Diabo assombra peça carioca e filme argentino

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Capiroto, Sete Peles, Demônio, Satanás, Tinhoso, Inominável, Voldemort, Bols…. digo, Sauron, seja qual for o nome que você dê para o Diabo, ele é tema de dois projetos culturais bem diferentes: uma peça carioca e um filme argentino. O ser fará suas aparições em agosto deste ano como previram alguns místicos, só para complementar o cenário apocalíptico que vivemos! Brincadeiras à parte, o Blog do Arcanjo traz para você informações sobre os eventos:
Capiroto

A peça carioca Capiroto, do autor Rodrigo França, estreia no Teatro Prudential dia 6 de agosto e fica em cartaz até dia 15 do mesmo mês. A obra debate o tema da ideia que temos sobre o diabo de uma forma profunda e interessante. Explicitando as apropriações religiosas que vão mutando e declarando as diferentes formas de pensar e agir como personificações do mal, o espetáculo aborda como a fé, o dinheiro e o poder podem ser usados para matar, excluir e escravizar. Com recortes de classe, gênero, orientação sexual, faixa etária, a peça expõe quais os verdadeiros culpados por isso: uma conversa do Diabo com os Diabos do topo da pirâmide social! Como o próprio autor defende: “Precisamos falar sobre essa tendência do ser humano em terceirizar a maldade que faz”.
Adquira aqui seu ingresso antecipadamente através do Sympla
O Diabo Branco

O filme argentino de terror com coprodução brasileira, O Diabo Branco, estreia dia 5 de agosto nos cinemas nacionais e traz uma mistura de elementos tanto dos clássicos filmes de terror quanto dos contemporâneos, mas sempre mantendo o toque e a originalidade latina responsável pela criação do filme. Dirigido pelo argentino Ignacio Rogers, contando com a coprodução do brasileiro André Ristum, o filme foi rodado na província de Tucumán, um local cercado de mata fechada e morros, que foi o local de chegada dos conquistadores e é rodeada de mistérios e folclores ainda muito presentes na região. O filme distribuído no Brasil pela Pandora conta a história de 4 amigos que estão viajando de carro pela Argentina e se tornam reféns de uma lenda que assombra uma cidade após um encontro com um misterioso homem.
Colaborou Moisés Borges
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.