Indiana Jones faz 40 anos como ícone pop
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
@miguel.arcanjo
Há exatos 40 anos surgia um herói que hipnotizaria a juventude dos anos 1980. Em 12 de junho de 1981 foi lançado o filme Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, criado por George Lucas e Philip Kaufman com Harrison Ford como protagonista. O clássico da cultura pop é também um marco no cinema de aventura, que gerou quatro continuações, a última delas prevista para o próximo ano.
O filme foi um verdadeiro fenômeno: custou 18 milhões de dólares e faturou cerca de 390 milhões de dólares, além de ganhar cinco Oscars. O longa com cenas rodadas na Tunísia, Inglaterra, França e Estados Unidos marcou época. No Brasil, o filme estreou em pleno dia de Natal, em 25 de dezembro de 1981. Sete anos depois, foi exibido pela Globo inaugurando a Tela Quente e depois virou um clássico da Sessão da Tarde.
E os fãs podem ficar contentes: a quinta saga da franquia está prevista para 2022. Para recuperar a forma e dar conta do recado, o astro Harrison Ford, atualmente com 78 anos, está pedalando 64 km por dia.
O Blog do Arcanjo lembra a seguir o trailer original do filme.
Siga @miguel.arcanjo
Inscreva-se no canal Blog do Arcanjo
Um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, Miguel Arcanjo Prado é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. É mestre em Artes pela UNESP, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Foi eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se por três vezes. Recebeu a Medalha Mário de Andrade, maior honraria nas letras do Governo do Estado de São Paulo. Passou por Globo, Record, R7, Record News, Folha, Abril, Huffpost Brasil, Notícias da TV, Contigo, Superinteressante, Band, CBN, Gazeta, UOL, UMA, OFuxico, Rede TV!, Rede Brasil, Versatille, TV UFMG e O Pasquim 21. É presidente do júri do Prêmio Arcanjo e integra o júri do Sesc Melhores Filmes, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio Destaque Imprensa Digital, Guia da Folha, e Canal Brasil de Curtas. Recebeu ainda o Troféu Nelson Rodrigues, Prêmio Destaque em Comunicação Nacional ANCEC, Troféu Inspiração do Amanhã, Prêmio África Brasil e Prêmio Leda Maria Martins.
Foto: Edson Lopes Jr.
© Blog do Arcanjo – Cultura por Miguel Arcanjo Prado | Todos os direitos reservados.