Manoel Barenbein revela bastidores da Tropicália em podcast com Renato Vieira

Renato Vieira e Manoel Barenbein: jornalista faz podcast com o produtor da Tropicália - Fotos: Divulgação - Blog do Arcanjo
Renato Vieira e Manoel Barenbein: jornalista faz podcast com o produtor da Tropicália – Fotos: Divulgação – Blog do Arcanjo

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo

O Brasil é país desmemoriado e ingrato com seus grandes artistas. Mas, ainda bem, há ainda profissionais na imprensa inteligentes e interessados em registrar para a posteridade quem realmente é importante na nossa história e jogar luz a quem ajudou a forjar a cultura nacional.

O jornalista e pesquisador musical Renato Vieira é um destes grandes jornalistas que fazem de sua profissão um verdadeiro caso de amor com a arte e a cultura de seu país. Tanto que acaba de lançar holofote a um dos maiores produtores da história musical brasileira, Manoel Barenbein.

Vieira convidou Barenbein, que hoje vive em Israel, a contar sua trajetória no delicioso podcast O Produtor da Tropicália – Renato Vieira Entrevista Manoel Barenbein, feito em parceria com a Discoteca Básica. Daqueles para ouvir com toda a calma do mundo.

“Fiz uma matéria no Estadão em 2018 com o Barenbein, quando ele decidiu ir morar em Israel. Desde então, seguimos em contato. Soube que ele estava participando de programas de rádio lá em Israel, aí tive a ideia de fazer este podcast com ele, como forma de registrar seu enorme legado para as atuais e futuras gerações. Ele topou na hora”, conta Vieira ao Blog do Arcanjo.

Afinal, Barenbein não é qualquer um. Depois de descobrir ninguém menos que Chico Buarque, ele foi o produtor da Tropicália no fim da década de 1960, movimento que fez um antes e um depois na música popular brasileira, com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e Os Mutantes, além dos poetas Capinam e Torquato Nego e o maestro Rogério Duprat. Ele ainda produziu discos solo de Caetano Veloso, Jorge Ben, Gal Costa, Nara Leão e Jair Rodrigues, entre outros artistas obrigatórios a qualquer um que deseje cultivar o bom gosto musical.

Tropicália – Panis Et Circense, de 1968, disco produzido por Manoel Barenbein – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo

Episódios

Os dois primeiros dos nove episódios da primeira temporada do podcast O Produtor da Tropicália – Renato Vieira Entrevista Manoel Barenbein já estão disponíveis nas plataformas de áudio por streaming e podem ser ouvidos sem pressa.

O primeiro aborda as histórias de bastidores do disco icônico Tropicalia ou Panis et Circense, lançado em 1968, aquele definido pelo jornalista Zuenir Ventura como o ano que não terminou.

Já o segundo episódio aborda a relação de Barenbein com o artista baiano que já escreveu o livro Verdade Tropical em 1997 sobre o movimento que lançou ele e seus amigos ao duradouro estrelato, Caetano Veloso.

Ao Blog do Arcanjo, Renato Veira define o trabalho: “Esse podcast é uma forma de fazer justiça ao que o Manoel representa para a MPB”. Ainda bem que jornalistas como ele ainda existem.

O produtor da Tropicália, Manoel Barenbein - Foto: Divulgação/Canal Bis - Blog do Arcanjo
O produtor da Tropicália, Manoel Barenbein – Foto: Divulgação/Canal Bis – Blog do Arcanjo

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Ouça Arcanjo Pod no Spotify

Blog do Arcanjo no YouTube

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Jornalista cultural influente e respeitado no Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Mídia e Cultura pela ECA-USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra o júri de Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Prêmio Guia da Folha e Prêmio Canal Brasil de Curtas. Vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado, maior honraria na área de Letras de São Paulo.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *