao Blog do Arcanjo como compõe o dono do SBT, um dos rostos e vozes mais conhecidos dos brasileiros: “Estou tentando partir da desconstrução. Minha abordagem é olhar as situações da vida dele com o máximo de verdade, da maneira mais próxima de mim, do que eu vivi e me colocar no lugar dele. Acho que a convivência com ele ajudou bastante, sobretudo para perceber que ele é daquela forma que conhecemos mesmo quando não está em cena”, explica.

Musical Silvio Santos Vem Aí! - Foto: Adriano Doria/Divulgação - Blog do Arcanjo
Musical Silvio Santos Vem Aí! – Foto: Adriano Doria/Divulgação – Blog do Arcanjo

Velson D’Souza ainda lembra de um aspecto fundamental quando se trata de Silvio Santos: “Quero trazer um pouco da voz do Silvio, sobretudo do timbre. Não para ficar aquela coisa carregada, mas para termos uma pequena diferenciação de quando é o showman e quando está conversando com outras pessoas fora de cena, como, por exemplo, com Manoel da Nóbrega”, pontua.

“O grande lance é não ficar aquela caricatura do Silvio Santos que todo mundo faz. E isso também funciona para o gestual. Tem a questão da mão, que é muito presente, toda aquela postura altiva e elegante do Silvio. Eu acho que temos que entender isso e atravessar. Quando ele era jovem, provavelmente não era igual ao que é hoje. Mas temos que fazer algo que lembre como ele é hoje”, afirma Velson.

A trama vai desde a infância de Senor Abravanel, seu começo como camelô no Rio, a mudança para São Paulo, o início na TV e vai até a década de 1990, quando ele está com seu canal, o SBT, consolidado.

Famoso júri do Show de Calouros está presente no musical Silvio Santos Vem Aí! - Foto: Adriano Doria/Divulgação - Blog do Arcanjo
Famoso júri do Show de Calouros está presente no musical Silvio Santos Vem Aí! – Foto: Adriano Doria/Divulgação – Blog do Arcanjo

Silvio Santos Vem Aí tem estrelas dos musicais no elenco

O elenco é formado pelos atores Adriano Tunes (Velha da Praça, Nahim), Andreas Trotta (Leon), Bianca Rinaldi (Íris), Bruno Kimura (Anestesista, Bailarino Russo), Daniela Cury (Rebeca Abravanel e Hebe Camargo), Diego Montez (Wagner Montez, Sidney Magal, Boni), Gigi Debei (Mara Maravilha, Telemoça), Giselle Lima (Sônia Lima, Cidinha), Gustavo Daneluz (Silvio Jovem), Hellen De Castro (Gretchen, Telemoça), Ivan Parente (Pedro de Lara), Ju Romano (Rosana, Telemoça), Juliana Bógus (Aracy de Almeida), Léo Rommano (Atrasildo, Manoel de Nóbrega Alternante), Lucas Colombo (Bozo), Paula Flaibann (Elke Maravilha), Pedro Passari (Swing), Rafael Aragão (Alberto Abravanel e Silvio Alternante), Roquildes Junior (Roque), Thiago Garça (Pablo e Bailarino Russo), Velson D’Souza (Silvio Santos), Verônica Goeldi (Boneca, Bolinha de Sabão e Telemoça) e Vinícius Loyola (Gugu Liberato, Gilliard e Sérgio Mallandro).

Roquildes Junior é o assistente de palco Roque no musical Silvio Santos Vem Aí! - Foto: Adriano Doria/Divulgação - Blog do Arcanjo
Roquildes Junior é o assistente de palco Roque no musical Silvio Santos Vem Aí! – Foto: Adriano Doria/Divulgação – Blog do Arcanjo

Temática nacional é ponto forte de Silvio Santos Vem Aí!

Marília Toledo reforça a importância de um musical que fale diretamente ao coração dos brasileiros. “Falar de uma figura tão emblemática da nossa cultura popular, usando a música como fio condutor da história, nos permite uma boa liberdade estética. Isso se dá porque conhecemos bem os personagens ligados ao Silvio Santos, além dos ritmos e canções que acompanharam a trajetória do apresentador e empresário desde sua ascensão profissional até a década de 90, que é a linha cronológica da dramaturgia, escrita por mim e pelo Emilio Boechat”, afirma.

