Retomada do teatro presencial em SP ganha força com humor, drama e musicais

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

Os teatros de São Paulo aos poucos reavivam o funcionamento presencial, com distanciamento do público, uso de máscaras e muito álcool em gel, com as peças presenciais convivendo com as temporadas digitais. Também aos poucos, os espectadores paulistanos retomam a confiança em sair de casa e voltam a frequentar as salas. A previsão é que, com o avançar da vacinação, mais espaços da cidade retomem atividades presenciais neste segundo semestre.

O Blog do Arcanjo observa que o grande carro-chefe da retomada presencial das artes cênicas é o humor, com comédias e stand-up fazendo o público sair outra vez de casa, mas há ainda dramas, dança e até mesmo musicais em cartaz na maior metrópole e principal polo das artes cênicas no país. A reportagem especial mostra, a seguir, como anda a retomada em alguns dos principais teatros da cidade:

A atriz Carol Hubner na comédia A Banheira, no Teatro Maria Della Costa – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo

Pioneira da retomada presencial

Um dos mais tradicionais palcos da cidade localizado na Bela Vista, projetado por Oscar Niemeyer e Lucio Costa, o Teatro Maria Della Costa (r. Paim, 72), apresenta aos sábados, às 19h, a comédia A Banheira, que está em cartaz há seis anos e foi a primeira peça na cidade a voltar para o presencial, ainda em outubro de 2020.

Eduardo Martini é Clodovil em Simplesmente Clô no Teatro União Cultural – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo

Primeira grande estreia presencial pós-pandemia

Outra peça que foi o primeiro grande lançamento inédito no teatro presencial pós-pandemia e que segue em cartaz é Simplesmente Clô, solo com Eduardo Martini como Clodovil, que cumpre nova temporada aos sábados e domingos, 18h, no Teatro União Cultural (r. Mário Amaral, 209), no Paraíso — a peça ainda faz sessões às quintas, 20h, no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro, e tem sessão programada para o Teatro Colinas, em São José dos Campos, em 16 de julho, sexta, às 20h.

Priscila Fantin e Bruno Lopes estão em Precisamos Falar de Amor Sem Dizer Eu Te Amo no Teatro Renaissance – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Comédia e stand-up

Palco importante da cidade próximo da avenida Paulista, o Teatro Renaissance (al. Santos, 2233) traz programação variada, com a dupla do stand-up Rafinha Bastos e Mauricio Meirelles, sextas, às 20h; a peça Precisamos Falar de Amor Sem Dizer Eu Te Amo, com Priscila Fantin e Bruno Lopes, aos sábados, 18h; o Somos Todos Comédia Ao Vivo, que reúne comediantes aos sábados, 20h; e Renato Albani com o solo bem-humorado Me Tornei Quem Eu Mais Temia, domingos, às 18h.

Ainda no quesito humor, outro espaço que se destaca ao apresentar novos comediantes ao público é o charmoso Clube do Minhoca (r. Cunha Horta, 26), na Vila Buarque, com o Novos em Folha, sextas, 19h, e o Atacadão do Minhoca, aos sábados e domingos, 20h, além do Pretaria, com comediantes negros, no sábado (17), às 19h.

Bullying, O Musical pode ser visto no Teatro São Cristóvão – Foto: Helena Mello/Divulgação – Blog do Arcanjo

Musicais para a família

Localizado na zona leste, o Teatro São Cristóvão, dentro do Mooca Plaza Shopping (R. Cap. Pacheco e Chaves, 313) abriga dois musicais destinados ao público adolescente: Bullying, O Musical, com sessões aos sábados e domingos, 15h, e Brickfield, O Musical, aos sábados, 19h30 e domingos 18h30. Na programação, ainda estão previstos os musicais infantis A Bela e a Fera, Alladin e Jasmine e A Pequena Sereia.

Theatro Municipal de São Paulo retomou programação presencial – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Teatros públicos

Em equipamentos públicos também já é possível acompanhar programação presencial, como no Theatro Municipal (praça Ramos de Azevedo s/n), no Centro, que anunciou recentemente concertos, óperas e espetáculos de teatro e dança para este segundo semestre. No estadual e histórico Theatro São Pedro (r. Barra Funda, 161), na Barra Funda, também já há programação presencial.

Outros teatros gerenciados pela Prefeitura de São Paulo também retomam peças no presencial. São os seguintes teatros: Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, João Caetano, Arthur de Azevedo, Flávio Império e os dos centros culturais da Penha, da Diversidade, de Referência da Dança, Santo Amaro e Vila Formosa.

Leonardo Miggiorin e Luccas Papp estão em A Bicicleta de Papel no Teatro Sérgio Cardoso – Foto: Davi Gomes e João Sampaio/Divulgação – Blog do Arcanjo

Importante equipamento do Estado de São Paulo, o Teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153), na Bela Vista, com show de Denise Assunção neste domingo (4), às 18h; e a peça A Bicicleta de Papel, com Luccas Papp e Ricardo Grasson, aos sábados e domingos, às 19h.

Salas sem previsão de retomada

Apesar desta movimentação, outros palcos tradicionais da cidade como Teatro Itália, Espaço dos Satyros, Espaço dos Parlapatões, Teatro Oficina, Teatro Unimed, Teatro Porto Seguro, Teatro Raul Cortez, Teatro Renault, Teatro Vivo, Teatro Santander e Tuca permanecem fechados ao público, assim como os teatros das unidades do Sesc São Paulo. A previsão de retomada das sessões nestas salas é apenas quando a vacinação já tiver atingido a maioria da população.

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

O jornalista e crítico de artes Miguel Arcanjo Prado é mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Está entre os melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Abril, Band e UOL. Dirige o Blog do Arcanjo e o Prêmio Arcanjo. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e faz o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Foto: Edson Lopes Jr.

© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados | Proibida reprodução sem citação com link.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *