Veneza de Miguel Falabella tem estrela dos filmes de Almodóvar Carmen Maura

Miguel Falabella dirige Carmen Maura em Veneza – Foto: Divulgação/Imagem Filmes – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Uma das maiores atrizes da história do cinema, a espanhola Carmen Maura, 75 anos, é a grande estrela internacional do filme Veneza, de Miguel Falabella, em cartaz presencialmente nos cinemas de todo o Brasil. O longa conta a história de uma mulher que sonha reencontrar seu grande amor do passado.

Carmen Maura (à dir.) em Qué he Hecho Yo para Merecer Esto, de 1984 - Foto: Divulgação
Carmen Maura (à dir.) em Qué he Hecho Yo para Merecer Esto, de 1984 – Foto: Divulgação

Mulheres de Almodóvar

A artista madrilenha é considerada uma das “mulheres de Almodóvar”, a quem conheceu no fim dos anos 1970 e formou uma relação de parceria profissional de muito sucesso. O primeiro longa de Carmen Maura com Pedro Almodóvar foi Folle… Folle… Fólleme Tim (1977). Já na década de 1980, reinou nas telas protagonizando novos filmes de Pedro Almodóvar como Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão (1980), Maus Hábitos (1983), O Que eu Fiz para Merecer Isto? (1984), Matador (1986), A Lei do Desejo (1987) e Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos(1988), este último indicado ao Oscar de melhor filme em língua não-inglesa. Depois de duas décadas de rompimento de amizade com o cineasta conterrâneo, Maura foi chamada por Almodóvar para o filme Volver (2006), quando a dupla retomou o sucesso juntos, mesmo dessa vez em uma relação estritamente profissional.

Carmen Maura e Pedro Almodóvar em Volver, filme de 2006 - Foto: Divulgação
Carmen Maura e Pedro Almodóvar em Volver, filme de 2006 – Foto: Divulgação

Carmen Maura é Gringa no Brasil em Veneza

Fã do trabalho da artista, Falabella fez questão de ter Maura em seu longa, rodado em Montevidéu, no Uruguai, antes da pandemia. No roteiro, reencontrar o único homem que amou é o sonho de Gringa (Carmen Maura), dona de um bordel no interior do Brasil. Mesmo cega e muito doente, a personagem de Carmen Maura insiste em realizar seu último desejo: ir até Veneza para pedir perdão ao antigo amante, que abandonou décadas atrás. Para levá-la à cidade italiana, Tonho (Eduardo Moscovis), Rita (Dira Paes), Madalena (Carol Castro) e as outras moças que trabalham para Gringa idealizam um fantástico plano. O filme está em cartaz nos cinemas com distribuição da Imagem Filmes. O Blog do Arcanjo mostra a seguir fotos do longa e de seus bastidores.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *