Annelize Tozetto | Stonewall 50

Thiago Mendonça no espetáculo Stonewall 50 em 2019 - Foto: Annelize Tozetto - Blog do Arcanjo
Thiago Mendonça no espetáculo Stonewall 50 em 2019 – Foto: Annelize Tozetto – Blog do Arcanjo

Por Annelize Tozetto
Especial para o Blog do Arcanjo


Na próxima segunda, 28 de junho de 2021, completará 52 anos de Stonewall. Também vai completar dois anos que fotografei Stonewall 50, espetáculo de Thiago Mendonça, lá nos Satyros, na Praça Roosevelt. E é impossível para mim, bissexual, passar o Junho do Orgulho LGTBQIA+, sem falar sobre nossas vidas, nossas lutas e nossa arte.

Para quem não sabe, a Revolta de Stonewall foi uma resposta à uma batida policial no Bar Stonewall, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O estopim de uma perseguição que acontecia (e ainda acontece) com pessoas LGBTQIA +. Marsha P. Jhonson, – travesti, drag-queen e lutadora pelos nossos direitos – foi uma das principais vozes. Um ano após 28 de junho de 1969 acontecia a primeira Parada da Diversidade. A luta era motivo de comemorar a existência.

Infelizmente, 52 anos após, há muito ainda o que se fazer. Não só nos EUA, mas aqui também. Apesar de termos a maior Parada LGBTQIA+ do mundo, que acontece na cidade de São Paulo, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Ainda achamos normal fazer piada com a existência e sexualidade de outra pessoa. Reproduzimos LGBTfobia em frases no dia a dia. Não educamos nossas crianças e jovens para a pluralidade de existência e continuamos reproduzir a cis-heternormatividade nas relações.

Precisamos ir além. Nossas vidas importam. Seguimos e (re) existimos!

Annelize Tozetto é fotojornalista formada pela UEPG, especialista em Jornalismo Literário pela FAVI e pós-graduanda em Fotografia como Suporte para a Imaginação. Fotografa espetáculos teatrais desde 2010, quando passou a cobrir o Festival de Curitiba. Nascida em Ponta Grossa, no Paraná, atualmente vive em São Paulo, onde trabalha como assessora parlamentar da Deputada Isa Penna (PSOL-SP) na Alesp. Colabora com o Blog do Arcanjo desde 2012.
Siga @annelizetozetto

Siga @miguel.arcanjo

Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é miguel-arcanjo-prado-foto-edson-lopes-jr.jpg

Respeitado jornalista cultural e crítico de artes do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, criado em 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação Social pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro e apresenta o Podcast do Arcanjo na OLA Podcasts. Eleito um dos melhores jornalistas de Cultura do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes e recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, Uma, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É jurado das premiações Prêmio Arcanjo, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Melhores do Ano Guia da Folha, Prêmios ANCEC e Prêmio Canal Brasil de Curtas. É vencedor do Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Governo do Estado de São Paulo – Medalha Mário de Andrade.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Entretenimento e Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é podcast-do-arcanjo.jpg
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Harry e Meghan na Netflix Michael Jackson: Thriller faz 40 anos Marina Sena lança música com Gal Costa Crítica | Anitta maceta sons do Brasil no álbum À Procura da Anitta Perfeita e supera críticas com hits do verão Brasil e Argentina se beijam na Copa do Mundo do Qatar 2022