Moda, arte e filosofia se unem em disputado curso de Brunno Almeida Maia

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Ele entende tudo de moda e mais um pouco. De filosofia e arte também. Por isso, dá o curso mais disputado de São Paulo reunindo as três áreas do conhecimento de forma impecável. Brunno Almeida Maia abre nova turma do curso Moda, Arte e Filosofia: Diálogos Contemporâneos, que terá classes entre 6 de julho e 10 de agosto, sempre às terças, 19h às 21h, em parceria com o MAM, o Museu de Arte Moderna de São Paulo. As aulas serão ministradas de modo digital pela plataforma Zoom. Faça sua inscrição.
Curso une a moda com arte e filosofia
Brunno Almeida Maia adianta ao Blog do Arcanjo alguma das perguntas que promete responder em seu concorrido curso: “O que a coleção de Inverno 2007 da Balenciaga por Nicolas Ghesquière, tem a ver com revolução política? Qual o diálogo entre o pensador alemão Walter Benjamin, e a coleção Mondrian de 1965 de Yves Saint Laurent? Como é possível relacionar a estreia da Comme des Garçons na Paris da década de 80 com a Queda do Muro de Berlim? A atual tendência Agender (moda sem gêneros), encontra consonâncias nas ideias de Judith Butler, Friedrich Nietzsche e do poeta francês Charles Baudelaire? Com Elsa Schiaparelli e Salvador Dali, os futuristas e Giacomo Balla, Moda pode ser Arte, e a Arte pode iluminar o cotidiano?”.
Pelas perguntas levantadas já dá para sentir o peso da inteligência do professor, que é pesquisador em filosofia pela Unifesp, a Universidade Federal de São Paulo, além de curador da exposição Ema e a Moda no Século XX, da Fundação Ema Gordon Klabin. Ele ainda dá aulas em prestigiadas instituições como a ECA-USP, a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, e o IED, o Istituto Europeo di Design, além da FAAP.
Editado por Miguel Arcanjo Prado
Siga @miguel.arcanjo
Ouça Arcanjo Pod
Jornalista cultural influente, Miguel Arcanjo Prado dirige Blog do Arcanjo e Prêmio Arcanjo. Mestre em Artes pela UNESP, Pós-graduado em Cultura pela USP, Bacharel em Comunicação pela UFMG e Crítico da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por Globo, Record, Folha, Ed. Abril, Huffpost, Band, Gazeta, UOL, Rede TV!, Rede Brasil, TV UFMG e O Pasquim 21. Integra os júris: Prêmio Arcanjo, Prêmio Jabuti, Prêmio do Humor, Prêmio Governador do Estado, Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio DID, Prêmio Canal Brasil. Venceu Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio ANCEC, Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil, Prêmio Leda Maria Martins e Medalha Mário de Andrade do Prêmio Governador do Estado.
Foto: Rafa Marques
© Blog do Arcanjo por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.