Seu companheiro, Emilio Boechat, adianta que a obra demorou um ano e meio para ser escrita. “Investimos um bom tempo levantando uma timeline de eventos importantes na vida do Silvio. Depois jogamos esses eventos dentro da estrutura clássica de um musical. Foi quando decidimos contar a história do Sílvio por meio de um devaneio, como em ‘All That Jazz’. A partir daí, escrevemos poucas cenas juntos. Como era difícil coincidir nossas agendas de trabalho, eu escrevia algumas cenas quando podia e ela também. Pouco antes do início dos ensaios escrevemos juntos as cenas que faltavam. Mas sabíamos que com a entrada do Marco França muitas cenas com diálogos seriam transformadas em música. Era um desejo dos dois que o espetáculo fosse conduzido pelas canções”, explica.

Musical Silvio Santos Vem Aí! - Foto: Adriano Doria/Divulgação - Blog do Arcanjo
Musical Silvio Santos Vem Aí! – Foto: Adriano Doria/Divulgação – Blog do Arcanjo

‘Não quero rótulos’, diz diretora de Silvio Santos Vem Aí!

A diretora Fernanda Chamma comemora estar à frente do grande desafio: “O processo criativo do musical do Silvio está sendo bem bacana. Fechamos um elenco expressivo do teatro musical, então, estou trabalhando com uma liberdade de criação dos personagens de uma maneira bem inusitada e atemporal. Eu não quero rótulos – mesmo que estejamos trabalhando com personalidades bem conhecidas, acho que tudo o que não é previsível será bem aceito”, espera.

“E acho que estamos fazendo um espetáculo com muito ritmo, diversão e um formato diferente. Sempre quero ser diferente e não parar de criar nunca, pois é uma forma de respeito ao público e ao teatro musical. E o Silvio Santos é isto: uma persona única, jamais existiu e nem existirá outra similar. Acho que tem que ter esse ineditismo, humor, alegria e um estilo SBT de se fazer”, acrescenta a diretora.

Bozo e Silvio Santos no musical Silvio Santos Vem Aí! - Foto: Adriano Doria/Divulgação - Blog do Arcanjo
Bozo (Lucas Colombo) e Silvio Santos (Velson D’Souza) no musical Silvio Santos Vem Aí! – Foto: Adriano Doria/Divulgação – Blog do Arcanjo

A trilha sonora é composta por músicas que marcaram a trajetória de Silvio Santos até a década de 1990 e animaram os programas de auditório. “Fazer esse projeto é inevitavelmente olhar para o passado e revisitar minha infância, na qual esse universo não só do programa, mas das músicas – sobretudo da década de 1980 – esteve tão presente. A minha função primeira é ser fiel aos arranjos originais, tentando mudar minimamente, colocando um pouco da minha personalidade, mas sem ferir a identidade dessas canções que estão nesse imaginário e que fizeram parte dessa época”, diz Marco França, diretor musical do projeto.

“E a outra parte compor canções novas que tenham a ver com a necessidade da dramaturgia. Dentro desse repertório popular que estava presente nas vinhetas do programa do Silvio tem um pouco do jingle publicitário. Para reforçar esse caráter, resolvi trabalhar com o Fernando Suassuna, um grande músico e amigo de infância. Ele escreveu as letras e eu compus todas as canções originais. Acho que todos estão bem felizes com o resultado”, complementa.

Musical Silvio Santos Vem Aí! - Foto: Adriano Doria/Divulgação - Blog do Arcanjo
Musical Silvio Santos Vem Aí! – Foto: Adriano Doria/Divulgação – Blog do Arcanjo

Shows antes do espetáculo

Segundo a produção de Silvio Santos Vem Aí, antes do início do espetáculo, haverá um pré-show com diversas atrações do programa Silvio Santos ao longo de décadas no ar, como a “Porta da Esperança”, o “Foguete do sim ou não” e o “Roletrando”, além de um bar com comidas típicas do Domingo no Parque, como salgados, pipoca, refrigerante e algodão doce, entre outros.

SERVIÇO:
SILVIO SANTOS VEM AÍ!
Temporada: 15 de outubro a 21 de novembro de 2021 
Sessões: sextas-feiras às 20h30, sábados às 15h30 e às 20h30, domingos às 15h e às 20h
Duração do espetáculo: 2 horas e 15 minutos (com 15 minutos de intervalo)
Local: 033 Rooftop (cobertura do Teatro Santander)
Capacidade: 248 lugares / 67% do total
Abertura das vendas: 10 de setembro de 2021
Setores e preços:  Setor VIP R$180,00 e Setor 2 R$75,00
Link de vendas on-line:  www.sympla.com.br
Bilheteria física: das 12h às 20h
Formas de pagamento: Dinheiro, Cartão de débito e Cartão de crédito.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *